quinta-feira, setembro 01, 2016

E O SONO COMO VAI?

"DEITO-ME E PEGO NO SONO..." Salmo 3.5

Será que essa premissa é uma verdade em sua vida como evangélico, crente, cristão, etc? Como anda o sono? Tem dormido bem e o suficiente para que seu organismo repouse de verdade?
Deus tem interesse no nosso sono, em que a casa onde o Espírito Santo habita, viva uma vida tranquilae sossegada, confiando na Palavra do Senhor que tem cuidado de nós.
Não sei quem inspirou os crentes a viverem uma vida desregrada com relação ao sono. Não sei de quem foi a ideia de que os crentes têm que dormir muito tarde, que têm que ser noitívanos e o pior, que precisam se alimentar após o culto, com coisas tipo ir para uma churrascaria e se deleitar nos prazeres da carne, jantares regados a sucos e refrigerantes... E o resultado é que o pobre estômago tem que trabalhar durante a noite como um burro fustigado, afim de processar tudo o que foi ingerido, e, portanto, o corpo não descansa.
O salmista diz: "EM PAZ ME DEITAREI E DORMIREI, PORQUE SÓ TU, SENHOR, ME FAZES HABITAR EM SEGURANÇA." Salmo 4.8. De verdade, assim que deitamos adormecemos? Ou será que o nosso quarto ao invés de ser um ambiente de descanso, sem iluminação forte, tranquilo, é o escritório no qual estamos a trabalhar até quando não der mais para resistir o sono? Ou será ainda um lugar de entretenimento, onde a TV é ligada até ao ponto de adormecermos sem que a
desliguemos? Ou será o computador aquele que compete com o nosso sono, porque temos que navegar na net até à madrugada?
Enquanto isso não entendemos porque andamos estressados, sempre cansados... Pudera, sem descanso verdadeiro o nível do hormônio cortisol é comprometido e as consequências são devastadoras para o nosso corpo, aliás, para a casa que nem donos somos. Já pensou no dia em que
haveremos de dar conta de cada minuto gasto de maneira prejudicial?
É provado cientificamente que o período em que nossas células se renovam durante o sono está entre vinte e três horas e duas da manhã. O que é importante não é a quantidade de horas dormidas, mas a qualidade do sono que temos.
Outra coisa fundamental é nos deitarmos e dormimos na hora em que o sono chega, independente da hora do dia ou da noite, sempre que possível. Jesus estava dormindo profundamente enquanto os discípulos lutavam contra a tempestade. Ele teve sono, simplesmente se deitou no barco e dormiu.
Biblicamente falando à noite é para dormir, enquanto que o dia para a lida do trabalho, como está escrito: "OS LEÕEZINHOS RUGEM PELA PRESA E BUSCAM DE DEUS O SUSTENTO;EM VINDO O SOL, LÊS SE RECOLHEM E SE ACOMODAM NOS SEUS COVIS. SAI O HOMEM PARA O SEU TRABALHO E PARA O SEU ENCARGO ATÉ À TARDE." Salmo 104.21-23.
Assim, fica entendido que o homem deve levantar cedo para trabalhar e dormir de noite, como está
escrito: "ORA, OS QUE DORMEM DORMEM DE NOITE..." 1 Tessalonicenses 5.7.
Quanto às vigílias são importantes, contanto que nada em excesso, tudo seja feito com moderação, decência e ordem, sem extrapolar os limites do corpo, porque há muitos que vivem de vigília em vigília e não conseguem o que pedem a Deus. É muito mais fácil passar a noite em vigília na igreja local do que amar e perdoar os inimigos, mais fácil do que obedecer à Palavra de Deus nos que diz respeito à renunciar a tudo quanto tem.
Amados, não devemos precipitar os acontecimentos quanto a vir adoecer por causa de não dar ao corpo o repouso que lhe é devido.
Cada ser humano tem o seu relógio biológico colocado pelo Criador. Por isso cumpramos o horário de sono que o nosso corpo necessita e vivamos com qualidade de vida até que venha Jesus.
MARANATA!

Nenhum comentário: