terça-feira, outubro 08, 2013

RELIGIOSIDADE: IMPEDIMENTO NO SEGUIR A JESUS








“... TUDO ISSO TENHO OBSERVADO DESDE A MINHA JUVENTUDE.” (Marcos 10.20).

Imagine a cena: Jesus vinha a caminho; um homem corre (veja bem, corre) ao seu encontro e se ajoelha. Será que esta atitude deste homem chamou a atenção do Mestre somente ou também de todos quantos O seguiam, especialmente dos doze? Claro que sim!

Aquele homem mostrou grande interesse em aproveitar a oportunidade quando encontrara com Jesus e para não perde-la chega a se expor correndo e ajoelhando-se diante dele. Como deve ter sido motivo de elogio de admiração!

A questão que o fizera agir daquela maneira é que ele tinha interesse na vida eterna. Que bela motivação para alguém se aproximar de Jesus. Jesus à primeira, faz-lhe uma reprimenda por ter sido chamado de bom, afirmando que o único bom é Deus e, em seguida pergunta-lhe sobre a sua condição em relação a sua religião – judaica, cujos fundamentos encontram-se no Pentateuco – os livros de Moisés, os livros da lei.

Ele sem titubear mostra a sua irrepreensibilidade no cumprimento da lei afirmando que desde a sua mocidade era guardador de todos os mandamentos, tendo, portanto, obedecido tudo.

Estava ali diante do Mestre em uma atitude de humilhação um homem impecável do ponto de vista da lei; nada havia que lhe acusasse de transgressor!

Como deve ter crescido o conceito do tal homem diante dos expectadores!  

Quem sabe os próprios discípulos não se envergonharam naquele momento? Pode ser que alguém do lado esperasse um alto elogio do Mestre a uma pessoa tão dedicada a Deus e obediente aos seus mandamentos. Talvez, alguém possa até ter pensado: como seria bom se eu fosse como esse!

Entretanto, aos olhos de Jesus, aquele homem era um infeliz, um hipócrita orgulhoso que mostrava uma pseudo humildade o. orgulho na sua manifestação avareza!

Jesus foi na raiz do problema daquele homem: a avareza Ao ser confrontado para vender o que tinha e ainda dar aos pobres o seu alto grau de religiosidade se foi embora; de repente aparece um coração apegado aos bens materiais ignorando as necessidades do seu próximo. Havia nele o mesmo espírito que atuava em Nabal (1 Samuel 25).

Vigiemos amados para não sermos tão religiosos denominacionais a ponto de usar as nossas idas e vindas à casa do Senhor, nossos momentos de oração, e todos os ritos e tradições que praticamos, para nos considerarmos melhores e mais santos que os outros, enquanto somos insensíveis quando O
Senhor nos chama para segui-lO.

Seguir a Jesus implica em tomar cada dia a nossa cruz e isso tem a ver com negarmos a nós mesmos, renunciarmos a tudo quanto temos (Lucas 14.33). É abrir mão de todas as coisas por amor a Ele, convicto de que Eje – Jesus é o maior tesouro que poderemos ter nesse mundo, aleluia!

Uma pessoa pode ser apontada como o melhor crente na sua igreja local ao mesmo tempo em que é reprovada aos olhos de Deus por causa de um coração orgulhoso em quaisquer das suas manifestações.

Guarde-nos o Senhor de sermos envergonhados na Sua vinda, mesmo tendo tido a aprovação e a louvação dos homens em todo o tempo dentro de uma igreja local. Muito cuidado com o nosso coração pois o Senhor nos fala que ele (o coração) é enganoso (Jeremias 17).

Vigiemos e aguardemos a trombeta tocar sendo sensíveis ao Amigo Espírito Santo e quando Ele nos mandar abrir mão de coisas materiais não resistamos a Sua voz, nem endureçamos o nosso coração.

MARANATA!

 

 

 

 

 

Nenhum comentário: