segunda-feira, março 12, 2012

TRABALHO: ATIVIDADE DE DEUS

“... MEU PAI TRABALHA ATÉ AGORA, E EU TRABALHO TAMBÉM. “ ( João 5.17).
Já ouvi pessoas dizerem: Ah, se eu soubesse quem inventou o trabalho... Tais pessoas não conhecem as sagradas escrituras, com toda certeza.
No princípio, quando da criação, Deus trabalhou, por isso, para nos dá exemplo acerca do descanso devido ao corpo, no sétimo dia Ele descansou, embora sendo um Deus que não se cansa e nem se fatiga, como está escrito.
Deus trabalha e como está escrito, o trabalho dele tem um objetivo maravilhoso: “PORQUE DESDE A ANTIGUIDADE NÃO SE OUVIU, NEM COM OUVIDOS SE PERCEBEU, NEM COM OLHOS SE VIU DEUS ALÉM DE TI, QUE TRABALHA PARA AQUELE QUE NELE ESPERA.” ( Isaias 64.4), maravilha!
Ai de nós se Jesus não trabalhasse dia e noite como nosso Sumo Sacerdote e Advogado de defesa em nosso favor, diante do Pai; estaríamos irremediavelmente perdidos!
O Amigo Espírito Santo trabalha sem cessar convencendo os homens do pecado, da justiça e do juízo, intercedendo por nós, ajudando nas nossas fraquezas, enfim. Deus trabalha e por isso, ao formar o homem o fez também para o trabalho.
Diz as escrituras: “ TOMOU, POIS, O SENHOR DEUS AO HOMEM E O COLOCOU NO JARDIM DO ÉDEN PARA O CULTIVAR E O GUARDAR. ) Gênesis 2.15). Mãos ao trabalho homem!
O trabalho não era penoso, mas era necessário, pois, afinal, jamais o Senhor Deus estimularia o homem à preguiça. O tornou-se difícil após o pecado, aí sim... Agora o homem comeria o seu pão com o suor do seu rosto ( Genesis 3.19), por causa da terra agora, maldita, produzir espinhos e cardos e, como disse Deus “... EM FADIGAS OBETERÁS DELA O TEU SUSTENTO DURANTE OS DIAS DA TUA VIDA.” (Gênesis 3.17.18). Que grande desgraça!!!
O preguiçoso não agrada a Deus; Deus não tem plano na vida do preguiçoso; todos quantos Deus chamou para fazer a Sua obra eram trabalhadores; é só dá um passeio pela Bíblia e conferir a exatidão dessa verdade. O próprio Filho de Deus, o Senhor Jesus, foi um homem experimentado em trabalhos e a profissão que Ele exerceu na terra não é uma profissão fácil, por isso que não são muitos os jovens que escolhem a profissão de Jesus – carpinteiro. Trabalhar como carpinteiro significa ter as mãos calejadas no uso das ferramentas; pegar peso ao transportar pedaços de madeira, enfim, exige esforço.
Infelizmente muitos homens e mulheres não querem trabalhar e até mesmo evangélicos (to fora); querem mesmo é um emprego que ganhe muito dinheiro e não faça esforço algum, aliás, querem mesmo ser chefes, dar ordens, posição de destaque esquecidos de que aqueles que não são submissos não sabem liderar. Portanto, antes de ser chefe precisa ser empregado, estar debaixo de ordens, submeter-se à liderança para que possa ser treinado na humildade.
Imagine se existissem pessoas sem boca (aparelho digestórios, claro), mas com braços e outras sem braços e com boca... Ou seja, umas trabalhavam somente para que as outras comessem, pois. O apóstolo Paulo escreve aos tessalonicenses, segunda carta, que “SE ALGUEM NÃO QUER TRABALHAR TAMBÉM NÃO COMA.”
Sempre que falo a jovens não esqueço de dizer para que eles tomem cuidado com cônjuges preguiçosos; as garotas tomem cuidado com rapazes que vivem pela graça e pela fé, às custas dos pais e de pessoas bondosas; os rapazes tomem cuidado com as garotas que ficam a dormir até ao meio –dia, que não ajudam nos afazeres domésticos, só querem estudar, trabalhar fora de casa, se realizar profissionalmente e não têm coragem de assumir seu papel de dona de casa como diz a Bíblia.
O homem só é feliz quando come do trabalho das suas mãos (Salmo 128.2). Precisamos trabalhar para não sermos pesados a ninguém ( 2 Tessalonicenses 3.8); precisamos trabalhar para ter com que acudir o necessitado ( Efésios 4.28). Imagine que a Bíblia não diz que devemos trabalhar para ajuntar tesouros na terra como alguns pensam, mas para ajudar o que precisa; repartir. Misericórdia, Senhor!
E como está escrito: “DOCE É O SONO DO TRABALHADOR, QUER COMA POUCO, QUER MUITO...” (Eclesiastes 5.12).
O Senhor Jesus disse: “TRABALHAI ATÉ QUE EU VENHA.” ( Lucas 19.13).
MARANATA!

Nenhum comentário: