quarta-feira, setembro 28, 2011

BARGANHANDO COM DEUS


“SE... ENTÃO O SENHOR SERÁ O MEU DEUS;” (Gênesis 28.20, 21).
É incrível como ainda nos nossos dias este mesmo espírito opera em muitos evangélicos, cristãos... O espírito da barganha, do “me dá que eu te dou”.
Jacó bem sabia quem era o Deus dos seus pais; acabara de viver uma experiência ímpar em sua vida através de um sonho. Um sonho onde o Senhor estava perto dele e lhe falou:“... EU SOU O SENHOR, DEUS DE ABRAÃO, TEU PAI, E DEUS DE ISAQUE...” (Gênesis 28.13). E lhe fez promessas:
“... A TERRA EM QUE AGORA ESTÁS DEITADO, EU TA DAREI, A TI E Á TUA DESENDÊNCIA. A TUA DESCENDÊNCIA SERÁ COMO O PÓ DA TERRA; ESTENDER-SE-Á PARA O OCIDENTE E PARA O ORIENTE, E PARA O NORTE E PARA O SUL. EM TI E NA TUA DESCENDÊNCIA SERÃO ABENÇOADAS TODAS AS FAMÍLIAS DA TERRA.” (Gênesis 28.13.14).
E ainda mais:
“EIS QUE EU ESTOU CONTIGO, E TE GUARDAREI POR ONDE QUER QUE FORES, E TE FAREI VOLTAR A ESTA TERRA, PORQUE TE NÃO DESAMPARAREI, ATÉ CUMPRIR EU AQUILO QUE TE HEI REFERIDO.” ( Gênesis 28.15).
Quando Jacó acordou tomou algumas atitudes e depois está escrito que ele fez um voto dizendo:“...SE DEUS FOR COMIGO, E ME GUARDAR NESTA JORNADA QUE EMPREENDO, E ME DER PÃO PARA COMER E ROUPA QUE ME VISTA, DE MANEIRA QUE EU VOLTE EM PAZ PARA A CASA DE MEU PAI, ENTÃO, O SENHOR SERÁ O MEU DEUS... E DE TUDO QUANDO ME CONCEDERES, CERTAMENTE EU TE DAREI O DÍZIMO.” ( Gênesis 28.20.-22).
Somente um Deus longânimo e misericordioso podia abençoar um cidadão incrédulo e barganhador como Jacó! Imagine que Deus havia lhe prometido tudo quanto ele, agora, coloca diante de Deus como condição de que, se Ele fizer o pedido é que será o seu Deus e só assim é que dizimará a Deus.
Vejamos: Deus prometeu que era o seu Deus, que estava com ele, que o guardaria e que o faria retornar, que não o desampararia e cumpriria tudo quando lhe havia prometido. Deus empenhou a Sua palavra e mesmo assim Jacó ainda teve coragem de negociar com Deus! Misericórdia!
Nos dias de hoje a coisa anda mais ou menos desse jeito, pois, há muitos que se dizem evangélicos, cristãos e crentes que têm a coragem de fazer trocas com Deus, tipo, se o Senhor me der isso eu vou cantar um hino de louvor; se o Senhor me fizer aquilo, eu vou ofertar com isso ou aquilo; se o Senhor fizer... eu vou Te servir.
E ainda temos casos onde Deus já fez promessas de que faria coisas grandes na vida do crente; que salvaria sua família; que lhe abençoaria materialmente, e mesmo assim esse tal continua a pedir como se não acreditasse no que Deus lhe falou (a não ser que não foi Deus e sim mais uma “profetada” daquelas que estão sendo falada aos quatro ventos para agradar aos homens).
Quando Deus promete, cumpre; quando Ele diz que vai fazer no âmbito espiritual já está feito; Deus não retarda a Sua promessa (2 Pedro 3.9).
Deus merece ser louvado pelo que Ele é, e não simplesmente se Ele fizer ou deixar de fazer alguma coisa que lhe pedirmos; louvemos o Seu Santo Nome, aleluia!
Não entremos no caminho de Jacó condicionando o Senhor a ser o nosso Deus se tão somente atender ao que pedirmos, principalmente no que diz respeito às coisas materiais; cuidado com votos que podem ter a mesma motivação das “promessas” feitas na religião oficial. Deus considera a motivação de tudo o que fazemos; Ele nos conhece antes do “filtro”, antes de submetermos o que pensamos ao “filtro” para poder expressar; Ele é Oniciente, glória a Deus!
Seja o Senhor o nosso Deus em qualquer situação; seja o Senhor o nosso Deus em todo tempo; seja o Senhor o nosso Deus na saúde ou na doença; na pobreza ou na riqueza; na alegria ou na tristeza; na juventude ou na velhice; nos dias bons ou nos dias maus; seja o Senhor o nosso Deus quando nos aplaudirem ou quando nos apedrejam; seja o Senhor o nosso Deus quando portas se abrem para nós ou quando os mesmos que nos abriram as portas as fecham sem misericórdia, seja o Senhor o nosso Deus!
Não troque de Deus; não se deixe enganar com ofertas tentadoras do enganador; em nome de Jesus não entre para participar de sociedades secretas por causa de dinheiro ou de emprego; não negocie o seu alvo, sua salvação! O Todo Poderoso é seu Pai e vai cuidar de providenciar o necessário para lhe restaurar a dignidade. Calma, aceite o trabalhar de Deus para o aperfeiçoamento do caráter, com a finalidade de glorificação ao Seu Nome.
Seja o Senhor o nosso Deus como diz o salmista:
“... ESTE É DEUS, O NOSSO DEUS PARA TODO O SEMPRE; ELE SERÁ NOSSO GUIA ATÉ À MORTE.” ( Salmo 48.14).
Maranata!

Nenhum comentário: