segunda-feira, dezembro 22, 2014

MARIA: LICÕES QUE PODEMOS APRENDER


 

“ENTAO, DISSE MARIA: AQUI ESTÁ A SERVA DO SENHOR; QUE SE CUMPRA EM MIM CONFORME A TUA PALAVRA...” (Lucas 1.38).

 

SUBMISSÃO – Submissão é uma manifestação de humildade. Em um mundo dominado pelo orgulho não está assim tão fácil ser submisso. De modo geral ninguém gostaria de ser mandado, todos temos o desejo de mandar, comandar, chefiar... Há toda uma corrida louca do ponto de vista profissional em busca de lugares de liderança, de cargos de chefia, e porque não dizer sobre o desejo de ser o presidente da empresa?

Nem sempre as pessoas se contentam com a função que exercem, por isso vivem insatisfeitas, reclamando de tudo e de todos, sentindo-se injustiçadas, vivem em submissão por obrigação e não por amor. O desejo de ser independente, de não ter que dar satisfação a ninguém é latente em cada ser humano. Isto esta enraizado na nossa natureza pela síndrome de lucifer.

Quando as pessoas vêm para Cristo, precisão aprende dEle a ser humilde (Mateus 11.28). É a primeira lição que devemos aprender e, por conseguinte, aprender a ser submisso não somente a Ele que agora é o nosso Senhor, como às lideranças por Ele estabelecidas na Sua Igreja.

Mas como é difícil viver humildade e submissão! Muitas das vezes nós os crentes mais antigos somos responsáveis por despertar no novo convertido o sentimento de competição, ao começar a compara-lo com outros que como ele está começando a caminhar com Cristo. Já dizemos que se ele continuar interessado logo logo vai ter oportunidade para falar ou para fazer alguma coisa na igreja local, ao invés de prepara-lo para viver em submissão.

O resultado é que se formam crentes que logo cedo na caminhada se sentem capacitados para exercer cargo de liderança, ainda sem maturidade espiritual. Alguns ao se sentirem desprestigiados saem e fundam a sua própria igreja local, criam um ministério independente.

A insubmissão é tão frequente na vida de muitos que se dizem evangélicos e até exercem cargos de liderança na igreja local, que se afastam dos trabalhos sem avisar a sua liderança, não dão satisfação para onde vão, o que vão fazer, vão e voltam como se nada tivesse acontecido. Infelizmente acontece essas coisas com pessoas que são pregadoras, cantores e outros que fazem suas agendas e não comunicam aos seus líderes onde estarão servindo.

Maria nos ensina uma grande lição de submissão, quando diz: Aqui está a serva do Senhor...Reconhecer-se na categoria de servo é reconhecer que não tem direito, não tem vontade, não tem livre arbítrio, não tem querer, enfim, está sujeito a tudo quando o Senhor quiser fazer na sua vida e da sua vida. É abrir mão de seus desejos, de sua independência, da sua liberdade. É estar disposto a sofrer as consequências contanto que a vontade do seu Senhor seja feita em sua vida. É se despojar de todo sentimento de orgulho e se revestir de humildade cada dia (Colossenses 3.12). É tomar o jugo do seu Senhor em uma dependência total, geral e irrestrita.

Amados, esse não é o evangelho que estamos vendo ser pregado nos nossos dias. O evangelho de hoje é um falso evangelho onde as pessoas são cheias de vontade própria, onde reivindicam de Deus os seus direitos, como se merecesse receber alguma coisa além do que Ele já ofereceu, Seu Filho. E Deus é tão bom que ainda fez uma promessa maravilhosa quando as escrituras dizem: “AQUELE QUE NEM MESMO SEU FILHO POUPOU, ANTES O ENTREGOU POR TODOS NÓS, COMO NÃO NOS DARÁ, TAMBÉM COM ELE TODAS AS COISAS?” (Romanos 8.32).

Assim se estamos em Cristo receberemos de Deus todas as coisas agindo com humildade e submissão a Sua santa vontade.

A segunda coisa que aprendemos com Maria é que ela era uma moca de fé. Quando ela foi ter com sua prima Isabel, uma das frases de Isabel para Maria foi: “BEM-AVENTURADA A QUE CREU, PORQUE SERÃO CUMPRIDAS AS PALAVRAS QUE LHE FORAM DITAS DA PARTE DO SENHOR.” (Lucas 1.45).

Meus queridos, muitas vezes Deus fala conosco e nós não vemos o cumprimento por causa da nossa incredulidade. E colocamos a culpa no instrumento que nos entregou a mensagem da parte de Deus, duvidamos de que fora realmente Deus que falara, entretanto a falha está em nós mesmos. Isabel foi clara na sua colocação: Maria creu e as palavras do Senhor se cumpriram em sua vida.

Em um tempo em que a fé está em declínio é para nós um desafio crer. Mas temos que lutar contra a incredulidade para que Deus tenha liberdade de agir em nós e cumprir as suas promessas. Segundo as escrituras precisamos de duas coisas importantes para alcançarmos as promessas. “PARA QUE NÃO VOS TORNEIS INDOLENTES, MAS IMITADORES DAQUELES QUE PELA FÉ E PELA LONGANIMIDADE, HERDAM AS PROMESSAS. “(Hebreus 6.12).

Mais um Natal se aproxima, se Deus quiser. Repensemos a nossa humildade e submissão diante de Deus e também em que nível anda a nossa fé, para que possamos alcançar as promessas que Ele nos fez, especialmente a mais importante de todas: “VIREI OUTRA VEZ...”

MARANATA

 

 

Nenhum comentário: