terça-feira, fevereiro 14, 2012

SUBMISSÃO: CARACTERÍSTICA DO CIDADÃO DO REINO DE DEUS


“SUJEITANDO-VOS UNS AOS OUTROS NO TEMOR DE CRISTO.” ( Efésios 5.21).

Um dos agravantes para os problemas sociais que vivemos é exatamente a desobediência à Palavra de Deus no que diz respeito à submissão ou sujeição.

Submissão é uma obediência inteligente e, por conseguinte, uma manifestação de humildade. O fato das pessoas não estarem disposta a sujeitarem-se umas às outras tem a ver com a manifestação do vírus luciferiano (orgulho) tão arraigado na nossa natureza carnal. E por conta da nossa desobediência a Deus sofremos tão sérias consequências .

Submissão está na vida de todos os que são membros do Corpo de Cristo, dos que formam a Igreja na terra, pois está escrito:
“... COMO A IGREJA ESTÁ SUJEITA A CRISTO...” ( Efésios 24). Há uma afirmação que a Igreja está submissa a Cristo.

Os que verdadeiramente estão no Corpo tomaram sobre si o jugo de Jesus; o tomar o Seu jugo é ordem e significa está submisso a Ele, ser dominado por Ele, reconhecer que Ele é o seu Senhor e aceitar Seu senhorio.

Quando não nos submetemos a Jesus não somos sujeitos a Deus; daí que jamais poderemos resistir ao diabo e termos vitória, pelo contrário, ele prevalece, pois está escrito:
“SUJEITAI-VOS, PORTANTO, A DEUS; MAS RESISTI AO DIABO, E ELE FUGIRÁ DE VÓS. (Tiago 4.7).

De nada nos adianta orar muito, jejuar, trabalhar para o Senhor se não formos sujeitos a Deus! O inimigo tem iludido a muitos evangélicos (tô fora!), levando-os a viver um fanatismo religioso exacerbado muitas vezes, sem contudo viver em obediência ao Seu Senhor; enquanto isso ele vai ganhando terreno na nossa família, na nossa vida em geral, misericórdia!

Se os crentes não se submetem a Cristo, a Deus a coisa tem efeito cascata. Por conseguinte, as mulheres não se sujeitam aos maridos como ordena a Palavra ( Efésios 5.22; Colossenses 3.18; 1 Pedro 3.1).

Não sei como foi que as mulheres evangélicas se deixaram enredar pelo maligno em pensar que submissão é escravidão, absolutamente! E por conta disso há uma leva de esposas insubmissas, fazendo o que querem sem dar satisfação aos esposos, controlando suas vidas à revelia daquele que, segundo as escrituras é o cabeça da mulher (Efésios 5.23).

Tal atitude das esposas foge do propósito de Deus e o resultado disso é que hoje temos tantas mulheres desmaridadas como costumo dizer; mulheres amargando uma vida de solidão, e outras vivendo dissolutamente contrariando os princípios de santidade do Reino de Deus.

Se os filhos não veem no lar exemplo de submissão a Deus, a Sua Palavra; se não veem as mães sendo submissas aos maridos, eles, por sua vez desobedecerão, de igual modo à ordem da Palavra em relação a eles ( Efésios 6.1; Colossenses 3.20).

A consequência desta desobediência é uma geração de jovens entregues a si mesmo que envergonham a sua mãe como está escrito (Provérbios 29.15).

Se os filhos não obedecem aos pais que podem ver como obedecerão a Deus que não vê? E esse grupo de insubmissos aos pais e familiares mais velhos é jogado na sociedade para serem empregados, se sujeitarem a um patrão! E a Bíblia diz que os servos (empregados) devem ser sujeitos aos seus senhores, patrões (Efésios 6.5 a 8; Colossenses 3.22).

De que maneira poderemos nos sujeitar uns aos outros se não obedecermos à Palavra nos seus diferentes mandamentos? É complicado!

A crise de insubmissão tem se alastrado no meio dos que exercem algum tipo de liderança no meio do povo que se chama pelo Nome do Senhor. Por motivos fúteis pessoas já se rebelam e saem de determinada igreja local para criar um novo grupo, uma nova igreja local que, por sua vez, em alguns casos, nasce de uma atitude de insubmissão, por falta de humildade; pelo contrário, o vírus luciferiano se transforma em uma virose que se não for tratada corretamente poderá levar a óbito espiritual!

Vivemos crise de submissão; a insubmissão cresce a cada dia na vida dos homens e por isso o pecado tem se multiplicado, multiplicado, multiplicado...

E como está escrito: “O SALÁRIO DO PECADO É A MORTE...” (Romanos 6.23).

As consequências têm sido arrasadoras! As doenças se proliferando de modo incontrolável; nunca se viu tantas qualidades de enfermidades como nos nossos dias; tanta mortandade em acidentes, em tragédias, enfim... Os jovens morrendo em pleno vigor da vida; a morte campeia na terra!

E como morte significa separação, temos a desgraça atingindo os casamentos! Casais se separando alegando infelicidade, transferindo a culpa para o outro, esquecidos de que a Bíblia diz que cada um deve queixar-se dos seus próprios pecados (Lamentações 3.39).

O adversário está ganhando terreno no coração dos homens e até mesmo dos que se dizem evangélico, infelizmente! Como toda desobediência a Deus é pecado estamos colhendo os frutos da nossa. É muito fácil estender o indicador para apontar o pecado de alguém quando nós mesmos somos desobedientes e insubmissos a Deus e a Sua Palavra.

Que o Amigo Espírito Santo nos ajude a repensar as nossas atitudes á luz da Palavra de Deus; que possamos nos arrepender dos nossos pecados, nos humilharmos diante do Senhor para podermos alcançar misericórdia e sermos perdoados.

É tempo de reavaliarmos nossa vida como cidadão do Reino de Deus para que não sejamos envergonhados na vinda de Jesus.

MARANATA!

Nenhum comentário: