quinta-feira, maio 12, 2011

JÁ FEZ A ORAÇÃO DE AGUR?




“DUAS COISAS TE PEÇO; NÃO MAS NEGUES, ANTES QUE EU MORRA...” ( Provérbios 30.7).

Já ouvi pessoas pregando e atribuindo estas palavras ao sábio Salomão, quando, na realidade, foram proferidas por este homem chamado Agur.
Seu nome no hebraico significa cobrador ou colecionador; era de Massá e filho de Jaque. Era sábio e escreveu as máximas de Provérbios capítulo trinta. (Pequena Enciclopédia de Boyer).
Parando para pensar um pouco na oração que fez este homem vemos a sabedoria ali expressa, trazendo lições para os nossos dias.
Segundo as escrituras, ele pediu exatamente o seguinte:
“AFASTA DE MIM A FALSIDADE E A MENTIRA...”
Oh, como nós precisamos pedir a Deus que essas coisas estejam longe de nós!
Em um mundo onde a falsidade sai pelos poros das pessoas, o verdadeiro cidadão do céu não deve estar usando desse expediente.
É lamentável como estamos vendo a falsidade reinando em muitas vidas que se dizem evangélicos, cristãos, crentes... É falsidade no falar, no agir, nas amizades, meu Deus! A falsidade é uma manifestação da mentira, portanto, é característica do reino das trevas e nunca do Reino da luz; o Reino da luz é antagônico nesse particular; o cidadão do Reino da luz é sincero, não usa de hipocrisia em relação ao seu próximo, especialmente com seu irmão.
Por incrível que possa parecer há relacionamentos conjugal que são mantidos em falsidade, somente de aparência, a realidade é outra bem diferente. Dependendo do interesse e conveniência de um dos cônjuges a relação se mantém em um nível alto de fingimento, até porque em alguns casos, a função eclesiástica precisa ser mantida ou a ocupação de um cargo na igreja local.
Enquanto isso, o pai da mentira deita e rola na família dos tais que assim procedem.
Meus amados irmãos, já não há mais tempo para se viver um faz-de-conta; a hora da verdade está chegando e muitos serão desmascarados quando a trombeta tocar. O melhor que se tem a fazer é arrepender-se de uma vida de mentira e engano, buscar a sinceridade e a verdade, pois somente assim chegaremos na presença de Deus, na casa do Pai.
Agur ainda fez outro pedido:
“NÃO ME DÊS NEM A POBREZA NEM A RIQUEZA; DÁ-ME O PÃO QUE ME FOR NECESSÁRIO;”
Difícil se ouvir alguém orando assim ou mesmo pedindo oração aos irmãos com esse propósito diante de Deus.
Em um tempo em que a maioria dos cristãos estão correndo em busca da riqueza, de acumular bens materiais, pedir apenas o pão que lhes for necessário, ou seja, como Jesus ensinou:
“O PÃO NOSSO DE CADA DIA DÁ-NOS HOJE;” ( Mateus 6.11).
Na verdade, queremos não só o pão necessário, mas encher o nosso celeiro mais e mais.
Se atentarmos para os pedidos de oração que se nos chegam, a prioridade absoluta deles é em relação às coisas materiais. A influência do sistema mundano é muito grande e muitos que se chamam pelo nome do Senhor estão trabalhando para comprar e depois trabalhando mais para pagar o que comprou. Em suma: a corrida pelo ter está desenfreada.
A disparidade é tão gritante que as pessoas dão testemunho quando adquirem algo material e não testemunham na igreja quando vivem algum tipo de experiência espiritual; não se vê agradecimento por ter recebido uma revelação especial do Espírito Santo; por um entendimento específico de um assunto bíblico; por ter levado alguém ao conhecimento de Cristo...
Será que alguém que me lê já ouviu uma pessoa pedindo oração, preocupada porque naquele mês ainda não tinha levado ninguém a Cristo? Por que seus filhos ainda não são batizados com o Espírito Santo? Porque na sua família não há quem seja usado nos dons espirituais?
O Senhor Jesus nos falou que o Pai supriria todas as nossas necessidades e que não devíamos nos preocupar com o que comer ou com o que vestir; disse ainda que essa preocupação é comportamento de gentios, ou seja, de quem ainda não é filho ( Mateus 6.25-33).
Há tantos se esforçando para ganhar mais dinheiro para comprar casa na praia, casa na montanha, fazendas, carros de último modelo, manter uma aparência de quem tem boa condição financeira, entretanto, não consegue passar um tempo a buscar a face do Senhor, ou com a Palavra; o tempo disponível para se reunir com os irmãos é apenas duas horas por semana e em certos casos, mais esporadicamente, afinal os compromissos sociais absorvem todo o seu tempo.
Agur foi muito sábio no seu pedido e nas razões para tal:
“ESTANDO FARTO TE NEGUE E DIGA: QUEM É O SENHOR?”
Quantos entraram por esse caminho; caminho da soberba, do orgulho, achando que por seus méritos e trabalho conseguiram acumular a fortuna que possuem e esquecendo-se de que tudo vem de Deus.
“OU QUE, EMPOBRECIDO, VENHA A FURTAR E PROFANE O NOME DE DEUS.”
Misericórdia!
Verdadeiramente há casos em que evangélicos alegando dificuldades financeiras acabam entrando pelo caminho da desonestidade, das falcatruas, da corrupção, do ganho ilícito e quando descobertos é grande a vergonha para o evangelho de Cristo; quanto escândalo nos dias atuais! A oferta por dinheiro fácil é tentadora, mas com a ajuda do Amigo Espírito Santo é possível manter-se íntegro, sem comprometer a sua comunhão com Deus, sua fidelidade a Ele!
Amados, oremos como Agur cada dia pedindo ao Pai que nos guarde em fidelidade a Ele até que venha Jesus!
Maranata!

4 comentários:

pr.gilmar nery disse...

Querida irmã, graça e paz...
A sua página cumpre um propósito; extremamente reflexiva e edificante, com a sua permissão estarei sempre por aqui exercitando a minha leitura.

ja estou seguindo...

pr. gilmar nery

gnerysales.blogspot.com

Lidia Fernandes Da Silva disse...

A paz do Senhor prezado Pr. Gilmar
Agradeço-lhe por ler o que postamos segundo o que o Amigo nos traz. Sei que as mensagens são fortes, pois antes de tudo, fazem efeito no meu interior.
Seguiremos orando por sua vida, porque tenho responsabilidade de orar por todos quantos visitam esse blog.
Deus lhe abençoe
A conserva
lidia

ALEXANDRE disse...

QUE BOM, AO LER ESTE TEXTO LEMBRO-ME QUE JÁ FIZ A ORAÇÃO DE AGUR,PORÉM TENHO QUE INSISTIR NELA MAIS E MAIS PARA ME MANTER AGRADECIDO COM O QUE TENHO E DESCANSAR NO SENHOR SOBRE AS COISAS FUTURAS!QUANTO A SINCERIDADE PESSO SEMPRE AO SENHOR QUE A ME DÊ,PARA QUE POSSA ESTAR DE PÉ DIANTE DELE E DOS HOMENS.

Lidia Fernandes Da Silva disse...

Prezado irmão Alexandre
A paz do Senhor
Deus seja louvado em sua vida cada dia, e que o Amigo Espírito Santo nos ajude a orar como Agur mesmo, com sinceridade de coração, em nome de Jesus.
A conserva
lidia