sexta-feira, outubro 04, 2013

ACOLHIMENTO OU REJEIÇÃO? QUE FARIA JESUS?




“ROGAMOS-VOS TAMBÉM, IRMÃOS, QUE ADMOESTEIS OS DESORDEIROS, CONSOLEIS OS DE POUCO ÂNIMO, SUSTENTEIS OS FRACOS E SEJAIS PACIENTES PARA COM TODOS. (1 Tessalonicenses 5.14).


 


Tenho sido incomodada pelo Amigo com relação ao nosso comportamento como igreja local lidando com pessoas especiais. Honestamente falando estamos por acaso vivendo a Palavra acima em nossos relacionamentos fraternais?


Estamos nós dando falta daquele irmão, irmã que nos aborda quase sempre com uma novidade querendo ser ouvido, que já não está presente em nossas reuniões? Será que ao invés de sentir falta do membro do Corpo estamos mesmo dando graças por aquela pessoa não nos importunar?


Será que professores da escola bíblica dominical estão visitando os alunos diferentes, aqueles que fogem do padrão normal de aluno (sentado, calado, somente escutando o que o professor fala no assunto que está em pauta), quando eles (os diferentes) se ausentam da classe por não se sentirem acolhidos, mas rejeitados? Esses alunos querem sempre apartear, fazer colocações, dá sua opinião, enfim e por vezes são conhecidos como perturbadores. Misericórdia de nós Senhor Jesus!


Meus amados e queridos leitores muitos dos nossos irmãos agem de modo diferente do normal não é porque sejam rebeldes, queiram criar divisões; o comportamento se dá por serem eles portadores de algum tipo de distúrbio mental. Infelizmente as pessoas se assumem cardiopatas, hipertensas, diabéticas, portadoras de problemas renais, enfim, enquanto que outras não podem manifestar que fazem tratamento psiquiátrico, porque logo passam a ser discriminadas, rejeitadas e tratadas com distância.


Em todas as igrejas locais tem pessoas doentes, afinal o pecado tem se multiplicado e o salário dele também. No censo 2010 o Brasil tinha em sua população cerca de vinte e três milhões de pessoas com problemas psiquiátrico de algum tipo.


A cada dia a medicina descobre novos casos e a lista vai aumentando, tipo: dependência química; transtornos alimentares; transtornos de ansiedade; transtornos delirantes; transtornos de personalidade; transtornos dissociativos; transtornos de hábitos e dos impulsos; transtornos emocionais (humor); transtornos sexuais; transtornos somatoformes.


Segundo o estudo feito pelo sociólogo Ronald Kessler da Universidade de Havard, São Paulo lidera as estatísticas mundiais de transtornos mentais (cerca de trinta por cento dos paulistanos têm problemas). Ele publicou o artigo “São Paulo Megacity Mental Health Sorvey”. (Fonte: mente e cérebro).


Estamos nós preparados para ajudar as pessoas com esses tipos de doenças? Infelizmente se torna mais fácil espiritualizar tudo e atribuir como atuação maligna, (sabemos que na vida sem Cristo o inimigo usa a doença como pretexto, mas nem sempre o é).


Precisamos obedecer a Jesus quando disse “... APRENDEI MISERICÓRDIA QUERO E NÃO O SACRIFICIO.” (Mateus 9.13). Por que não buscamos do Amigo Espírito Santo como lidar com os diferentes? Mas para isso precisamos ter tempo para nos voltarmos para o próximo e onde o encontrar visto que estamos tão ocupados conosco e às vezes, também com a obra que não enxergamos quem está precisandode ajuda a nossa volta.


O texto que tomamos por base da nossa postagem diz que devemos ser pacientes com todos e isso só será possível quando o amor de Deus dominar as nossas vidas, quando nos despojarmos do egoísmo (vírus luciferiano do orgulho), quando formos verdadeiros discípulos que como disse Jesus basta ser como o Mestre (Mateus 10.25).


Gostaria de encerrar estas linhas rogando em nome de Jesus aos que exercem liderança em suas igrejas para atentar com carinho para uma fatia de vidas pelas quais Jesus deu a sua vida e os ajudemos a chegar na casa do Pai, pois como está escrito: “... ATÉ MESMO OS LOUCOS NÃO ERRARÃO”. (Isaias 35.8).


A propósito, você sabia que aquela mania que muitos têm de bater pernas enquanto sentado é denominada Sìndrome de pernas inquieta? (SPI – e tem tratamento psiquiátrico para ela).


A esperança que domina o nosso coração é que um dia que está próximo, teremos um corpo glorioso onde nunca mais nenhum tipo de enfermidade atingirá! Aleluia!


MARANATA!


 


 

Nenhum comentário: