quinta-feira, agosto 23, 2012

O MAIS IMPORTANTE É DEUS ESTAR CONOSCO


“O SENHOR ERA COM JOSÉ... O SENHOR, PORÉM ERA COM JOSÉ, E LHE FOI BENIGNO, E LHE DEU MERCÊ PERANTE O CARCEREIRO.” ( Gênesis 39.2.21).

Meus amados e queridos leitores tal e qual nos exemplos da antiga aliança, hoje o que mais devemos buscar é a presença de Deus na nossa vida. Isso faz toda a diferença, e como faz!

Aprendemos com a Palavra de Deus que Deus se revelou a José através de sonhos, ainda quando era adolescente na casa de seu pai (Gênesis 37). A inveja dos seus irmãos os levou a vender José como escravo para os ismaelitas, e estes, por sua vez, o vendeu para Potifar, oficial de Faraó. O jovem amado pelo seu pai, cheio de sonhos, agora é escravo em um país estrangeiro!

Todos os sofrimentos, medos, insegurança vividos por José desde aquele bendito dia em que, obedecendo ao seu pai, foi ao campo ver como estavam seus irmãos, não afastaram Deus da sua vida, glória a Deus!

Na casa de Potifar o Senhor era com José e isto foi visível, pois está escrito:

“VENDO POTIFAR QUE O SENHOR ERA COM ELE...” (Gênesis 39.3). Não se pode esconder a presença de Deus em nossa vida e isto, também, incita o inimigo para nos tentar a fim de que Deus se afaste de nós. Cuidado, não ceda à tentação; vigie, fuja do laço que esta amizade está sendo em sua vida; o propósito desta amizade é fazer com que Deus se afaste, que não haja mais comunhão com Ele. Por isso, se for possível, mude até de cidade mas não se afaste da presença de Deus!

Por não ceder á tentação José foi parar no cárcere (Gênesis 39.20). Mas o cárcere não pode afastar Deus da vida de José! Nada e ninguém poderá afastar a presença de Deus, o Amigo Espírito Santo que está em nós! Somente o pecado, esse sim, nos afasta da presença de Deus.

E sabem de uma coisa: é melhor está na prisão mas com a certeza de que Deus é conosco do que no trono como Saul, entretanto, afastado da presença de Deus!

Que grande diferença! Saul era o rei de Israel, a pessoa mais importante do povo, o líder máximo, tinha toda autoridade e fazia o que queria; tinha riquezas, fama, status social o mais elevado, entretanto, por causa do orgulho desobedeceu a Deus e Deus se retirou dele; Deus o rejeitou! ( 1 Samuel 15.26); o Espírito do Senhor se retirou dele (1 Samuel 16,14). Sem o Espírito do Senhor um outro espírito veio tomar o lugar, misericórdia! Isso é muito sério meus amados! Quando o Amigo é apagado na vida de alguém, não nos enganemos, pois um outro espírito com toda certeza vem ocupar aquele lugar. ( Mateus 12.43.45).

Infelizmente há pessoas, até em cargo del liderança que já não têm mais em si a presença de Deus! São movidos pelos espíritos enganadores pensando que tudo está bem, quando a realidade é outra bem diferente! Tenhamos, pois, cuidado!

José mesmo em todos os momentos difíceis sabia que o Senhor era com ele, apesar de todo o sofrimento como está escrito:
“ADIANTE DELES ENVIOU UM HOMEM, JOSÉ, VENDIDO COMO ESCRAVO; CUJOS PÉS APERTARAM COM GRILHÕES E A QUEM PUSERAM EM FERROS.” ( Salmo 105.17.18).

Que importa o que sofrermos se o Senhor é conosco? Triste foi a história de Saul, um líder rejeitado por Deus e de quem o Senhor retirou a Sua misericórdia como está escrito:

“MAS A MINHAMISERICÓRDIA SE NÃO APARTARÁ DELE, COMO A RETIREI DE SAUL, A QUEM TIREI DE DIANTE DE MIM.” ( 2 Samule 7.15).

Amados, não brinquemos com a graça e a misericórdia de Deus; Ele pode retirar de nós se não nos humilharmos diante de Sua face, se nos deixarmos vencer pelo “vírus luciferiano”, o orgulho.

José foi um homem humilde enquanto que Saul foi um homem orgulhoso o que é provado por suas atitudes reveladas na Palavra de Deus.

José deixou uma família cuja descendência estará na nova Jerusalém com um dos patriarcas da antiga aliança; enquanto que Saul teve toda a sua família destruída juntamente com ele no mesmo dia, e o que ficou foi também destruído violentamente, Isbosete ( 2 Samuel 4).

Não importa a circunstância que estamos vivendo se o Senhor é conosco, aleluia! Melhor e bem melhor mesmo é estar na prisão sabendo que Deus está conosco ali do que em umj trono sem a Sua gloriosa presença. Melhor é comer a ração de um prisioneiro com a presença de Deus do que os manjares finos da mesa do rei sem a paz que só a presença de Deus pode dar e também o descanso ( Exodo 33.14).

Não desanime, pois, permaneça na presença de Deus e Ele em ti, porque no tempo determinado por Ele, Ele mesmo se encarregará de promover a tua exaltação.

Uma pessoa sem estar na presença de Deus e nem Deus em si acaba por provocar a sua própria morte, foi assim com Saul, ele mesmo tirou a sua vida, enquanto que José, no fim da sua vida, viu os filhos dos seus filhos até a terceira geração ( Gênesis 50.23), e  ainda fazia menção da promessa de Deus para o Seu povo:
“... CERTAMENTE DEUS VOS VISITARÁ, E FAREIS TRANSPORTAR OS MEUS OSSOS DAQUI.” ( Gênesis 50.25).

Procuremos cada dia agradar a Deus para que o Seu Espírito permaneça em nós e conosco até o dia em que a trombeta tocar!

MARANATA!

Nenhum comentário: