quarta-feira, fevereiro 06, 2013

QUE ÁRVORE SOMOS NÓS?


  “ PORQUANTO CADA ÁRVORE É CONHECIDA PELO  SEU PRÓPRIO FRUTO...” ( Lucas 6.44).

A Bíblia Sagrada fala muito sobre árvore. Quem não se lembra da parábola de Jotão sobre as árvores que queriam um rei? ( Juizes 9).
O homem que teme ao Senhor é comparado a árvore.

O varão que não anda segundo o conselho dos ímpios é comparado à árvore plantada junto a ribeiro de águas ( Salmo 1); o justo é comparado à palmeira ( Salmo 92); o homem que confia no Senhor e cuja esperança é o Senhor é comparado a árvore plantada junto às águas que estende suas raízes para o ribeiro ( Jeremias 17.7).
Somos comparados a árvores e como tais espera-se de nós bons frutos. Não somos árvores estéreis, porque estamos em Jesus e Ele garante que quem está nEle dá muito fruto ( João 15.5).

Toda árvore dá o fruto da sua própria espécie, por isso uma mangueira jamais frutificará laranja; assim somos nós temos que frutificar alguém como nós, vidas que são levadas a Cristo por nosso intermédio.
Segundo Jesus uma árvore não pode dar dois tipos de fruto; ou dá fruto bom ou fruto mau (Mateus 7.18). como de igual modo uma fonte não pode dar dois tipos de água ( Tiago 3.11).

Em um contexto onde os evangélicos vivem uma vida dupla fica meio que complicado se identificar a árvore.
Há muito gente dentro das igrejas locais confundidas e enganadas, porque para essas pessoas somos conhecidos pelo serviço que prestamos dentro das quatro paredes, ou também pelos dons espirituais que manifestamos especialmente o de profetizar. Ledo engano!

Lembro-me muito bem que quando eu era jovem na igreja fazia muito trabalho; uma folha de serviços prestados enorme, porém, com tristeza afirmo que não tenho um fruto daquela época da minha vida; nunca levei ninguém a Cristo!

É um perigo muito grande viver dentro de uma igreja local assoberbado por inúmeros cargos e funções, que sequer temos tempo para buscar a face do Senhor, sem  contudo dar frutos.
A figueira de Lucas 13 já estava na vinha há três anos sem frutificar e o dono da vinha mandou corta-la. O vinhateiro, entretanto, apelou para que ela ficasse mais um ano, quem sabe seria o ano da frutificação. A pergunta do dono da vinha foi enfática:

“...PARA QUE ESTÁ ELA AINDA ÉSTÁ OCUPANDO INUTILMENTE A TERRA?” ( Lucas 13.7).
Jesus amaldiçoou a figueira quando ao procurar nela fruto não encontrou, muito embora ela tivesse folhas ( Mateus 21).

Deus usando o profeta Ezequiel fala de alguns tipos de árvores, a saber: árvore alta; árvore baixa; árvore verde; árvore seca ( Ezequiel 17).
Uma árvore para crescer saudavelmente e frutificar precisa que sua raiz esteja bem fincada abaixo da terra; primeiro ela tem que lançar  raízes para baixo e depois dar fruto para cima ( Isaias 37.31).

O que podemos observar é que muitos que aceitam a Jesus, antes mesmo de ter raiz quanto menos essa raiz se aprofundar na terra, já começam a dar fruto tipo dar o seu testemunho, se sobressais sobre os demais novos convertidos só porque têm uma boa oratória, são carismáticos, têm boa condição econômica, enfim. O grande perigo é que mesmo se tornando árvores grandes e até produzam o fruto conforme a sua espécie, quando sopra qualquer vento de doutrina são arracadas do seu lugar de origem e levadas para outro.
Essa situação vemos muito nos Estados Unidos, pois, ali constroem-se lindos condomínios ariborizados que enche os olhos o visual! Aqauas árvores não nasceram ali; foram para lá transplantadas já grandes, porém a sua raiz é superficial.

Quando acontecem os furacões e o vento sopra a muitas milhas por hora o espetáculo é triste! Aquelas belas árvores foram arrancadas e muitas delas arrastadas pela fúria do vento. Por um tempo ainda permanecem verdes mas por falta de seiva acabam secando, mortas totalmente!
Precisamos tomar cuidado para não sermos levados também quando as tempestades de vento sopram sobre nós; muitos deixam a sua igreja de origem e se vão para outros lugares e ali se plantam, porem, não têm raiz profunda; são árvores bonitas, com frutos até, mas superficiais e novamente quando o vento sopra lá se vão correndo o risco de não mais serem plantadas, mas secarem e morrerem espiritualmente.

Infelizmente há muitas árvores mortas no meio dos evangélicos; árvores que ao invés de dar frutos, servem de tropeço para os que por ela passam; não dão sombra, não florescem nem dão fruto, mas atrapalham a vida de muitos, misericórdia!
O apóstolo Judas escreve sobre líderes como árvores e assim se expressa pelo Amigo Espírito Santo:

“... ÁRVORES EM PLENA ESTAÇÃO DOS FRUTOS, DESTES DESPROVIDOS, DUPLAMENTE MORTAS, DESSARAIGADAS;” (Judas 12).
Que Deus nos ajude a vivermos com árvores que produzam o fruto do Espírito; frutos de bondade; frutos de justiça; frutos que possam ser apreciados por aqueles que nos procuram para alimentarem-se deles.

Por isso é fundamental nos examinarmos cada dia e prestar atenção na avaliação que fazem de nós, do nosso modo de viver, e, principalmente consultarmos o Amigo Espírito Santo afim de que Ele nos mostre como estamos ocupando a terra.
MARANATA !

Nenhum comentário: