quinta-feira, julho 07, 2016

DEPENDÊNCIA DE DEUS

"ENTÃO, CONSULTOU DAVI AO SENHOR DIZENDO: PERSEGUIREI EU O BANDO?" 1 Samuel 30.8

Aprendemos uma grande lição de dependência de Deus neste relato das sagradas escrituras.
A cidade de Ziclague fora atacada por amalequitas, que além de a destruír totalmente, ainda levaram cativos todos os que nela se encontravam, inclusive, as duas mulheres de Davi.
Quando Da i com seus homens tomam conhecimento da situação, se põem a chorar e segundo as escrituras choraram até não terem mais forças para chorar.
Em um certo determinado momento os homens se voltam contra Davi e falam até em apedreja-lo, tamanha era a revolta daqueles guerreiros. Davi, entretanto, se fortaleceu em Deus.
Por pior que seja a situação devemos nos fortalecer em Deus!
Davi poderia ter tomado a decisão de ir atrás daqueles amalequitas para resgatar os seus que foram levamos cativos, porém, ele não agiu assim. Não agiu por impulso do temperamento (e ele era impulsivo naturalmente), não tomou qualquer atitude sem que primeiro consultasse o Senhor!
Fantástico! A presença de espírito, o auto-controle daquele homem valente é impressionante. O momento era extremamente difícil, ele era o líder daquele povo, era necessário uma tomada de decisão, todos esperavam dele uma reação, mas ele nada fez sem que antes não perguntasse ao Senhor se poderia ou não ir atrás dos amalequitas!
Deus honrou a fé e humildade do seu servo. Não lhe deixou sem resposta. Respondeu conforme ele lhe perguntou e ainda garantiu a vitória, aleluia!
Como Deus falou assim sucedeu, Deus não falha em sua palavra.
Como Igreja de Cristo, membros do Seu Corpo, comprados por Ele, a Ele pertencemos e isso nos diz que temos a obrigação de dependermos dEle. Sem Ele nada podemos fazer, por isso precisamos consulta-lO em tudo e em todas as coisas.
Davi não fora comprado por Jesus, mas como servo de Deus entendia seu lugar de servo, de dependência plena e total do Senhor.
É nós? Como estamos nos comportando diante daquele que nos comprou com seu sangue? Somos dependentes dele até que ponto? Em quais assuntos agimos por conta própria como se fôssemos de nós mesmo? Em que situações O consultamos e esperamos que Ele nos responda mostrando a Sua vontade? O
Hoje temos o grande privilégio de termos o Amigo Espírito Santo para nos guiar (Romanos 8.14), Ele nos guia em toda a verdade, disse Jesus.
Nossa natureza carnal é tão egoista que o engano nos leva para decidir nosso próprio destino, e ainda temos a coragem de dizer que Jesus é nosso Senhor.
Amados, tome os consciência da nossa situação de escravos, que temos um Dono, um Senhor a quem devemos satisfação, a quem devemos pedir orientação sobre o que fazer em todas as circunstâncias e situação és por mais simples que elas sejam, tais como comer, beber, vestir, comprar, vender, enfim...
Tenhamos cuidado para não sermos acusados de rebeldes e pagarmos a fatura da nossa insubmissão.
Vale a pensa depender do Senhor. Ele se agrada dos que se entregam inteiramente e Ele em submissão plena, total e irrestrita, para glória do Seu Nome.
Se estamos verdadeiramente na Noiva,  uma característica da Igreja ē a submissão total ao Noivo!
Infelizmente muitos líderes não dependem de Deus como Davi dependia, mas tomam as decisões em cima de conceitos seculares, ouvindo opiniões de pessoas que têm experiência nessa ou naquela área, quando o Amigo Espírito Santo que é Deus e conhece tudo até as profundezas de Deus, não é consultado, misericórdia Pai! Depois, sofremos e tentamos encontrar alguém em quem colocamos a culpa do nosso insucesso.
Dependamos do Senhor meus amados, Ele vai nos orientar da melhor maneira em como agradar a Deus até chegarmos no grande Dia da colação de grau no tribunal de Cristo. Ali, só vão estar os verdadeiros servos, e não evangélicos, cristãos , ou simplesmente os crentes.
MÁRANATA!

Nenhum comentário: