segunda-feira, outubro 24, 2011

AMIGO DO REI

“... E HUSAI, O ARQUITA, AMIGO DO REI.” (1Cronicas 27.33).

Como deve ter sido bom para o Sr. Husai ser amigo do rei! Olha que a amizade era tão verdadeira que o Amigo Espírito Santo deixou registrado para gerações e gerações conhecerem essa informação.

Quem não gostaria de ter como seu amigo o rei? Ser amigo do rei traz suas vantagens, e que vantagens! Ser alguém da confiança da majestade faz toda a diferença, pois.

As escrituras sagradas ensinam como é possível ser amigo do rei, pois, afinal, o rei não pode ser amigo de qualquer um; qualquer um pode até se dizer amigo do rei, porém ter o rei como seu amigo é outra coisa.

Pois bem, veja lá o que está escrito:
“O QUE AMA A PUREZA DO CORAÇÃO, E TEM GRAÇA NOS SEUS LÁBIOS, TERÁ POR SEU AMIGO O REI”. ( Provérbios 22.11).

Amar a pureza de coração? Pensa que é assim tão fácil? Não é.

Em um mundo pecaminoso e impuro, no meio de uma geração corrompida e perversa como amar a pureza de coração? Como ter interesse por coisas que nos ajudem a manter o coração puro? Como nos afastar das coisas que contaminam e maculam o coração?

Pureza é condição indispensável para todos quantos queiram ser participantes da Noiva de Cristo – a IGREJA, tendo em vista ela ser “pura” como está escrito. O Noivo é puro e jamais manterá um relacionamento com qualquer coisa impura. Assim, quem quiser reinar com o Rei precisa amar a pureza do coração.

Amar a pureza de coração é lutar contra tudo o que venha a nos contaminar e isso não tem só a ver com a imoralidade; a imoralidade nos rodeia de perto, é verdade; somos bombardeados com coisas impuras diante dos nossos olhos e quantas vezes nossos ouvidos recebem informações impuras a nossa revelia! As pessoas não têm o menor escrúpulo ao se referir a coisas vergonhosas em público, a fazer comentários jocosos e imorais para quem quiser ouvir, portanto, não estão imunes à contaminação do coração (mente).

Apesar das circunstâncias serem difíceis nós precisamos amar a pureza do coração para sermos amigos do “REI”!

Amar a pureza do coração quando lutamos contra todo tipo de sentimento ruim, não o deixando se alojar em nosso coração (mágoa, raiva, ressentimento, ódio e todas as obras da carne); assim, podemos ver que não é tão fácil ter como seu amigo o Rei.

Além disso temos, também, que ter graça nos lábios! Essa não é a graça salvadora, pois não, mas a graça especial que é concedida a cada um de nós segundo as condições estabelecidas na Palavra de Deus, tais como: ser humilde (Ele dá graça aos humildes – Tiago 4.6); quem é orgulhoso não pode ser amigo do Rei. A outra condição para termos graça em nossos lábios é amarmos com sinceridade ao Senhor Jesus – Efésios 6.20.

Em tempos onde tudo ou pelo menos quase tudo se faz com interesse em receber alguma coisa em troca não é tão fácil ser amigo do Rei; amar a Jesus com sinceridade quer dizer O amar independente do que Ele faz por mim ou daquilo que eu quero que Ele faça, pois, afinal, Ele já fez o máximo que alguém poderia fazer em favor do outro: deu a sua vida em nosso lugar, por isso devemos amá-lO com sinceridade de coração e não por conveniência.

E em terceiro lugar a Bíblia diz que para acharmos graça diante de Deus e dos homens precisamos viver o fruto do Espírito (Provérbios 3.3.4).

Para que nossos lábios tenham graça ao se abrirem é necessário que o nosso coração esteja cheio de graça e como está escrito:

“... BOM É QUE O CORAÇÃO SE FORTIFIQUE COM GRAÇA...” ( Hebreus 13.9).

É bom obedecermos as que diz a Palavra se quisermos ter por nosso amigo o Rei, e como está escrito:
“CHEGUEMOS, POIS, COM CONFIANÇA AO TRONO DA GRAÇA, PARA QUE POSSAMOS ALCANÇAR MISERICÓRDIA E ACHAR GRAÇA...” ( Hebreus 4.16).

Que lindo é quando a Bíblia diz que Abraão era amigo de Deus, porém, o mais importante é quando a Bíblia registra Deus falando de Abraão como Seu amigo!

Jesus deixou bem claro qual a condição para nós sejamos seus amigos:
“VÓS SEREIS MEUS AMIGOS, SE FIZERDES O QUE EU VOS MANDO.” ( João 15.14).

Obediência, tão somente a obediência nos capacita a ser amigos do Rei! E por falar em Rei estejamos sempre lembrados que:
“O REI ESTÁ VOLTANDO!”

MARANATA!

Nenhum comentário: