quarta-feira, maio 25, 2016

UMA CIDADE DERRIBADA, SEM MUROS, EU?

"COMO CIDADE DERRIBADA, QUE NÃO TEM MUROS, ASSIM É O HOMEM QUE NÃO TEM DOMÍNIO PRÓPRIO." Provérbios 25.28

Analisemos friamente a nossa vida meus amados leitores, a partir do texto bíblico acima.
A escritura faz uma afirmação, não é uma hipótese, é algo verdadeiro, a situação do homem (mulher) que não tem domínio próprio, ou que não governa o seu espírito. Ē como uma cidade derribada que não tem muros.
Uma cidade derribada nela só há destroços, resíduos da destruição. Não há esperança, nem motivação para nela se viver. Quem gostaria de estar em um local sem a menor segurança? E ainda por cima a tal cidade não tem muros, que exerçam a função de proteção contra novos inimigos.
A Bíblia é a verdade é realmente assim é a vida de alguém que não tem domínio próprio, alguém que não sabe refrear suas paixões, seus impulsos.
O domínio próprio é uma partícula do fruto do Espírito (Galatas 5.22), portanto, somente os que têm o Espírito Santo em suas vidas e são por Ele controlados poderão manifestar essa partícula tão importante e indispensável na nossa vida.
Quantos problemas graves acontecem pelo fato de uma pessoa não governar o seu espírito. Quanta perturbação de alma, transtornos familiares, conflitos no meio da comunidade ou da igreja local provocado pela falta de domínio próprio.
A começar de líderes que são levados a agir por impulso, ao tomar conhecimento de fatos que estão acontecendo no meio do povo sob sua responsabilidade, e agindo impetuosamente acabam fazendo com que famílias inteiras se afastem do rebanho. Tipo, querem arrancar o joio a qualquer custo e acabam por arrancar o trigo também. Depois é mais difícil remediar o mal provocado pelo ímpeto do primeiro momento, já que está escrito que "O IRMÃO OFENDIDO RESISTE MAIS QUE UMA FORTALEZA..." (Provérbios 18.19).
Os dias que estamos vivendo são extremamente difíceis, do ponto de vista do controle do espírito do homem. Todo mundo tem demonstrado que o pavio está curtíssimo. O estresse faz com que a tolerância e o auto-controle não apareçam nas horas necessárias, e por causa disso quanto prejuízo tem acontecido.
Quantas famílias amargam as rixas entre elas, a intriga, o ódio, entre familiares tudo provocado pela falta do domínio próprio.
Precisamos tomar cuidado com as nossas reações diante de situações e palavras que ouvimos. Para agirmos usamos o filtro e programamos nossas ações da melhor maneira para nós apresentarmos, como dizem por aí, para aparecer bem na fita. Entretanto, quanto às reações é bem diferente! Somos pegos de surpresa e não dá tempo para programar a reação. Se não estivermos controlados pelo Espírito Santo, jamais o domínio próprio se manifestará, mas sim o impulso da carne.
Cidade derribada e sem muros está sujeita a entrar qualquer coisa seja boa ou seja má e como as coisas más estão à espreita buscando uma oportunidade para destruir, nos tornamos presa fácil de todo tipo de sentimento mau. Estaremos exposto a toda sorte de males e destruição. E sofreremos as consenquencias nefastas da invasão.
Assim meus queridos precisamos cada dia ser cheios do Espírito Santo para que o fruto do Espírito esteja se manifestando na hora oportuna a fim de que sejamos uma cidade que Deus pôs a salvação por muro e ante muro, como está escrito. E ainda experimentarmos a alegria produzida pelo rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário da morada do Altíssimo, que somos nós! (Salmo 46.4 e 2 Coríntios 6.16). Aleluia!
Controlados pelo Espírito Santo, dirigidos por Ele, ensinadores por Ele, guisados por Ele, seremos introduzidos por Ele no Dia da colação de grau, o grande Dia da vitória!
MARANATA!

Nenhum comentário: