sexta-feira, janeiro 17, 2014

POR QUE HÁ TANTA CONTENDA NA TERRA?

 
 
 
 
"OS LÁBIOS DO INSENSATO ENTRAM NA CONTENDA..." (Provérbios 18.6
 
Contenda = controvérsia, disputa, discussão. Será que estamos vendo pouco estas coisas? Ou será que elas não estão fazendo parte da vida de muitos que se dizem evangélicos, que professam o nome de Jesus? A verdade é que estamos vivendo um tempo onde a contenda trazendo grande prejuízo para os relacionamentos.
 
Quantos casamentos acabados por conta de contenda; quantas amizades destruídas por causa das discussões; quantas pessoas magoadas, feridas por essa causa terrível!
 
A Bíblia diz algumas coisas que provocam a contenda:
"DA SOBERBA SÓ RESULTA CONTENDA..." (Provérbios 13.10). Tinha que ter como raiz o vírus luciferiano do orgulho! O orgulhoso é alguém que por qualquer coisa acaba criando uma contenda na comunicação, porque quer sempre impor a sua verdade, não admite a opinião dos outros, quer a todo custo que todos acatem as suas ideias mesmo sem concordar com elas.
"LANÇA FORA O ESCARNECEDOR, E COM ELE SE IRÁ A CONTENDA..." (Provérbios 22.10). O escarnecedor é um provocador de contenda.
"O HOMEM IRACUNDO SUSCITA CONTENDAS..." (Provérbios 15.16). Em nome de Jesus deita fora a ira do teu coração, e uma vez livre dela as contendas cessarão dentro do teu lar.
"O ÓDIO EXCITA CONTENDAS..."Provérbios 10.12). Isso é uma afirmação terrível! As contendas são resultado de um coração que odeia! Misericórdia!
 
Famílias inteiras estão se odiando e o resultado é a maldita contenda constantemente trazendo mágoas e feridas às almas.
 
Amados, amor e ódio não habitam na mesma casa; quando o ódio chega o amor se vai, por isso tenhamos muito cuidado com o que estamos alimentando dentro de cada um de nós.
 
É um processo que começa na mágoa, que leva à amargura, que por sua vez produz o ressentimento que é uma manifestação da raiva enterrada e por fim se transforma em ódio! E haja brigas, disputas, enfim.
 
O mais grave na minha concepção é que pessoas cheias de ódio têm coragem de se aproximar da mesa do Senhor e tomar do pão e beber do cálice! Vidas que não conseguem olhar nos olhos do seu irmão, do marido, da esposa, do filho, da filha, da sogra, da nora, do sogro, do genro... Como participará da ceia quando o vinho novo será servido no reino do Pai, como Jesus garantiu para os discípulos?
 
Quem vive em disputas por cargos ou função na organização corre um grande perigo se não mudar de atitude ajudado pelo Amigo Espírito Santo, para viver o fruto do Espírito e não se deixar dominar pelas obras da carne.
 
Outro tipo que levanta contendas é o cobiçoso (Provérbios 28.25).
E o que dizer daqueles que jejuam para contendas e rixas? ( Isaias 58.4)´
 
Portanto, meus amados e queridos leitores vamos procurar desviar-nos de contendas, pois a Bíblia diz que isso é honroso para o homem (Provérbios 20.3). E como escreveu Paulo aos romanos:
"ANDEMOS DIGNAMENTE... NÃO EM CONTENDAS..." (Romanos 13.13).
 
Ao invés de andar em contendas devemos andar em amor (Efésios 5.2), como filhos amados de Deus, fazendo "...TUDO SEM MURMURAÇÕES E CONTENDAS..." (Filipenses 2.14).
 
E concluindo é bom lembrar que as contendas também têm como origem os prazeres que militam em nossa carne (Tiago 4.1).
Somente vivendo uma vida cheia do Espírito Santo, com vigilância constante poderemos evitar ser instrumentos de contenda onde estamos.
 
Livremo-nos dessa desgraça chamada contenda antes que a trombeta toque para não sermos envergonhados na vinda de Jesus.
 
MARANATA!

Nenhum comentário: