terça-feira, setembro 09, 2014


 
 
 
 
 
REANIMANDO-SE EM DEUS

“... POREM DAVI SE REANIMOU NO SENHOR, SEU DEUS.” (1 Samuel 30.6).

Acredito que neste dia em particular existem muitas pessoas estão vivendo situações semelhantes àquela que o homem segundo o coração de Deus vivenciou.

Segundo as escrituras, Davi e seus homens que moravam com suas famílias na cidade de Ziclague, em Judá, tinham ido para os filisteus, tinham desertado de Israel. Estavam dispostos a pelejar contra Israel aliados com os inimigos do povo de Deus. Tudo bem. Porém, os príncipes dos filisteus não apoiaram a ideia, mesmo contrariando a vontade do rei exigiram que Davi e seus homens voltassem a sua cidade. E eles o fizeram.

Todavia, ao chegarem a Ziclague encontraram-na completamente destruída, queimada, e além do mais todas as famílias tinham sido levadas pelos inimigos em cativeiro, inclusive a família de Davi.

Desespero, lágrimas; homens corajosos e valentes; ei-los agora a chorar até não terem mais forças, como está escrito. Davi chorava com eles. Passando o primeiro momento de angustia, a atitude dos homens é de revolta contra o seu líder, contra Davi a ponto de querer apedreja-lo, tamanha era a amargura daqueles homens.

Imagine a situação de Davi: só há destruição e perdas a sua volta, sem família e sem saber o que se passava com ela, os seus valentes revoltados contra ele, ameaçado de morte, e ainda extremamente amargurado com toda aquela situação. O que será que nós faríamos em um momento como este?

A atitude de Davi deve servir de lição para todos quantos passam por situação semelhante. Em meio ao caos Davi se reanimou no Senhor, seu Deus! Detalhe: ele não se reanimou simplesmente em Deus, mas no seu Deus, e isto faz toda a diferença.

Davi conhecia o seu Deus. O seu Deus era o Seu Pastor, era o seu refúgio e fortaleza, era a sua rocha, era o seu libertador, enfim. Deus era o seu Deus. Segurança plena. Para nos reanimarmos em Deus Ele precisa ser de fato o nosso Deus. O Deus que conhecemos de verdade. Só nos reanimamos em Deus quando temos a vida eterna, pois esta consiste de conhecer a Deus como único Deus verdadeiro (João 17.3). Portanto, quem não tem a vida eterna não pode invocar esse Deus, tampouco reanimar-se nele.

O grande líder, o guerreiro, agora está em apuros mesmo. O que poderia ele fazer para acalmar os ânimos dos homens que o seguiam? Meras palavras não seriam suficientes para mudar a situação. Com certeza ele se via impotente naquela circunstância, contudo ele sabia que tinha um Deus! E foi para Ele que Davi correu para se reanimar e poder assumir o controle da situação.

Os valentes de Davi sabiam que Deus era o Deus de Davi e acreditaram quando Davi chamou o sacerdote para consultar o Senhor acerca da situação. E Deus lhe respondeu! Deus sempre responde àqueles que O conhecem como seu Deus. Ele não nos deixa sem ajuda, Ele é misericordioso, compassivo, justo, bom, fiel...

Davi seguiu sobre a palavra do seu Deus e foi vitorioso, não somente trouxe de volta sãos e salvos todos quantos tinham sido levados pelos inimigos, como também os bens; voltou com os despojos dos inimigos. Tudo estava bem agora, afinal ele confiou e buscou o seu Deus!

Não importa qual seja a situação que passarmos, o mais importante de tudo é saber quem é o nosso Deus. Qual o Deus a quem servimos. A que Deus pertencemos. Ele é realmente o Único Deus em nossa vida? Ou estamos nos enganando e colocando a nossa confiança buscando auxilia em outros deuses, tais como, dinheiro, amigos, familiares, lideranças, políticos, enfim. Afinal de contas temos segurança de que Deus é o nosso Deus? Somente os que depositam a sua fé no Deus Criador, o Todo-Poderoso, o Soberano, o Senhor de tudo, pode se reanimar nEle.

Reanimados nEle, veja bem, nEle e não apenas por Ele. É algo que vai mais além, é mais profundo, é Ele, Deus a fonte onde podemos reanimar as nossas forças quando estamos em situações semelhantes aquelas que Davi viveu.

Há problemas com a família? Reanime-se em Deus! Está em um momento de perdas e grande prejuízo? Reanime-se em Deus! Está sofrendo pressão? Reanime-se em Deus! Já chorou todas as lágrimas? Reanime-se em Deus! Olha a sua volta e não tem saída? Reanime-se em Deus? Aos seus olhos tudo está perdido? Reanime-se em Deus! Busque a Deus, peça ao Espírito Santo que em nós habita e Ele certamente tem as orientações certas para o momento.

Nós como Igreja somos muito mais privilegiados do que Davi, pois ele não tinha um Salvador, um Advogado, um Sumo Sacerdote diante do Pai para interceder por ele e nós temos – Jesus!

Confiemos, pois, nos méritos de Cristo e recorramos a Ele em nossos momentos de aflição e angústia, Ele é perfeitamente capaz de nos socorrer pois vive sempre para interceder por nós. O Espírito Santo sempre tem uma palavra de orientação, pois é Ele quem guia os filhos de Deus, é Ele quem nos assiste, é Ele quem intercede por nós quando nas nossas aflições nem sabemos como orar, glória a Deus!

Não entre no jogo do maligno que pressiona para que desesperemos e tomemos atitudes segundo a orientação mentirosa e enganosa dele, para nos destruir, absolutamente! Busquemos ao Senhor em oração e súplica com ação de graças como está escrito, e a paz de Deus dominará os nossos corações nos fazendo ficar quietos e saber que Deus é Deus!

Davi e seus homens foram vitoriosos, glória a Deus! Felizes são todos aqueles cujos líderes em situações de dificuldades se reanimam em Deus e buscam dEle a orientação para o momento, ao invés de passar horas a fio em reuniões buscando opiniões de pessoas que se julgam experientes no assunto. As orientações dos homens podem falhar, mas a orientação do Amigo Espírito Santo é caminho para a vitória.

Não devemos pôr a nossa confiança nos homens mas em Deus, e como está escrito no versículo que, na Bíblia em português é exatamente o meio da Bíblia, que diz: “É MELHOR CONFIAR NO SENHOR DO QUE CONFIAR NO HOMEM.” (Salmo 118.8).

Confiemos no Senhor! Busquemos o Senhor! Reanimemo-nos no Senhor e sejamos vitoriosos nas nossas lutas contra os nossos inimigos espirituais, em nome de Jesus.

MARANATA!

Nenhum comentário: