sexta-feira, dezembro 16, 2011

DEUS SE IRA COM NOSSA VOZ?

“... POR QUE RAZÃO SE IRARIA DEUS CONTRA A TUA VOZ...” (Eclesiastes 5.6).
Gosto do que diz a NVI neste texto:
“... POR QUE IRRITAR A DEUS COM O QUE VOCÊ DIZ E DEIXÁ-LO DESTRUIR O QUE VOCÊ REALIZOU? E ainda acrescenta:
“EM MEIO A TANTOS SONHOS ABSURDOS E CONVERSAS INÚTEIS , TENHA TEMOR DE DEUS.” ( Eclesiastes 5.7.).
De acordo com o contexto quando falamos acerca de sonhos absurdos e conversamos coisas vãs, isto é sinal de que o temor de Deus não está presente em nosso coração. Também quando não assumimos o que declaramos, especialmente no que diz respeito a voto, poderemos irritar a Deus e o mais grave é permitir que Ele destrua o que realizamos.
Há pessoas que por qualquer coisa fazem um voto; voto para isso; voto para aquiloutro; e vão pela vida a fora e barganhar com Deus para todas as coisas. O que é mais fácil: fazer um voto um obedecer ao que diz a Palavra?
Se observarmos as escrituras principalmente no Novo Testamento, o costume de fazer voto não é mencionado; não há referência que na Igreja primitiva os crentes fizessem votos; as cartas paulinas não se referem a votos. No livro de Atos a menção a voto diz respeito ao voto de nazireu que Paulo foi pagar em Jerusalém; afora isso não sei se há alguma coisa mais.
É bom tomar cuidado para não transformar as antigas “promessas” feitas a ídolos, quando na religião dos nossos pais, pelo costume de votar como uma troca pelo favor de Deus.
Deus considera as nossas palavras e em algum momento da vida Ele cobra de nós o que prometemos a Ele. Comigo foi assim.
Na adolescência, fiz um voto ao Senhor que se Ele me ajudasse a aprender tocar o violão de modo que eu pudesse me acompanhar cantando, iria cantar e tocar no culto pagando o voto.
O tempo passou... Dezesseis anos depois, já casada com filhos, morando em São Paulo, acordei em uma quarta-feira, sem a menor condição de levantar-me para ir trabalhar. Estava muito mal, mas mal de verdade. Pedi que avisassem no meu trabalho que iria faltar por estar muito doente e também que prevenisse o meu esposo, porque, com certeza ele precisaria me levar a uma emergência de saúde.
Enquanto isso comecei a orar pedindo misericórdia a Deus; foi quando Ele me falou: E o voto? Voto? Que voto? Já passara tanto tempo que eu sequer me lembrava. Mas Deus não esquecera, porque o tempo não passa para Ele; Ele é atemporal. Num lance de memória, veio-me à mente o violão. Que coisa! Eu estava sendo cobrada por não ter cumprido a minha promessa!
Pedi perdão ao Senhor, me humilhei diante DELE e pedi uma chance até o próximo domingo e em seguida, adormeci. Ao acordar estava completamente curada, aleluia!
Daí, nada de protelar com o assunto; no domingo, pedi emprestado um violão e paguei o meu voto com muito temor. Com Deus não se brinca.
Por isso o melhor que temos a fazer é não irritar a Deus com nossas palavras para que depois não venhamos a pagar a fatura.
Creio que ao ler esta postagem alguém terá a resposta para a situação que está vivendo no momento; algo como sendo destruído o que realizou. Só há uma saída: arrependimento com quebrantamento diante de Deus, pedindo que a graça e a misericórdia lhe alcancem. Ainda está em tempo, pode acreditar!
MARANATA!

Nenhum comentário: