sexta-feira, abril 12, 2013

NÃO CONTENDAIS PELO CAMINHO


“E DESPEDIU SEUS IRMÃOS.  AO PARTIREM, DISSE-LHES: NÃO CONTENDAIS PELO CAMINHO.” ( Gênesis 45.24).
Verdadeiramente todos quantos estão seguindo a Cristo estão no Caminho e andam pelo caminho que os conduz à Jerusalém celestial.
Enquanto caminhamos ainda estamos no corpo do pecado nossa natureza carnal, nosso velho homem pode se manifestar a qualquer momento e quando ela se manifesta o que é que imediatamente mostra sua face? As obras da carne, certamente.  E entre elas está a famosa contenda (discórdias).
Ninguém nesse corpo pode se arvorar da pretensão de dizer que consigo não pode acontecer.
O apóstolo Paulo, o homem que se colocou como alguém a que podíamos imitar não escapou dela, como está escrito: “E TAL CONTENDA HOUVE ENTRE ELES, QUE SE APARTARAM UM DO OUTRO...” ( Atos 15.39).
Imaginem, Paulo entra em desavença tal (contenda) com sue melhor amigo Barnabé, aquele que fora seu discipulador, quem o apresentou aos irmãos quando da conversão do perseguidor, quem o defendeu quando os irmãos desconfiavam dele. Mas carne é carne, e como dizia um irmão, um crente antigo, nunca vira toucinho.
Assim, precisamos estar alertas contra essa tal contenda, porque aqueles que são por ela dominados, mesmo sendo crentes, segundo a Palavra de Deus são carnais ( 1 Coríntios 3.3. Crentes carnais são aqueles que estão na carne e segundo as escrituras “... OS QUE ESTÃO NA CARNE NÃO PODEM AGRADAR A DEUS.” ( Romanos 8.8).
E de onde vêm as contendas? Está escrito: “DE ONDE PROCEDEM GUERRAS E CONTENDAS QUE HÁ ENTRE VÓS? DE ONDE, SENÃO DOS PRAZERES QUE MILITAM NA VOSSA CARNE? (Tiago 4.1).
A Bíblia ainda faz referência a outra causa da contenda: “ O ÓDIO EXCITA CONTENDAS, MAS O AMOR COBRE TODAS AS TRANSGRESSÕES.” ( Provérbios 10.12).
Tanto os prazeres da carne quanto o ódio são fontes de contenda, e por isso precisamos tomar muito cuidado, com os sentimentos que nos dominam enquanto neste tabernáculo.
Para tristeza nossa há pessoas que se dizem evangélicas, cristãs, crentes, enfim, mas são pessoas de difícil convivência, por provocarem discussões a partir do nada; pessoas que discutem e brigam por qualquer coisa; pessoas que se o outro não concordar ou não aceitar a sua opinião ou o seu ponto de vista já partem para desavenças e passam a contender.
Outros existem que ao pregar o evangelho acabam transformando o momento em uma situação de contenda com o pecador, esquecendo-se do que está escrito: “ORA, É NECESÁRIO QUE O SERVO DO SENHOR NÃO VIVA A CONTEDER, E SIM DEVE SER BRANDO PARA COM TODOS, APTO PARA INSTRUIR, PACIENTE.”( 2 Timóteo 2.24).
Quantas famílias de crentes são dominadas pela contenda! Triste meus amados! Esposas e esposos que não conseguem conversar sem que de imediato comecem a trocar insultos e a contender, dando assim lugar à ira e muitos destes casais conseguem passar noites e noites sem comunhão, sem paz. Isso é realmente muito perigoso.
O ódio excita contendas diz a Palavra. Mulheres e homens que armazenam ódio em seus corações são pessoas contenciosas, rixosas, isto é verdade. Ninguém em são juízo assumem que tem ódio guardado, porém, na primeira contrariedade passam a contender uns com os outros, tanto na família quanto na igreja local, no trabalho, enfim.
Tudo começa com uma raiz de amargura que não é arrancada assim que brota em nós; essa amargura se torna raiva enterrada e, por conseguinte, dá lugar ao ódio em suas diferentes manifestações. E quando o ódio se instala o amor vai embora, porque amor e ódio não moram na mesma casa.
Quantos estão dentro das igrejas locais sob a influência dos espíritos enganadores, odiando e sendo odiados, mas achando que estão bem porque não está em adultério, porém, não conseguem olhar nos olhos do seu irmão, amá-lo e nem mesmo saudar com a paz do Senhor; tenta evitar o irmão de qualquer jeito,  misericórdia Senhor!
Amados, só subiremos com Jesus se estivermos em comunhão com Ele e está em comunhão com Ele implica em estar em comunhão com nossos irmãos. Se não estamos em comunhão é porque não estamos na luz, e se não andarmos na luz o sangue de Jesus não nos purifica ( 1 João 1.7) . Vigiemos, pois!
Bem, o primeiro registro de contenda na Bíblia aconteceu entre pastores (pastores de Ló contenderam com os pastores de Abraão por causa da terra). Deus, nos ajude!
Oremos por nossos líderes para que eles possam manter comunhão uns com os outros mesmo divergindo em alguns pontos de vista, contudo, sem deixar que contenda e inimizade os dominem.
Cada dia  tenho que me examinar: como passei este dia? Quantas vezes discuti com alguém? Tenho vivido em contenda com meu marido, meus filhos, minhas noras, meu genro, meus netos e outros? Tenho estado a discordar da minha liderança e por isso contendendo? Guarde-nos o Senhor amados de sermos dominados por esse sentimento maligno, em nome de Jesus!
Jesus está voltando e somente os humildes terão o privilégio de encontra-lO nos ares e não os orgulhosos, visto que contenda é uma manifestação do vírus luciferiano do orgulho. Revistamo-nos, pois de humildade como humilde é Aquele com quem desejamos passar a eternidade,
MARANATA!

 

Nenhum comentário: