quarta-feira, julho 16, 2014

NO DIA DO MEDO O QUE FAZER?


 

“EM ME VINDO O TEMOR, HEI DE CONFIAR EM TI...” (Salmo 56.3)

O medo é um sentimento inerente a todo ser humano. Sua origem se deu no primeiro homem formado por Deus após ter desobedecido, como está escrito: “... OUVI A TUA VOZ NO JARDIM E PORQUE ESTAVA NU, TIVE MEDO...” (Gênesis 3.10).

Enquanto em comunhão perfeita com o Criador o homem não experimentara medo, portanto, o medo é o primeiro sentimento que se manifestou no homem pós-queda. E da mesma maneira como o pecado passou a todos os homens, de igual modo o medo também.

Deste modo, não há como se dizer que não tem medo; O medo faz parte da nossa história de vida. Quem não se lembra de algum momento em que foi tomado por medo? Situações em que o nível de adrenalina sobe e em consequência, o coração dispara batendo aceleradamente? Pois é, as escrituras mencionam muitas pessoas que viveram momentos de medo e até de pavor, que é uma manifestação exacerbada do medo.

Nos dias que vivemos o medo campeia por todos os lados, somos cercados por muitas coisas que provocam medo em nós. Há muitos que têm medo de doenças, outros medo de escuro, outros ainda medo de envelhecer, outros têm medo da solidão, medo de ser assaltado, medo de ficar desempregado; há os que têm medo do futuro, medo da morte, e por toda parte há expressões de medo, misericórdia!

A receita da Palavra de Deus é para no dia em que nos vir o medo, o temor, confiemos em Deus! Isto significa que ser de Jesus não nos imuniza do medo. Paulo viveu situações como ele mesmo escreve aos coríntios “...LUTAS POR FORA, TEMORES POR DENTRO.” ( 2 Coríntios 7.5). Todos temos os dias de temor (medo), porém não poderemos ser dominados por esse sentimento, pois como está escrito: “... O VERDADEIRO AMOR LANÇA FORA O MEDO.” (1 João 4.18), gloria a Deus!

A receita é confiar em Deus. Mas para que possamos confiar em alguém antes de mais nada é necessário que conheçamos bem a essa pessoa, porque confiança não se ganha tão facilmente, é preciso conquista-la cada dia de convivência.

Muitos que se dizem evangélicos, cristãos não podem confiar em Deus porque não O conhecem. E não O conhecem porque não conhece a Palavra que revela quem Ele é; não O conhecem porque que não tiveram uma experiência pessoal com Ele; não O conhecem porque não passam tempo com Ele, e, portanto, não conhecem a Sua voz.

E assim vão vivendo dominados pelo medo, vendo nas pessoas inimigos que lhe trazem insegurança. Não devemos confiar em nós mesmos (Jeremias 17.5), mas confiar no Senhor, pois o meio da Bíblia em português é exatamente o Salmo 118.8 que diz “É MELHOR CONFIAR NO SENHOR DO QUE CONFIAR NO HOMEM.”. Glória a Deus!

Porque confiar no Senhor, “...PORQUE O SENHOR DEUS É UMA ROCHA ETERNA...” (Isaias 26.4); porque “DEUS NÃO É HOMEM PARA QUE MINTA...” (Números 23.19); porque “... ELE PERMANECE FIEL...” ( 2 Timóteo 2.13); porque “...O QUE CONFIA NO SENHOR A MISERICÓRDIA O CERCARÁ.” ( Salmo 32.10); porque “... O QUE CONFIA EM MIM HERDARÁ A TERRA...” (Isaias 57.13); e “OS QUE CONFIAM NO SENHOR SÃO COMO O MONTE SIAO QUE NÃO SE ABALA, MAS PERMANECE PARA SEMPRE”.(Salmo 125.1). Temos que confiar, sim, no Senhor porque Ele não “... DORME NEM TOSQUENEJA...” (Salmo 121.4).

Logo meus amados e queridos irmãos vamos confiar no Senhor no dia em que o medo nos assaltar, pois “ELE TE COBRIRÁ COM AS SUAS PENAS, E DEBAIXO DAS SUAS ASAS ESTARÁ SEGURO...” (Salmo 91.4).

NO DIA EM QUE EU TEMER, HEI DE CONFIAR EM TI

PORQUE TU ÉS O MEU ESCUDO, O MEU GRANDISSIMO GALARDÃO. (Genesis 15.1).

MARANATA!

 

 

 

Nenhum comentário: