terça-feira, maio 01, 2018

QUEM INVENTOU TRABALHO?

"TOMOU, POIS, O SENHOR DEUS AO HOMEM E O COLOCOU NO JARDIM DO ÉDEN PARA O CULTIVAR E O GUARDAR." (Genesis 2.15)

Já ouvi pessoas dizendo assim: se eu soubesse quem inventou trabalho ...
Na verdade, somente os que sofrem de uma patologia diagnosticada como preguicite aguda, são capazes de se expressarem assim. Ou então, estão atacados pelo mesmo problema do famoso Jeca Tatu (só para os do século passado rsrsrs).
Deus é quem deu exemplo de trabalho. Ele bem que podia colocar o homem no jardim e deixá-lo a vontade, desfrutando de tudo de bom que fora planejado para ele. Mas o Senhor Deus lhe deu uma ocupação, aliás, as duas profissões mais antigas da terra: lavrador e vigilante.
Deus fez o homem articulado e por isso sabia o quanto ele precisaria se mover para não ficar entrevado, imobilizado o que o levaria à inatividade e por fim à inutilidade. Quem mexe com a terra precisa exercitar todos os músculos e articulações, sem falar no benefício para a saúde como um todo.
O pecado trouxe o sedentarismo responsável por tantos problemas nos nossos dias. Sem se movimentar o homem acaba ficando obeso e dai, muitas doenças vêm como consequência. O desenvolvimento da tecnologia tem sido um instrumento para que as pessoas, especialmente os jovens, se tornem inativos e porque não dizer preguiçosos.
A geração Z que vem de pais que trabalharam duro para conseguir as coisas, é uma geração, diga-se de passagem, sem muita coragem para enfrentar o trabalho, especialmente se for pesado. Afinal, os próprios pais contribuem para isso, se desdobrando para que os filhos não passem pelo eles passaram, e deste modo temos jovens improdutivos, sem perspectiva de vida.
Jesus disse: " MEU PAI TRABALHA ATÉ AGORA, E EU TRABALHO TAMBÉM." (João 5.17).
Deus trabalha por aquele que nele espera (Isaías 64.4). Jesus trabalha noite e dia como nosso Intercessor diante do Pai. O Amigo Espírito Santo trabalha sem cessar, tanto nos filhos como nas criaturas.
A Igreja Corpo de Cristo não poderia ser diferente. Jesus disse: "TRABALHAI ATÉ QUE EU VENHA". (Lucas 19.13).
Deus não conta com preguiçoso nem tampouco chama preguiçoso para sua obra. Pode até haver um Preguiçoso achando que está na obra, mas não foi chamado, absolutamente!
Tanto na antiga aliança como o próprio Senhor Jesus quando chamou os discípulos foi buscá-los enquanto trabalhando. Também, Jesus trabalhou como homem exercendo um profissão que a maioria esmagadora dos que dizem segui-lO não a praticam: carpinteiro. Trabalho árduo, mãos calejadas, trabalho feito de pé, muito suor, responsabilidade enfim.
O apóstolo Paulo fez questão de escrever que "...NÃO ME FIZ PESADO A NINGUÉM..." (2 Corintios 11.9) e ainda " ...ESTAS MÃOS ME SERVIRAM PARA O QUE ERA NECESSÁRIO.."( Atos 20.34).
Ele mesmo, o apóstolo dos gentios escreveu aos Tessalonicenses " ...SE ALGUÉM NOA QUER TRABALHAR , TAMBÉM NÃO COMA" (2 Tessalonicenses 3.10).
Portanto, meus queridos leitores, nada de ficar ociosos, pois na Seara do Mestre não há lugar para este tipo de pessoas, mas o que querem trabalhar, ao menos uma hora, há oportunidade.
Digo sempre aos jovens: rapazes, não casem com moças preguiçosas e garotas fujam de homem preguiçoso. Se teimar, vai ter problemas!
Jesus vem busca uma Igreja operante.
MARANATA!

Nenhum comentário: