sexta-feira, agosto 03, 2012

TUDO DEPENDE DA ESCOLHA


  1. “... TOMARA O MEU SENHOR ESTIVESSE DIANTE DO PROFETA QUE ESTÁ EM SAMARIA; ELE O RESTAURARIA DA SUA LEPRA.”  (2 Reis 5.3).

Nos imaginemos no lugar dessa menina: estava em sua casa, no seio da sua família, no meio do seu povo; tudo em paz; tudo bem. Sem que esperasse, de repente, tropas inimigas invadem o seu lugar e, sem que ela tivesse uma explicação, é arrancada e levada para outro lugar, para viver como escrava na casa do homem que tanto mal causou não só a ela mas ao seu próprio povo!

Ela tinha que fazer escolhas. Podia muito bem odiar aquele homem, aquele povo, aquela casa onde vivia como escrava tendo perdido a sua liberdade;  podia escolher viver mau humorada, sofrendo, chorando as mágoas, agindo grosseiramente com todos a sua volta, ressentida, com raiva do mundo e revoltada contra o Deus do seu povo que permitira tamanho sofrimento para a sua vida. Imagine o trauma que passara em seu jovem coração!

Quantas pessoas até evangélicas tendo passando por coisas bem menores escolhem viver como vítimas, com espírito de autocomiseração, se sentindo coitadinhas, dignas da piedade e compaixão dos que estão a sua volta; pessoas que vivem revoltadas contra a vida e até mesmo contra Deus, questionando o porquê de passarem por situações que a deixaram com marcas na alma. É tudo uma questão de escolha.

Deus tinha e tem um propósito em tudo o que acontece em nossas vidas, aleluia! E como está escrito:
“TODAS AS COISAS COOPERAM, JUNTAMENTE, PARA O BEM DOS QUE AMAM A DEUS...” (Romanos 8.28).

A menina cativa não tinha Jesus em sua vida, nem o Espírito Santo, nem uma Igreja que a apoiasse e estivesse a orar por ela; tampouco tinha a Palavra escrita para lhe dar forças espirituais através do testemunho de outros que sofreram e tiveram vitória, como nós o temos hoje. Mas ela acreditava em milagres e no profeta que estava em Samaria! Ela não fez suposição, pelo contrário ela afirmou: “ELE O RESTAURARIA DA SUA LEPRA.”

Que espírito bondoso! Aquela escrava amava ao seu Deus e por consequência, amava o seu próximo, mesmo aquele que lhe trouxera tanto sofrimento! Amava os inimigos do seu povo e ao invés de pedir vingança, desejar que ele apodrecesse com a lepra, desejou que ele estivesse em Samaria para ser curado! Oh! Que grande lição!

O propósito para o qual Deus permitiu que aquela menina fosse levada para a casa do general Naamã foi cumprido, aleluia! Aquele homem pagão, adorador de deuses, especialmente de Rimom, ao ser beneficiado pelo Deus de Israel faz a sua escolha:

“... NUNCA MAIS OFERECERÁ ESTE TEU SERVO HOLOCAUSTO NEM SACRIFÍCIO  A OUTROS DEUSES, SENÃO AO SENHOR.” ( 2 Reis 5.17).  Glória a Deus!

Em nome do Senhor Jesus saia dessa fortaleza que o inimigo lhe colocou com suas mentiras e o fez refém de sentimentos ruins; em nome de Jesus tenha coragem de fazer a escolha certa e agradecer a Deus por tudo de negativo que aconteceu em sua vida, colocando-se à disposição dEle para que o propósito da permissão se cumpra em sua vida.

Pare de ser coitadinha! Para de achar que as pessoas não têm misericórdia e nem amor. Para de reclamar. Pare de questionar os desígnios de Deus! Escolha o caminho do louvor, da gratidão, da confiança  de Deus em permitir que coisas ruins lhe sobreviessem para que nelas, o Seu Nome fosse glorificado!

Será que dar para imaginar a alegria daquela criada ao ver o seu senhor retornar limpo da sua lepra e ainda por cima decidido a adorar o Deus do seu povo?

Se tudo o que temos passado de ruim se transformar em salvação para uma vida já valeu a pena! Deus não lhe esqueceu, absolutamente! Ele confiou essa vida perto de você para que um dia, diante dEle essa pessoa seja apresentada como alguém a quem você ajudou a chegar no céu!

Chega de ser refém do maligno nos sentimentos. É hora de escolher uma vida de louvor e ação de graças. Antes de ficar resmungando pelo que passou prosseguir para o alvo pelo prêmio da soberana vocação que há em Cristo Jesus! Dê um basta nesta vidinha medíocre de vítima e viva como vitorioso em Cristo.

Afinal, a qualquer momento a trombeta vai tocar e somente os limpos de coração verão a Deus. Nada de coração sujo com sentimentos negativos dos sofrimentos do passado, mas um coração cheio de alegria da salvação e da esperança da vida eterna, em nome de Jesus!

MARANATA!


Nenhum comentário: