segunda-feira, julho 16, 2012

ESTANDO EM APERTO ONDE ESCONDER-SE?


VENDO, POIS, OS HOMENS DE ISRAEL QUE ESTAM EM APUROS (PORQUE O POVO ESTAVA APERTADO), ESCONDERAM-SE PELAS CAVERNAS E PELOS BURACOS, E PELOS PENHASCOS, E PELOS TÚMULOS E PELAS CISTERNAS.” ( 1 Samuel 13.6).


Creio que neste dia muitos dos que se chamam pelo Nome do Senhor estão vivendo situações de aperto, seja de que ordem for: espiritual, material, profissional, enfim, porque o aperto está na terra  e mesmo os que professam a Jesus como seu Senhor não escapam. Até porque o Senhor Jesus nos falou que teríamos aflições neste mundo ( João 16.33).

O que precisamos estar atentos é para o que fazer quando nos sentirmos apertados, para onde ir, para quem apelar.

Quando o povo de Israel estava em aperto ao sair do Egito, tendo a sua frente o Mar Vermelho, dos lados montanhas e na retaguarda o exército de Faraó, seu inimigo, a solução encontrada foi clamar ao Senhor ( Êxodo 14.10). E foram vitoriosos em clamar a Ele, aleluia!

O rei Josafá quando se viu em apuros e apertado sem saber como lutar contra os inimigos de Jud[a clamou ao Senhor no que foi ouvido; ele não fugiu e nem os seus soldados e ao buscarem a Deus foram vitoriosos ( 2 Crônicas 20).

Entretanto, quando o rei Saul liderava o povo de Israel, chegou um momento em que os filisteus, inimigos do povo de Deus, reuniram-se para pelejar contra Israel e eram eles em multidão, com carros e cavaleiros.

Ao ver a situação o povo ficou amedrontado tanto quanto o seu líder, e, ao invés de confiar em Deus foram dominados pelo medo e pela incredulidade.

Quando a incredulidade domina a nossa vida sequer conseguimos enxergar o quanto o nosso Deus é grande e bem maior do que os nossos adversários, assim, por vezes, agimos como os soldados do exército de Saul, que encontraram na fuga a melhor saída. Agora, para onde fugiram eles para se esconderem?

Eles  se esconderam em cavernas.

Davi foi um homem de cavernas. Perseguido por Saul viveu com os seus homens escondidos em cavernas, amargando as aflições por causa da inveja do seu líder, misericórdia!

A caverna fazia parte da vida de Davi porque quando Absalão, seu filho, levantou-se para tomar-lhe o reino, nas palavras de Husai quando aconselhou Absalão fez referência a Davi esta naquela hora escondido em alguma caverna ( 2 Samuel 17.9).

Todavia, caverna não é um lugar seguro, pois foi em uma caverna que, por pouco, Saul não perdeu a vida, pois, os homens de Davi o queriam matar, visto ser ele inimigo, mas Davi o poupou. ( 1 Samuel 24).

Elias escondeu-se em uma caverna quando se encontrava em um estado crítico de depressão, esgotado espiritual e fisicamente, amedrontado por causa da ameaça de Jezabel ( 1 Reis 19). Deus mandou que saísse da caverna para falar com ele. Deus quer falar contigo; simplesmente sai da caverna para onde fugiste com medo de qualquer coisa que te trouxe dificuldade. Teu lugar é no exército de Deus – a Igreja que Salomão a descreve como um exército com bandeiras (Cantares 6.10).

Todos quantos experimentaram cavernas estavam em momentos de aperto e aflição, será que é o seu caso?

Lembre-se de que ir para a caverna não resolve o nosso problema, não facilita as coisas, pelo contrário, pode até contribuir para que a situação se complique mais ainda. O melhor mesmo é entrar no quarto, fechar as portas e ao invés de esquentar a cabeça esquentar os joelhos. Que tal faze-lo a começar de hoje? O socorro certamente virá do trono da graça; a luz brilhará em seus caminhos, porque caverna é lugar escuro e úmido, propício para que se contraia algum tipo de doença.

Se estiveres na caverna, em nome de Jesus sai e contempla a luz do sol a brilhar trazendo vida e esperança de um novo tempo em tua vida.

Não fuja para a caverna, mas para o esconderijo do Altíssimo e com certeza estarás habitando à sombra do Onipotente!

Corra para a torre forte e estará em alto retiro (Provérbios 18.10).

Continua....

MARANATA!

Nenhum comentário: