segunda-feira, outubro 17, 2011

COMO NOÉ EDIFICANDO ALTAR AO SENHOR


“ E EDIFICOU NOÉ UM ALTAR AO SENHOR... E OFERECEU HOLOCAUSTOS SOBRE O ALTAR.” (Gênesis 8.20).
Que belo exemplo nos deixou o patriarca Noé!
A terra estava corrompida e cheia de violência, como está escrito Gênesis 7.11. Deus resolveu acabar com o homem que criara como também com todo ser que estava sobre a terra, mas conforme está escrito:
“NOÉ PORÉM ACHOU GRAÇA AOS OLHOS DO SENHOR.” ( Gênesis 6.8). E ainda diz a Palavra:
“... NOÉ ERA VARÃO JUSTO E RETO EM SUAS GERAÇ]OES: NOÉ ANDAVA COM DEUS.” (Gênesis 6.9.
Seguindo as instruções de Deus Noé constrói a arca, coloca nela os animais e por último entra ele e a sua família, tudo segundo a orientação de Deus. Noé nada fez diferente do que Deus lhe ordenava.
Imagine a expectativa de Noé juntamente com sua família dentro da arca esperando acontecer alguma coisa nunca vista antes – um dilúvio! E, segundo as escrituras, “PASSADOS SETE DIAS, VIERAM SOBRE A TERRA AS ÁGUAS DO DILÚVIO.” (Gênesis 7.10).
Durante cento e cinquenta dias as águas prevaleceram sobre a terra, até que Deus lembrou-se de Noé e fez as águas se aquietarem, cerrou as fontes do abismo e as janelas dos céus. A chuva cessou! Noé, porém, continuou na arca até o tempo determinado por Deus. E os dias continuam a passar até que a terra ficou seca, dando assim condição àquela família de pisar em terra firme novamente.
Não sei exatamente se o lugar onde eles desembarcaram tinha alguma coisa a ver com o lugar de onde eles saíram; só sabemos que agora, eram eles os único moradores da terra! Que quadro difícil de enfrentar! Olhando a sua volta tudo era vazio; teriam eles que dá início a uma nova civilização a partir daquele momento; começar tudo de novo.
Quando todos saíram da terra e pisaram em terra firme a primeira providência de Noé foi edificar um altar ao Senhor e oferecer holocaustos sobre ele! Que lição para nós!
Noé não entrou em desespero ao ver que a sua volta nada havia; não questionou a Deus pelo fato de agora ter que começar tudo de novo já em idade avançada; não murmurou por não saber como haveria de alimentar a si a sua família, visto que não havia plantação; não tinha uma casa montada para morar, enfim, era nada, mas nada mesmo.
A fé que havia no coração daquele homem não permitiu que ele se impressionasse com as circunstâncias mas confiasse no Deus que os livrara da destruição, e os mantivera a salvo durante todo aquele período difícil.
Segundo as escrituras a atitude de Noé agradou a Deus! Deus agora toma uma decisão de que não mais destruiria a terra como tinha feito. Que coisa! Uma atitude humana muda o coração de Deus. A seguir Deus abençoa Noé e seus filhos, estabelece um pacto ( o único pacto, aliança, unilateral encontrada nas escrituras):
“ E EU CONVOSCO ESTABELEÇO O MEU CONCERTO, QUE NÃO SERÁ MAIS DESTRUÍDA TODA A CARNE PELAS ÁGUAS DO DILÚVIO; E QUE NÃO HAVERÁ MAIS DILÚVIO PARA DESTRUIR A TERRA!”. (Gênesis 9.11).
A mensagem do Amigo Espírito Santo para nós é que embora tudo tenha se acabado devemos adorar, porque altar nos fala de adoração; devemos oferecer holocaustos (Deus ainda não tinha instituído os sacrifícios na lei de Moisés, mas a fé levou Noé a fazer alguma coisa que agradasse a Deus).
Tens que começar tudo de novo? Edifica altar e oferece holocaustos. Nada restou do que havia antes? Edifica altar e oferece holocaustos. A insegurança do desconhecido está á frente? Edifica altar e oferece holocausto. Oferece sacrifícios de louvor a Deus, adora-O! O Deus que cuidou de Noé e sua família é o mesmo, não mudou, cuidará de nós e dos nossos, e quando Ele se agrada de nós tem prazer em nos abençoar.
Apesar de tudo estar acabado sem ideia sequer de por onde começar edifiquemos cada dia um altar de louvor e adoração ao Deus Todo Poderoso, Ele é Deus e merece todo o nosso louvor e adoração independente de.
E se o altar estiver quebrado restaure-o hoje em nome de Jesus. As coisas vão tomar novo rumo se entrares pelo caminho de altar. Altar nos fala também de submissão a Deus, de busca pela Sua face, de necessidade de intimidade com Ele, de uma maior aproximação com Ele, e, como está escrito:
“CHEGAI-VOS A DEUS, E ELE SE CHEGARÁ A VÓS.” ( Tiago 4.7).
MARANATA!

Nenhum comentário: