segunda-feira, maio 02, 2011

QUAL É A SUA IGREJA ? – A NOIVA?





“... EDIFICAREI A MINHA IGREJA... ( Mateus 16.18).

Bem, continuando, hoje meditaremos sobre a IGREJA de Cristo, a que vai subir com Ele, no aspecto da parceria com o presente século.
Jesus disse que os seus discípulos seriam perseguidos por causa da justiça, odiados de todos por causa do Seu nome, sofreriam calúnias (Mateus 5.11,12). Ele não nos mandou revidar, nos justificar das coisas que mentindo dizem contra nós, absolutamente!
As escrituras nos ensinam como a IGREJA deve se comportar diante das afrontas, das mentiras, das calúnias; o CORPO deve ter a mesma postura que o CABEÇA, e como está escrito:
“ORA, NÓS QUE SOMOS FORTES DEVEMOS SUPORTAR AS DEBILIDADES DOS FRACOS E NÃO AGRADAR-NOS A NÓS MESMOS. PORQUE TAMBÉM CRISTO NÃO SE AGRADOU A SI MESMO; ANTES COMO ESTÁ ESCRITO: AS INJÚRIAS DOS QUE TE ULTRAJAVAM CAIRAM SOBRE MIM. (Romanos 15.1.3). E ainda:
“... CRISTO SOFREU EU VOSSO LUGAR, DEIXANDO-NOS O EXEMPLO PARA SEGUIRDES OS SEUS PASSOS... POIS ELE, QUANDO ULTRAJADO, NÃO REVIDAVA COM ULTRAJE; QUANDO MALTRATADO, NÃO FAZIA AMEAÇAS, MAS ENTREGAVA-SE ÀQUELE QUE JULGA RETAMENTE,” ( I Pedro 2.21,23).
Será que é dessa maneira que a igreja está se comportando? Me refiro aos que se dizem evangélicos (eu não sou), cristãos, que confessam que Jesus é o Senhor deles, mas por qualquer insulto já reivindicam os seus “direitos” e muitas vezes acionam a justiça contra o seu irmão, quando está escrito:
“AVENTURA-SE ALGUNS DE VÓS, TENDO QUESTÃO CONTRA OUTRO, S SUBMETE-LO A JUÍZO PERANTE OS INJUSTOS E NÃO PERANTE OS SANTOS? NÃO SABEIS QUE HAVEMOS DE JULGAR OS PRÓPRIOS ANJOS? QUANTO MAIS AS COISAS DESTA VIDA! MAS O IRMÃO VAI A JUIZO COM O IRMÃO, E ISTO PERANTE OS INFIÉIS. POR QUE NÃO SOFREIS, ANTES, A INJUSTIÇA? POR QUE NÃO SOFREIS, ANTES O DANO? ( I Coríntios 6.1,3,6,7).
Será que dá para perceber a diferença entre os que estão na IGREJA e os das igrejas?
É lamentável tanto escândalo; o Evangelho de Cristo sendo envergonhado por aqueles que se dizem cristãos e ainda sob o pretexto de evocar os seus direitos. Direitos? Que direitos? Porventura um escravo tem algum direito a não ser o direito de servir ao seu AMO? De obedecer-lhe por amor? De submeter-se a Sua vontade?
A IGREJA quando passa por situações que a fazem sofrer busca do Amigo Espírito Santo a ajuda necessária, porque ela sabe que todos nós precisamos ser purificados se quisermos, um dia, participar das bodas do Cordeiro.
A Bíblia diz que Jesus nos purificou dos nossos antigos pecados (2 Pedro 1.9); diz também que nós devemos nos purificar a nós mesmos ( 1 João 3.3). Agora, quando não nos purificamos o que não é lá tão fácil, sinceramente falando, por exemplo: quem se crucifica a si mesmo? É possível bater pregos nos pés e nas duas mãos? É necessário que alguém venha e bata o prego em um das mãos, não é mesmo? A verdade é que a IGREJA está crucificada com Cristo e vive não mais ela (Gálatas 2.20).
A pergunta é: quem está verdadeiramente crucificado pode reagir a alguma coisa? Pode reivindicar os seus direitos? Está realmente em um processo de morte contínuo como escreveu o apóstolo Paulo:
“DIA APÓS DIA, MORRO!” ( i Coríntios 15.31).
A IGREJA sabe que para seguir a Jesus é condição indispensável tomar cada dia a sua cruz, e, quando alguém passava carregando uma cruz todos que o viam comentava: ali vai um homem morto! Será que o mundo diz isto de nós?
A IGREJA é rejeitada pelo mundo, sim, e não como vemos nos dias atuais, quando parcerias são feitas com os sistemas deste mundo; igrejas sendo elogiadas por homens maus e corruptos. Veja o que disse o meu Senhor:
“AI DE VÓS, QUANDO TODOS VOS LOUVAREM! PORQUE ASSIM PROCEDERAM SEUS PAIS COM OS FALSO PROFETAS.” ( Lucas 6.26).
A IGREJA não se vende entrando em casamento com o mundo, aceitando tudo o que lhe é imposto para não perder as benesses que porventura desfrute. A IGREJA combate o pecado à luz da Palavra de Deus; confronta os pecadores e convida-os ao arrependimento, à conversão genuína, onde sejam produzidos frutos dignos de arrependimento.
A IGREJA não se cala diante do comportamento imoral de seus freqüentadores para não magoá-los, em nome do bom senso, temendo que os tais se vão e seus dízimos e ofertas venham a fazer falta nos cofres. A IGREJA sabe muito bem que Cristo, a CABEÇA, cuida do CORPO e é suficientemente capaz de suprir todas as coisas; A IGREJA não precisa de dinheiro sujo, adquirido com corrupção e de modo ilícito para suprir as suas necessidades. Cristo, a CABEÇA é santo, aleluia! Tudo o que lhe é entregue deve ser santificado e usado com santificação, afinal a IGREJA sabe que devemos ser “santos em toda maneira de viver”.
A IGREJA já é: “gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, porém, santa e sem defeito.” (Efésios 5.27).
Pai me ajuda a estar na NOIVA, em nome de Jesus!
Maranata!

Nenhum comentário: