terça-feira, maio 21, 2013

FILHOS AMADOS IMITANDO O PAI


 
“SEDE, POIS, IMITADORES DE DEUS COMO FILHOS AMADOS.” ( Efésios 5.1).

Jesus é o nosso exemplo em tudo. Ele é o Filho amado do Pai celestial por excelência e como está escrito o Pai dá testemunho disso: “ESTE É O MEU FILHO AMADO, EM QUEM ME COMPRAZO. “ ( Mateus 3.17).

No monte da transfiguração novamente o Pai dá testemunho do Seu amor pelo Filho, como está escrito: “FALAVA ELE AINDA, QUANDO UMA NUVEM LUMINOSA OS ENVOLVEU; E EIS, VINDO DA NUVEM, UMA VOZ DIZIA: ESTE É O MEU FILHO AMADO, EM QUEM ME COMPRAZO; A ELE OUVI.” ( Mateus 17.5).

Ele viveu neste mundo como um imitador do Pai, como está escrito: “ENTÃO, LHES FALOU JESUS: EM VERDDE, EM VERDADE VOS DIGO QUE O FILHO NADA PODE FAZER DE SI MESMO, SENÃO SOMENTE AQUILO QUE VIR FAZER O PAI; PORQUE TUDO O QUE ESTE FIZER, O FILHO TAMBÉM SEMELHANTEMENTE O FAZ.” (João 5.19).

A partir do momento em que nos tornamos filhos de Deus ao receber o Senhor Jesus em nossa vida, nós temos agora, a responsabilidade de viver como Jesus viveu, sendo um imitador do Pai.

O Pai nos ama, portanto, somos filhos amados, aleluia! E como está escrito: “PORQUE O PRÓPRIO PAI VOS AMA...” ( João 16.27), e ainda mais o Senhor Jesus fala como é que o Pai nos ama: “... E OS AMASTES, COMO TAMBÉM AMASTE A MIM.” ( João 17.23).

Podemos, sim, imitar o nosso Pai celestial naquelas coisas que Ele mesmo nos oferecer como Seus atributos comunicáveis.

O Pai é bondoso e a bondade é um partícula do fruto do Espírito ( Gálatas 5.22) que deve se manifestar em nosso viver diário, como também a longanimidade ( Deus é longânimo), a benignidade ( Deus é benigno). O amor é o carro chefe do fruto do Espírito e como está escrito: “... DEUS É AMOR.” ( 1 João 4.8).

Imitemos, pois, a Deus na misericórdia, como está escrito: “ SEDE MISERICORDIOSOS, COMO TAMBÉM É MISERICORDIOSO VOSSO PAI.” ( Lucas 6.36). Você sabia que se expia a culpa também pela misericórdia? “PELA MISERICÓRDIA E PELA VERDADE SE EXPIA A CULPA...” ( Provérbios 16.6).

Com filhos amados imitemos a Deus, o Pai, em santidade, pois como está escrito: “SEDE SANTOS, PORQUE EU SOU SANTO.” ( 1 Pedro 1.16).

O Senhor nos deu a condição para sermos seus imitadores; nada que não viesse dEle mesmo, pois Ele conhece o quanto somos maus e pecadores; que em nós mesmos não há bem algum, pelo contrário, mas como a Sua graça nos alcançou, por isso podemos ser filhos obedientes com a ajuda do Amigo Espírito Santo, dependendo dEle cem por cento.

A luta diária para imitarmos a Deus exige uma vida de renúncia por amor, de caminhada por fé, crendo em tudo quanto a Palavra nos diz.

É muito bom saber que somos filhos amados pelo Pai! E, como filhos amados não devemos desprezar jamais a Sua correção, pois, como está escrito: “PORQUE O SENHOR CORRIGE A QUEM AMA E AÇOITA A TODO FILHO A QUEM RECEBE... POIS QUE FILHO HÁ QUE O PAI NÃO CORRIGE?”  (Hebreus 12.6.7).

Preste atenção: se você está em uma igreja que só prega um Deus que abençoa, que dá tudo o que você quer, que como filho você só tem bênção e não pode passar por dificuldades e aflições, saia dela imediatamente, porque, pela Palavra, esta não é uma igreja de filhos, mas sim de bastardos! Pois, como está escrito: “MAS, SE ESTAIS SEM CORREÇÃO, DE QUE TODOS SE TÊM TORNADO PARTICIPANTES, LOGO, SOIS BASTARDOS E NÃO FILHOS.” (Hebreus 12.8). Misericórdia! Eu não quero isso para minha vida, em nome de Jesus.

Muito cuidado para não sermos envolvidos pelas mentiras do adversário de que se estamos sofrendo é porque Deus não nos ama; que não somos Seus filhos porque Ele não está oferecendo tudo quanto pedimos.

Pelo contrário, quanto mais disciplina, chicote, correção, açoite, mas devemos nos alegrar e amar a Deus, porque Ele está mandado uma mensagem afirmando o Seu amor para conosco, aleluia! E em tudo quanto passamos Ele sempre estará conosco nos dando a Sua graça, o Seu amor, o Seu apoio; jamais estaremos desamparados pelo Pai que nos ama!

Sejamos, pois, imitadores de Deus como filhos amados!

MARANATA!

Nenhum comentário: