sexta-feira, novembro 23, 2012

PRIMEIRO PERDÃO. DEPOIS PERDÃO. E AÍ?



“... PERDOAI, PARA QUE O VOSSO PAI CELESTIAL VOS PERDOE AS VOSSAS OFENSAS.” ( Marcos 11.25),

 Essa verdade que saiu dos lábios do Senhor Jesus é muito forte! Às vezes não atentamos para o peso que ela tem na nossa vida. Não podemos deixar para lá certas afirmativas de Cristo, aliás, todas elas são de suma importância  para todos quantos aspiram um dia viver com Ele a eternidade.
Todo mundo sabe que precisa perdoar, mas será que todos nós vivemos a praticar esse perdão? Ou tentamos nos esconder nas nossas justificativas, próprias de quem quer evidenciar justiça própria?

Entretanto, as palavras do Mestre continuam a ecoar através dos séculos: OU PERDOA OU NÃO É PERDOADO PELO PAI!
Cada minuto que não perdoamos não somos perdoados; cada dia que não perdoamos não somos perdoado; cada semana que não perdoamos, não somos perdoados;  cada mês que não perdoamos, não somos perdoados, enfim, cada ano que não perdoamos não somos perdoados.

magine o quanto pecamos todos os dias e carecemos do perdão de Deus e, se, enquanto não perdoamos não somos perdoados, significa que nossos pecados vão sendo acumulados e se tornam uma parede de separação entre nós e Deus! Daí, já não sentimos a Sua presença fluir em nós; o Amigo Espírito Santo já não consegue nos convencer de pecado a fim de que possamos nos arrepender e perdoar para sermos perdoados. E, passo a passo a pessoa que se diz evangélica, crente, vai resistindo ao Amigo até o ponto de apaga-lo, extingui-lo da vida, misericórdia! Eu não quero isso para a minha vida meus amados, guarde-me o Senhor!
Não vale a pena nos enganar somente porque não estamos afundados no pecado, nas práticas das coisas mundanas, pois estar separado da comunhão com Deus seja lá pelo que for é extremamente perigoso.

Jesus disse que aquele que não perdoar a seu irmão será entregue aos verdugos (Mateus 18.34.35). Quanta gente sofrendo nas mãos dos verdugos e perguntando a Deus por que eu estou passando por isso? O inimigo cega o entendimento para que a pessoa esqueça de que precisa perdoar do coração a tantos quantos lhe tenham feito raiva, lhe magoado, lhe ferido de alguma maneira; temos que perdoar senão...

No nosso dia-a-dia machucamos e somos machucados, sim. Por que quem de nós pode se arvorar dizendo que não magoa alguém? Por isso a necessidade de peroar sempre e sempre e de igual modo pedir perdão, agindo com humildade para isso. Se deixarmos o vírus luciferiano do orgulho prevalecer sempre nos acharemos vítimas da situação, injustiçados, tendo justificativas para não pedir perdão e tampouco perdoar. E dessa maneira o adversário irá prevalecendo contra nós e acabamos sendo vencidos por ele, como está escrito em 2 Coríntios 2.10.11 (leia, por favor).
Maridos, perdoai vossa esposas e tenham humildade para pedir perdão quando perceberem que a magoaram de alguma maneira, a Bíblia diz que os maridos não devem tratar as esposas com amargura ( Colossenses 3.19); esposas perdoai vossos maridos e de igual modo pedi perdão quando não o respeitar dirigindo-lhe palavras que o ferem; pais perdoai os vossos filhos, sempre, e muito mais quando eles crescem e começam agir como autoridade em relação aos pais; filhos devem perdoar sempre os pais e especialmente pela criação errada que tiveram, pois, os pais não são perfeitos e por mais que tenham boa intenção para com os filhos acabam errando, pois, afinal de contas, o pecado que está na nossa natureza carnal nos impulsiona a desobedecer a Deus e a Sua Palavra, contudo, os filhos precisam liberar perdão a despeito de, apesar de se quiserem ser perdoados por Deus. Ninguém poderá se justificar diante de Deus em desobedece-lo quanto ao perdoar.

Líderes, perdoem os seus liderados e liderados perdoem os seus líderes, tendo, também, o cuidado e a humildade de pedir perdão sempre, pois falhamos sempre.
Nos relacionamentos familiares,  em regra geral,  o perdão é indispensável; nos relacionamentos sociais; nos relacionamentos congregacionais; no cotidiano precisamos perdoar as pessoas que não nos cumprimentam quando as cumprimentamos; aqueles que nos desprezam; os que nos discriminam. Quando andamos de ônibus precisamos a estar prontos a perdoar os que nos tratam mal, os mau humorados; se estamos a conduzir um veículo precisamos estar dispostos a perdoar os motoristas que nos fecham no trânsito, nos xingam, enfim...

Se não somos perdoados por Deus corremos o risco de não subir com a Noiva, por ter o coração manchado com qualquer sentimento ruim e, sinceramente, não vale a pena perdermos tudo quanto está preparado para a Noiva por causa de não pedir perdão e perdoar do coração, na presença de Cristo.

Cuidado para não sermos enganados pelo enganador e acharmos que por estar numa igreja local, participamos dos trabalhos, lideramos, somos o membro mais antigo dali, ofertamos, pagamos o dízimo do Senhor, jejuamos, oramos, fazemos tudo quanto a religião evangélica manda fazer, e não liberarmos perdão e nem nos humilharmos quando sabemos que alguém tem alguma coisa contra nós para lhe pedirmos perdão ( Mateus 5.23-25).

A falta de pedir perdão e perdoar atrai o devorador para as nossas finanças; nosso salário fica em saco furado; não há prosperidade; não há bênção. Talvez seja esse o motivo dessa situação tão difícil que estás vivendo; aceita a palavra do Senhor e repensa o perdão para todos quantos te têm ofendido a começar dentro da tua casa e verás o quanto as portas se abrirão neste ano que está para chegar  em nome de Jesus!
Sem falar naqueles que estão comendo o pão e bebendo o vinho para sua própria condenação, por participar da ceia do Senhor indignamente, como está escrito 1 Corintios 11.28-32).

Portanto, meus amados e queridos irmãos, “ANTES SEDE UNS PARA COM OS OUTROS BENIGNOS, PERDOANDO-VOS UNS AOS OUTROS ASSIM COMO DEUS VOS PERDOOU EM CRISTO.” ( Efésios 4.32).
MARANATA!

 

 

Nenhum comentário: