segunda-feira, março 21, 2011

NUNCA O ENTRISTECER!


“E NÃO ENTRISTEÇAIS O ESPÍRITO DE DEUS, NO QUAL ESTAIS SELADOS PARA O DIA DA REDENÇÃO.” (Efésios 4.30).

Louvo a Deus por que nos deu do Seu Espírito, aleluia!
Nem posso imaginar o que seria de mim sem o Amigo; nem quero pensar nisso, guarde-me o Senhor.
Desde que o Senhor Jesus foi assunto aos céus e após dez dias o Pai enviou o Consolador o mundo ficou diferente, glória a Deus!
O Amigo é doce, é terno; Ele não se ira apenas se entristece e nós não temos o direito de entristecer Aquele que da parte do Pai nos foi enviado para estar conosco para sempre.
Não, não quero entristecê-lO, jamais!
Mesmo não querendo entristecer o Amigo muitas vezes O entristecemos e como!
Um dia cheguei em uma cidade e a irmã que me apanhou no aeroporto levou-me até o seu apartamento. Ao chegar ali, percebi o quanto aquela casa era bonita, alegre, aconchegante, enfim, um lugar agradável para se estar.
Expressei, então, a minha alegria por estar em sua casa e disse-lhe o quanto achei a sua casa bonita, agradável, clara, um ambiente acolhedor.
A irmã por sua vez ficou contente com a minha observação, claro! Quem não se sente bem quando elogiamos aquilo que está sob nossos cuidados?
Naquele momento (nunca vou esquecer!), o Amigo aproveitou para me ensinar uma grande lição. Disse-me Ele:
-- Viste o quanto a dona da casa ficou feliz com a apreciação que fizeste a sua casa? Respondi-lhe:
-- Sim, Amigo. Ao que Ele completou:
_ Eu também fico muito alegre quando as pessoas elogiam a “casa” onde moro, ou seja, a pessoa (templo) onde habito, por ser ela lavada e remida pelo sangue de Jesus. Alegra-me muito quando são proferidas palavras positivas a respeito da “casa”, enquanto que me entristeço muito quando, ao contrário, palavras negativas, comentários maldosos, acusações e críticas são dirigidos à “casa” em que estou morando.
Que grande lição meus amados!
É muito bom refletir um pouco e quem sabe, até pedir perdão ao Amigo por tantas vezes que O magoamos com as nossas palavras em relação ao lugar onde Ele habita.
Por mais feia que seja a nossa casa física; até mesmo quando está deteriorada; sem pintura nova; às vezes, quase caindo aos pedaços, porém, damos valor a ela porque é o lugar onde nos abrigamos, é o nosso lar.
Não sei se alguém fica satisfeito quando uma pessoa começa a falar mal da sua casa, colocar defeitos, (mesmo sabendo que há defeitos, esperamos sempre uma oportunidade de arrumá-la), tecer comentários jocosos; com toda certeza ficamos tristes.
A “casa” onde o Amigo mora somos nós; nós somos casa ( Hebreus 3.6). Jesus disse:
“... SE ALGUÉM ME AMA, GUARDARÁ A MINHA PALAVRA; E MEU PAI O AMARÁ, E VIREMOS PARA ELE E FAREMOS NELE MORADA.” ( João 14.23).
Quem de nós poderá julgar o outro quanto ao seu amor a Jesus e a sua obediência à Palavra? Por isso corremos o risco de entristecer Aquele que mora na “casa”.
Nós entristecemos o Amigo quando ferimos a “casa” onde Ele está.
Quem fere um membro do nosso corpo, conseqüentemente, faz a cabeça sofrer; de igual modo, quando ferimos um membro do Corpo de Cristo ferimos Ele, a Cabeça do Corpo.
Sinto temor quando leio a escritura que diz:
“DE QUANTO MAIS SEVERO CASTIGO JULGAI VÓS SERÁ CONSIDERADO DÍGNO AQUELE QUE PISOU AOS PÉS O FILHO DE DEUS...” (Hebreus 10.29).
Ora, quem pisa o dedo mínimo do pé de outro pisa o corpo, pois todo o corpo sente a dor.
Deus tenha de nós piedade e nos perdoe por tantas vezes que ferimos ao nosso Amado; quanto o nosso inimigo nos tem enganado e nos levado a ferir nossos irmãos, vidas pelas quais Cristo morreu; “casas” onde Deus habita!
Vigiemos, pois, meus amados para não cairmos no engano do maligno vindo a entristecer o Espírito de Deus no qual estamos selados para o dia da redenção. Naquele dia que está muito perto, aleluia, quem não estiver selado não terá condição de ouvir a trombeta tocar para ir ao encontro do Senhor nos ares.
Custe o que custar amados, mantenhamos o Selo bem nítido; busquemos cada dia dar alegria ao Amigo Espírito Santo e Ele certamente nos ajudará como Hegai ajudou Ester a agradar o rei e finalmente ganhar a coroa!
Amemos, pois, o Amigo!
Maranata!

Nenhum comentário: