quarta-feira, outubro 04, 2017

QUAL O SEU DESERTO?

"...LEVADO PELO ESPÍRITO AO DESERTO..." (Mateus 4.1).

A Bíblia registra pelo menos trezentos e dezoito vezes a palavra "deserto". Isso significa que é um assunto importante nas sagradas escrituras.
Queremos meditar junto consigo sobre alguns desertos vividos por personagens bíblicos e cada um momento de deserto teve sua importância dentro do propósito divino.
Agar (Gênesis 16 e 21). Esta mulher viveu dois momentos de deserto. Um quando foi humilhada por sua senhora Sarai, e fugiu, como consequência de sua atitude de desprezo para com a mesma. O anjo do Senjor lhe apareceu ordenando que retornasse e que se humilhasse diante da sua senhora.
O outro momento foi quando o pai do seu filho a despediu junto com o filho e ela se foi errante pelo deserto. Ali ela conheceu o Deus que provê para aquele que tem necessidade.
Portanto, Agar experimentou o deserto da humilhação e do abandono, contudo Deus não a desamparou, sempre esteve presente para ajudar, glória a Deus.
O deserto na vida de Moisés (Êxodo 3) tem a ver com a sua chamada para executar uma missão, cumprir um plano de Deus na vida do povo de Israel. Foi necessário o deserto para que ele pudesse ter um encontro sobrenatural com Deus e, por conseguinte, expériencias cm Ele. Seria esse o seu caso? Estás, por acaso no deserto para aprenderes a se colocar à disposição de Deus apesar das impossibilidades? Deus está acima das nossas fraquezas e incapacidade.
O homem segundo o coração de Deus - Davi - viveu em desertos... Desertos... E o motivo pelo qual ele teve que se refugiar em desertos foi para não morrer nas mãos do seu líder!
Quando Deus confirma a obra das nossas mãos, quando Ele nos dá graça diante dos homens, geralmente provoca a inveja de outros, especialmente de lideranças, especialmente se essa liderança está rejeitado por Deus.
Um líder rejeitado por Deus tudo à sua volta se torna ameaça ao seu lugar. Já não há mais segurança e aqueles que estão dentro da vontade de Deus se tornam um perigo iminente a sua posição, mesmo sem fazer nada que justifique.
Porventura é esse tipo de deserto que estás enfrentando? O Deus de Davi é o mesmo Deus, e tudo quanto planejou a teu respeito se cumprirá. Se for necessário, melhor fugir, se afastar até o tempo determinado por Deus para a promessa se cumprir. Não deves agir com armas carnais, mas sim esperar pacientemente pelo Senhor como se expressou Davi no Salmo 40.1.
E por que não lembrar do deserto do profeta Elias? Frustração, depressão, desanimo, solidão, medo...
Nesse deserto se perde a esperança de tudo. O apóstolo Paulo viveu uma tribulação tão grande na Ásia, que conforme escreve aos Coríntios, foi acima das suas forças, a ponto de desesperar até da própria vida. (2Corintios 1.8).  Quem não já viveu momento assim?
A Igreja que vai subir vive peregrinando no deserto deste mundo, porém, da mesma maneira como Deus cuidou de Israel no deserto, o Noivo tem cuidado da Noiva, aleluia!
Na caminhada de quarenta anos pelo deserto o povo teve tudo quanto necessitou. Pão, água,sombra,
luz, e sobretudo a companhia de Jeová! Não faltou vestes, nem calçado... Ninguém adoeceu, fantástico!
Conosco Igreja não é diferente, sabemos que Ele tem suprido todas as nossas necessidades (Filipenses 4.19).
E quando a trombeta tocar certamente os anjos irão repetir as palavras de Cantares 8.5: "QUEM É ESTA QUE SOBE DO DESERRTO E VEM ENCOSTADA AO SEU AMADO...?
É a Noiva do Cordeiro, a Eleita, composta daqueles que não pereceram no deserto por causa da incredulidade, da idolatria e da imoralidade, como aconteceu com os que saíram do Egito.
É a Igreja Corpo de Cristo cujos membros foram humilhados, abandonados, perseguidos, ameaçados de morte, e muitos até deram as suas vidas por não negarem a fé em Jesus. Aquela que não negociou o alvo, que não se corrompeu com os sistemas deste mundo tenebroso. Aquela que possui identidade, que não se fez cúmplice com as obras infrutuosas das trevas, pelo contrário, reprovou-as (Efesios 5.11).
A Igreja Noiva compra cada dia azeite, ouro refinado no fogo, vestes brancas e colírio, enquanto aguarda o anúncio da chegada do Noivo, aleluia!
Esta Igreja não se preocupa em trazer entretenimento para suas reuniões, tampouco em convidar "estrelas gospel" afim de atrair multidões, com fins lucrativos, absolutamente! O Amigo Espírito Santo é capaz de fazer acontecer coisas grandiosas para glorificar a Jesus, se Ele tiver liberdade de ação na vida dos crentes.
Essa Igreja Noiva está clamando todos os dias:
MARANATA!

Um comentário:

josely disse...

Palavra maravilhosa. Um grande alerta para não perecermos no deserto com incredulidade e murmurações. Deus continue te iluminando.bjs