quinta-feira, outubro 13, 2016

HUMILDES DE ESPIRITO

"BEM-AVEUTURADOS OS HUMILDES DE ESPÍRITO, PORQUE DELES É O REINO DOS CÉUS." Mateus 5.3

A humildade é uma virtude do espírito do homem, como do mesmo modo o orgulho è um pecado no espírito.
Existem dois grupos de pessoas, mais especificamente entre os que se chamam pelo Nome do Senhor: os humildes de espírito e os de espírito altivo.
Como o vírus luciferiano do orgulho foi inoculado na mulher e no homem - o primeiro casal, dai a desgraça passou a todos os homens. Todos pecaram. Todos desejam ser iguais a Deus. Todos querem viver suas vidas de forma independente. Todos querem fazer prevalecer a sua própria vontade, e isso já desde a infância. É terrível!
Não é assim tão fácil ser alguém de espírito humilde. A nossa tendência adamica é sermos orgulhosos, prepotentes, ambiciosos, e tantos mais sentimentos derivados do,orgulho que por pouco não alcançamos a cifra dos cem.
Assim como a entrada do orgulho foi a primeira coisa na terra, o primeiro artigo do código do Reino de Deus é o convite à humildade, condição sine qua non para termos lugar no reino de Deus.
Pelos meios humanos somos incapazes de ser humildes, isso só será possível a partir do momento que nascemos de novo, nascemos de Deus e estamos em Cristo.
Vivendo um relacionamento estreito com Jesus cada dia vamos aprendendo dEle (diferente de com Ele), a crucificar o nosso velho homem orgulhoso e mantê-lo bem pregado na cruz, ao passo que, de igual modo, vamos nos revestindo de humildade como está escrito (Mateus 11.29; Colossenses 3.12).
Quando menos esperamos percebemos que o orgulho está querendo dominar a nossa vida através de coisas pequenas, coisinhas que podem nem chamar a atenção. É assim, devagarinho, o vírus vai se instalando até o ponto de se transformar em virose, com o risco de óbito espiritual.
A insatisfação constante é uma manifestação de orgulho, soberba, arrogância, sim. Por isso quando notarmos que estamos reclamando de tudo e de todos, quando não conseguimos ver coisas boas no próximo, quando supervalorizamos o que fazemos, o que falamos, quando não paramos para ouvir a opinião dos outros, mas queremos sempre que o nosso ponto de vista prevaleça, isso é sinal visível de virose luciferiano. Muito cuidado, pois!
O tratamento é voltar ao Calvário pela fé, com arrependimento sincero e predisposição à conversão genuína. Ē reconhecer a nossa insuficiência, considerar os outros superiores a nós mesmo. Reconhecer o quanto somos dependentes de Deus em tudo o e fazemos, e nunca confiar em nós mesmos. "CONFIA NO SENHOR DE TODO O TEU CORAÇÃO E NÃO TE ESTEIBES NO TEU PRÓPRIO ENTENDIMENTO." Provérbios 3.5.
Um espírito humilde está sempre pronto a aceitar novos conceitos bíblicos, a repensar sua opinião a respeito de certos assuntos, ser pronto para ouvir e tardio para falar, examinando tudo e retendo o bem.
Liderar com humildade é não ter domínio sobre o rebanho no qual o Senhor Jesus o colocou, mas depender do Amigo Espírito Santo nas questões difíceis de resolver. É entender que as vezes é necessário descer para que o Senhor o eleve.
O salvo de espírito humilde não atropela o seu irmão para conseguir um cargo ou uma função eclesiástica, pelo contrário, espera pacientemente no Senhor, que no devido tempo fará as coisas acontecerem para glorificar o Seu Nome.
Quem tem um espírito altivo, soberbo, busca os seus interesses lançando mão de artifícios como bajulação, auto exaltação, demonstração exagerada de que está fazendo tudo e além, tenta se projetar, tudo fazendo para que seu nome seja evidenciado em eventos e trabalhos na organização. E, pasmem, pode até se mostrar alguém que vive em oração, contudo sua oração é semelhante à do fariseu, sempre se autopromovendo.
Quando a trombeta tocar os orgulhosos não ouvirão, tendo em vista estarem tão envolvidos com a necessidade de se projetar (guarda-nos, Senhor!). Enquanto isso os humildes terão sua audição espiritual aguçada e subirão ao encontro do Senhor nos ares para estar sempre com Ele.
Vigiemos meus amados, e nos avalie os dia após dia, a fim de que possamos melhorar os nossos caminhos diante do Noivo Amado.
MARANATA!

Nenhum comentário: