sexta-feira, fevereiro 17, 2012

OS CARNAVALESCOS EVANGÉLICOS


ACAUTELAI-VOS DO FERMEMTO DOS FARISEUS, QUE É A HIPOCRISIA. (Lucas 12.1).
Fiquei a meditar em como no período do carnaval as pessoas aproveitam para manifestarem aquilo que desejavam ou desejam ser.
O uso de máscaras é desde os tempos antigos; atrás de uma máscara a pessoa esconde a sua verdadeira identidade. Outros assumem personalidades diferentes daquilo que realmente são tipo, homens se vestem de mulher e por aí vai.
Eles vivem essa ilusão durante os quatro dias do carnaval, porém, ao final do período voltam a ser aquilo que eram antes, as máscaras são rasgadas e deitadas fora, as fantasias ficam para trás.
Segundo o dicionário o desempenho de um papel (ator); aquilo que não é a verdadeira realidade é hipocrisia. Em tudo que procuramos demonstrar o que não somos estamos apenas fingindo e isso é hipocrisia, algo que Jesus nos preveniu contra ela.
A hipocrisia ainda é apresentada como fingimento de bondade de idéias ou de opiniões apreciáveis e também como devoção fingida; meu Deus!
Lamentavelmente podemos observar que no meio dos evangélicos (to fora!), essa tal hipocrisia está em alta! O desempenho de um papel que não é a realidade interior de muitos; o fingimento de bondade para atrair a admiração e a louvação dos que estão na mesma comunidade; o fingimento de idéias ou de opiniões apreciáveis com a finalidade de conseguir ascender na igreja local; devoção fingida sob a forma de uma santidade exarcebada, porque isso dá status espiritual. Misericórdia, meu Pai!
Os carnavalescos do mundo usam máscaras durante quatro dias; os carnavalescos evangélicos usam-nas até que o Amigo Espírito Santo os convença de que hipocrisia é pecado e eles decidam viver com a cara descoberta, como está escrito em 2 Coríntios 3.18.
Quantos casais evangélicos vivem intrigados dentro do lar, dormindo em camas separadas, não conseguem olhar nos olhos um do outro, apenas se suportam em nome da família e da igreja, mas ao chegarem ao templo esboçam sorrisos de felicidade e passam a imagem de um casamento ideal e feliz.
Quantos pais tratam as crianças da igreja com muito carinho, sorrisos, agrados enquanto que lidam com seus filhos sempre mal humorados, ranzinzas, intolerantes, impiedosos até, como certa vez ouvi de um filho dizer em relação a sua mãe: minha mãe é impiedosa (ela é evangélica).
Há, também, os que usam de hipocrisia com os amigos; com os lábios lisonjeiam, mas no coração criticam; dão tapinhas nas costas do outro quando na verdade desejam é esbofeteá-lo. Costumo dizer que Deus nos conhece antes do filtro da nossa mente. Todos nós temos um filtro que trava certas idéias e só deixa passar o que é conveniente e assim convivemos placidamente com o impostor que vive em nós, o falso eu.
O Senhor Jesus está às portas para levar o Seu povo, os seus discípulos e precisamos tomar cuidado. Toda a manifestação de mentira e engano vem do príncipe deste mundo, que, segundo palavras de Jesus é mentiroso e pai da mentira ( João 8.44). Tudo que não é verdade não procede de Deus, abramos os nossos olhos; em nome de Jesus não nos deixemos levar pelo engano do maligno, ele é enganador desde o princípio.
E porque não mencionar aqueles que enquanto no púlpito passa para os que os ouvem uma imagem de santidade, de fervor, de piedade e quando se acham em outro local tipo restaurante se soltam e mostram outra realidade para os íntimos. Guarde-nos o Senhor de sermos profissionais do púlpito!
É com muito temor e tremor que escrevo estas linhas meus amados; sei o peso da responsabilidade que está sobre mim e clamo pela graça e a misericórdia de Deus sobre a minha vida porque reconheço o quanto sou falível e vulnerável. Irmãos orem por mim, em nome de Jesus!
Deus atenta para os sinceros, que não temem em mostrar a sua verdadeira identidade. Ele se agrada da sinceridade ( 1 Crônicas 29.17), e o futuro do sincero será de paz ( Salmo 37.37).
O apóstolo Pedro escreve acerca do julgamento que deve começar pela casa de Deus e o apóstolo Paulo nos ordena a examinarmos a nós mesmos. Devemos sim nos examinar à luz da Santa Palavra de Deus e não ser complacente com as nossas desobediências.
Ajude-nos o Amigo Espírito Santo a nos despojarmos das coisas do velho homem e nos revestirmos do novo que segundo Deus é criado em justiça e santidade (Efésios 4.24) Aleluia!
Podemos com toda certeza contar com a ajuda do Amigo Espírito Santo, pois para isso Ele foi enviado como nosso Paracleto, para ajudar nas nossas fraquezas (Romanos 8.26).
Ei! saiamos do bloco carnavalesco dos mascarados e hipócritas do meio evangélico em nome de Jesus!
MARANATA!

Um comentário:

Anônimo disse...

Que Deus continue te abençoando amos seus escritos, parabens.
Pr. Benedito
Capivari SP.