terça-feira, dezembro 02, 2014

A FINALIDADE DO PÚLPITO

"E LEU NO LIVRO, DIANTE DA PRAÇA, QUE ESTÁ FRONTEIRA À PORTA DAS ÁGUAS, DESDE A ALVA ATÉ O MEIO-DIA, PERANTE HOMENS E MULHERES E OS UE PODIAM ENTENDER; E TODO O POVO TINHA OS OUVIDOS ATENTOS AO LIVRO DA LEI. ESDRAS, O ESCRIBA, ESTAVA NUM PÚLPITO DE MADEIRA QUE FIZERAM PARQ AQUELE FIM..." (Neemias 8.3.4).

Que culto maravilhoso! Desde a alva até o meio-dia o povo na praça ouvindo a leitura da palavra d Deus. Ninguém se cansou, ninguém saiu do lugar, ninguém reclamou. As palavras lidas tocaram tão profundamente o coração do povo que a Bíblia diz que eles choravam, ouvindo as palavras da Lei. Esdras lia no pùlpito que  fora feito para aquele fim, isto é, para que a Lei fosse lida para o povo.
Como as coisas mudaram! Mas é bom lembrar como foi no princípio, o que diz a palavra de Deus.
Portanto, púlpito não é palco para apresentação de shows. Púlpito não é palanque político. Púlpito não é para culto à personalidade. Púlpito é para ser lida e explicada a Palavra de Deus!
Certa vez eu estava em uma reunião, e, para surpresa minha, subiu no púlpito um palhaço junto com sua ajudante. Ele era evangélico e estava ali para apresentar o seu trabalho com crianças. Pasmei quando ele começou a fazer mágicas, aparece, desaparece, enfim... Não acreditava no,eu estava vendo, realmente. No púlpito vários líderes importantes a assistir aquele espetáculo. Sinceramente sai da reunião bastante triste e dizendo consigo mesmo: eu vivi para ver em um culto no movimento onde nasci e me criei um espetáculo de mágicas. Meu Deus!
Oremos para que o Senhor conserve lideranças que preservem o púlpito como um lugar consagrado à leitura e explicação da Santa Palavra de Deus e jamais usá-lo para outra finalidade, em nome de Jesus.
MARANATA,

Nenhum comentário: