sexta-feira, abril 19, 2013

MISERICORDIA, QUALIDADE DO FILHO DE DEUS



“SEDE MISERICORDIOSOS, COMO MISERICORDIOSO É O VOSSO PAI QUE ESTÁ NOS CÉUS.” (Lucas 6.36).

Todos nós somos carentes da misericórdia de Deus e a nossa felicidade é que as suas misericórdias se renovam cada manhã (Lamentações 3.22.23), aleluia!

Agora, Ele é misericordioso com quem quer como está escrito: “... ELE TEM MISERICÓRDIA DE QUEM QUER...” (Romanos 9.18).

Ai de nós se Ele não agisse com misericórdia para conosco; há muito que já teríamos sido destruídos. Mas como Ele é misericordioso e compassivo somos alcançados e vamos caminhando com a Sua graça nos completando cada dia, glória a Deus.

Como filhos, entretanto, temos a obrigação de sermos misericordiosos com o nosso próximo, pois, a escritura do texto em apreço não é uma sugestão, mas uma ordem do Senhor Jesus. Assim, do mesmo modo como somos beneficiados com a misericórdia de Deus, devemos usar de misericórdia, pois como está escrito: “ ... O JUÍZO É SEM MISERICÓRDIA PARA COM AQUELE QUE NÃO USOU DE MISERICÓRDIA.” (Tiago 2.13).

Nesse tempo em que estamos vivendo há uma tendência natural para não exercitarmos misericórdia com os que estão ao nosso redor, especialmente os irmãos da nossa congregação. Ao tomarmos conhecimento de alguma fraqueza ou mesmo derrota espiritual de alguém já começamos a emitir juízo de razão e não poupamos palavras para demonstrar a falta de misericórdia.

Quando o amor de Deus está verdadeiramente enchendo o nosso coração a demonstração de misericórdia é visível. Quantos menos do amor de Deus em nós, mais julgamos e sentenciamos o nosso próximo, esquecidos de que amanhã poderemos estar no lugar dele.

Os corações estão cada dia mais endurecidos, mais insensíveis, menos empatia com as fraquezas dos outros, e assim vamos nos distanciando mais e mais da natureza divina.

A Bíblia diz: “O QUE TORNA AGRADÁVEL O HOMEM É A SUA MISERICÓRDIA...” (Provérbios 19.22). Precisamos dessa misericórdia para ser agradáveis a Deus e aos homens.

Jesus disse: “BEM-AVENTURADOS OS MISERICORDIOSOS, PORQUE ELES ALCANÇARÃO MISERICÓRDIA.” ( Mateus 5.7).

Se quisermos receber misericórdia devemos fazer o que a palavra de Deus nos recomenda: “ACHEGUEMO-NOS, PORTANTO, CONFIADAMENTE, JUNTO AO TRONO DA GRAÇA, A FIM DE RECEBERMOS MISERICÓRDIA...” ( Hebreus 4.16).

Ao percebermos que a misericórdia está baixando o nível em nós, corramos depressa para o trono da graça e nos reabasteçamos meus amados.

Há misericórdia à disposição de todos os filhos de Deus, aleluia! E não esqueçamos de que “CERTAMENTE QUE A BONDADE E A MISERICÓRDIA ME SEGUIRÃO TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA.” ( Salmo 23.6).

MARANATA!

 

 

 

 

 


Nenhum comentário: