quinta-feira, fevereiro 20, 2014

HÁ SAMARIAS NO NOSSO CAMINHO


 

“E ERA-LHE NECESSÁRIO ATRAVESSAR A PROVINCIA DE SAMARIA.” (João 4.4).

Jesus que viveu neste mundo em total dependência do Pai, submissão irrestrita mesmo, com certeza recebeu ordem para atravessar aquela província, naquele dia e naquela hora.

Jesus é o nosso exemplo e da mesma maneira como Ele precisou passar por ali, nós, como Igreja, Seu Corpo também temos que fazer esse mesmo percurso, afinal seguimos os Seus passos.

Samaria, “montanha para vigilância”, uma cidade edificada sobre o monte de Samaria; uma cidade que não podia ser escondida, como falou Jesus (Mateus 5.14). Onri “pupilo do Senhor”, comandante do exército de Elá de quem foi sucessor como rei de Israel (reino norte), comprou de Semer aquele monte e nele edificou a cidade.

O rei da Assiria trouxe gente de vários lugares e os fez habitar nas cidades de castigado com o envio de leões que os matavam, porque eles não sabiam como servir a Deus. Então foi levado para lá um sacerdote de Israel para ensinar ao povo como deviam temer ao Senhor (2 Reis 17).

Porém, os samaritanos começaram a fazer uma mistura de culto e como está escrito: “... TEMIAM AO SENHOR E, AO MESMO TEMPO, SERVIAM AOS SEUS PRÓPRIOS DEUSES...” (2 Reis 17.33).

E como está escrito, “...OS JUDEUS NÃO SE DÃO COM OS SAMARITANOS.” (João 4.9), e isto vinha desde os tempos de Esdras e Neemias; havia uma rixa entre eles de tal maneira que certa vez Jesus ia para Jerusalém e os samaritanos não O quiseram receber (Lucas 9.52,53). Os discípulos Tiago e João (Boanerges), queriam mandar que descesse fogo do céu para consumir os samaritanos, imagine!

Se Jesus concordasse com eles e destruísse aquela gente como se cumpriria a ordem que Jesus deu para eles, os discípulos, serem testemunhas em Samaria? (Atos 1.8); como Filipe alcançaria os samaritanos quando a perseguição chegou em Jerusalém? Como se realizariam os milagres e libertações de vidas naquele lugar e também o derramar do Espírito Santo sobre os samaritanos? (Atos 8).

Quantos de nós temos passado por Samarias! A Samaria da rejeição, do desprezo, da discriminação! Mas é necessário passarmos por estas situações; elas fazem parte do nosso crescimento espiritual; elas nos ensinam a amar os inimigos, a perdoar como Jesus perdoou e nunca a querer fazer justiça com as próprias mãos.

Também precisamos passar pela Samaria das almas escravizadas pelo pecado, como a da mulher que Jesus conversou com ela em Sicar, uma das cidades de Samaria. Uma mulher que levava uma vida impura, se relacionando com muitos homens. Não podemos julgar o motivo pelo qual ela agia assim, mas a verdade é que já cinco homens a tinham possuído e ela já estava vivendo com o sexto... Imaginem como devia estar a alma daq       uela samaritana! Só frangalhos!

Segundo a Bíblia cada vez que uma pessoa vive um relacionamento íntimo com outra faz-se uma só carne com ela (1 Corintios 6.16). Imaginem que a cada relacionamento destruído ficava um pedacinho dos sentimentos daquela mulher, haja dor!

Será que não vivemos também em Samaria nos nossos dias? Será que não temos ao nosso redor muitas mulheres que como aquela já se envolveram com tantos homens que não eram seu marido? Homens que deixaram em suas almas um pedacinho de dor e levaram algo de bom que elas tinham para oferecer? Passemos por esta Samaria oferecendo a oportunidade de conhecer a Cristo. Não ignoremos, pois, esta Samaria meus amados.

Precisamos passar pela Samaria do culto misto, onde as pessoas dizem temer e crer em Deus, entretanto, vivem de modo idólatra não somente em relação à imagens de escultura, mas principalmente em relação ao deus Mamom e ao amor exacerbado a si mesmo, egoísmo.

Tais pessoas precisam conhecer as boas novas que Jesus nos mandou pregar, as boas novas que libertam da escravidão do pecado e nos torna novas criaturas em Cristo, nos dão o direito de sermos filhos de Deus, quando cremos em Jesus e O confessamos como Senhor.

É maravilhoso passar pela Samaria de Filipe! A Samaria onde os milagres acontecem, onde vidas são libertas, onde a alegria inunda os corações, onde o poder de Deus se manifesta fazendo a diferença entre as pessoas, aleluia!

Seja qual for a sua Samaria hoje lembre-se que o amor de Deus continua a sua disposição, aceite-o! Se é a Samaria da rejeição, deixe com seu Dono o agir e livre-se de todo e qualquer sentimento de vingança, em nome de Jesus; se é a Samaria do domínio do pecado em alguma área da sua vida, confie na graça do Senhor e dependa totalmente do Espírito Santo porque somente pelo Espírito podemos mortificar as obras da carne para vivermos (Romanos 8.13); não tente lutar com suas armas, mas se entregue a uma vida no Espírito e viva vitoriosamente cada dia.

Todavia, se a sua Samaria de hoje é o momento de realização, de promessas cumpridas, de plenitude de alegria aproveite, desfrute, contudo, esteja atento ao que o Espírito lhe disser, pois é possível que, do mesmo modo como Filipe precisou sair da Samaria de festa e ir para a estrada de Gaza para alcançar a vida do eunuco e leva-lo a Cristo, o Senhor queira que seja assim com aquele que se entrega a Sua vontade sem resistência alguma.

E assim de Samaria em Samaria muito breve chegaremos a Jerusalém! Não a Jerusalém terrestre, mas a Jerusalém celestial; é lá a nossa pátria; é lá o lugar da Igreja comprada e remida pelo sangue de Jesus e não em Samaria, aleluia!

MARANATA!

Nenhum comentário: