quarta-feira, outubro 17, 2012

EU E O REINO DE DEUS X O REINO E EU



“NÃO TEMAIS, Ó PEQUENO REBANHO; PORQUE AO VOSSO PAI AGRADOU EM DAR-VOS O SEU REINO.” ( Lucas 12.32).
Que notícia maravilhosa! Há um reino prometido para nós, aleluia! O reino é do Pai: “PORQUE TEU É O REINO...” (Mateus 6.13).

Quem não está interessado em receber um reino? E um reino bem diferente do que os reinos do mundo? Veja como a Bíblia se refere ao esse reino:
“... RECEBENDO NÓS UM REINO INABALÁVEL...” ( Hebreus 12.28).

A entrada nesse reino é agora, aqui e só é possível através do novo nascimento, do nascimento da água e do Espírito ( João 3.5). Todo o nascido de novo verdadeiramente morre no reino das trevas e é transportado por Deus para o Seu Reino, como está escrito:
“ELE NOS TRANSPORTOU DO IMPÉRIO DAS TREVAS PARA O REINO DO FILHO DO SEU AMOR....” ( Colossenses 1.13).

Ele, Deus, nos coloca no Seu Reino e uma vez neste Reino, o Reino também passa a viver em nós, como disse Jesus:
“... PORQUE O REINO DE DEUS ESTÁ DENTRO DE VÓS.” ( Lucas 17.21).

É maravilhoso estar no Reino de Deus e mais maravilhoso é sentir o Seu Reino em nós, aleluia!
Os que estão no Reino e têm o Reino em si vivem, portanto, esse Reino. E o que é esse Reino? Está escrito:

“PORQUE O REINO DE DEUS NÃO É COMIDA E NEM BEBIDA, MAS JUSTIÇA, E PAZ, E ALEGRIA NO ESPÍRITO SANTO.” (Romanos 14.17).
Ser cidadão do Reino de Deus é bem diferente de ser evangélico! O cidadão assumido busca em primeiro lugar esse Reino (Mateus 6.33) e não vive correndo atrás de coisas materiais, tentando negociar com o Senhor do Reino tudo o que o seu coração deseja, ainda que não seja a vontade do seu Senhor.

O cidadão do Reino de Deus busca em primeiro lugar saber se é a vontade de Deus em tudo quanto tiver de fazer durante o dia e procura condicionar a sua vontade dentro desta Vontade, ainda que para isso,  implique renunciar ao “eu”. O que importa mesmo é que o seu Senhor se agrade dele.
O cidadão do Reino de Deus é livre! O pecado não tem mais domínio sobre ele, visto que está, agora, sob o domínio da graça e não mais do pecado ( Romanos 6.14). Agora, o tal cidadão vive sob o controle do Amigo Espírito Santo, guiado por Ele, ensinado por Ele em todas as coisas.

O Reino estando em nós, temos que manifestar uma vida de justiça (retidão). Isto só será possível porque a justiça de Cristo nos é imputada; Ele é a nossa justiça e como Seu Corpo, vivem em retidão diante DELE apesar da natureza carnal que em nós habita; Sua graça nos completa, aleluia.
Cidadão do Reino de Deus tem em si mesmo a verdadeira paz! E por que? Porque Ele que é a nossa paz habita em nós ( Efésios 2.14), e somente Ele pode nos dar paz de toda maneira, como está escrito:

“ORA, O SENHOR DA PAZ, ELE MESMO VOS DÊ CONTINUAMENTE A PAZ EM TODAS AS CIRCUNSTÂNCIAS.” ( 2 Tessalonicenses 3.16).
E, por último, o cidadão do Reino de Deus vive em alegria! Essa alegria não provem do contexto em que estamos, tampouco da idade que temos ou do tempo de crente, do cargo que ocupamos na igreja local; não tem a ver com dinheiro no bolso, nem se estamos ou não com saúde, enfim. Essa alegria é nEle, no Amigo Espírito Santo (observe o detalhe: não é dEle, mas nEle). A partícula do fruto do Espírito denominada gozo, alegria tem que ser uma constante na vida de todos os que se dizem estar no Reino e o Reino em si.

Acontece que a realidade é diferente no meio dos evangélicos. Não é difícil perceber quando alguém está alegre por que essa alegria de coração transparece no semblante do cidadão. Infelizmente o que mais percebemos nas igrejas locais são pessoas de rostos fechados, semblantes carrancudos (obreiros, e como!), cenhos franzidos; raramente seus lábios se abrem em um sorriso natural, mas, vez por outra, um sorriso meio que desajeitado aparece na metade da boca, misericórdia!
Não sei quem colocou na cabeça dos crentes a idéia de que, quem é santo não pode sorrir; chorar, sim e quanto mais cara de choro mais aparenta santidade. Isso A nossa alegria é no Amigo; Ele é o motivo da nossa alegria, aleluia! Se temos Ele que é Deus dentro de nós, ajudando nas nossas fraquezas não podemos ser dominados pela tristeza; podemos, sim, ter momentos de tristeza, mas nunca sermos por ela dominados a ponto de não mais poder sorrir. Que imagem passamos de cidadão do  Reino de Deus? Como atrairemos outros para esse Reino se eles veem em nós pessoas amarguradas e tristes, sem direito sequer a sorrir?

Quero lhe convidar a reavaliar sua postura para ver se de fato é um cidadão do Reino de Deus estando nesse Reino e experimentando o Reino em si ou simplesmente evangélico, vivendo sem justiça, sem paz e sem alegria?
Há um Reino preparado para os que estão no Reno e têm o Reino dentro de si! O Reino onde quem governará é o Rei dos reis – Jesus! A IGREJA, o CORPO de Cristo estará governando com Ele nesse tempo, aleluia!

“ENTÃO, JÁ NÃO HAVERÁ NOITE, NEM PRECISAM ELES DA LUZ DO SOL, PORQUE O SENHOR DEUS BRILHARÁ SOBRE ELES, E REINARÃO PELOS SÉCULOS DOS SÉCULOS.” (Apocalipse 22.5).
MARANATA!

Nenhum comentário: