segunda-feira, fevereiro 28, 2011

APRENDENDO DE CRISTO



“... APRENDEI DE MIM, QUE SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO...” (Mateus 11.29)

Quando se trata de aprendizagem, geralmente dizemos que estamos aprendendo com alguém; aprendendo com o professor fulano; aprendendo com o doutor sicrano; aprendendo com o mestre beltrano.
Em se tratando do Mestre Jesus é diferente. Ele nos ordena a não aprender simplesmente com Ele, mas aprende DELE e isso faz toda a diferença!
Primeiro para que possamos aprender Dele e volto a frisar, não com Ele, é necessário tomar o jugo dEle como Ele disse:
“TOMAI SOBRE VÓS O MEU JUGO, E APRENDEI DE MIM...”
Impossível aprender de Jesus sem tomar o Seu jugo, ou seja, viver uma vida de total submissão a Ele como Senhor da nossa vida.
Quem sabe é por essa razão que muitos cristãos, evangélicos, crentes procuram aprender com Ele e não Dele, visto que não entregaram suas vidas inteiramente para fazer tão somente a Sua santa vontade.
Para aprendermos com alguém basta ouvi-lo, prestar atenção ao que esse alguém ensina fazer os exercícios que são propostos ao aluno; aprendemos com alguém quando tomamos tempo lendo o que ele escreveu, observando os seus ensinamentos. Essa atitude não significa que o aluno viva a mesma vida que o seu professor, seja igual a ele, absolutamente. Uma pessoa pode até ensinar o que aprendeu com outro sem sequer conhecê-lo pessoalmente, usando simplesmente os seus escritos.
Jesus disse que aprendêssemos DELE e disse o porquê:
“... SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO...”
Não pode haver coisa mais maravilhosa do que aprender de alguém com essas virtudes! O detalhe é que temos que aprender DELE e não com ELE. Aí a situação muda...
Para aprender DELE é necessário conhecê-lO de verdade, não como Jó conhecia a Deus, apenas de ouvir falar. Esse conhecer passa por uma convivência contínua, seguida de intimidade profunda, tipo, nós em Cristo e Cristo em nós!
Responda cada um para si mesmo: como anda a nossa vida espiritual quanto ao conhecimento em intimidade com Cristo? O jugo DELE está realmente sobre nós? Buscamos a Sua vontade acima de tudo embora saiba que isso pode significar abrir mão de alguma coisa que temos como preciosa?
Nunca esquecer que a atitude de tomar o jugo nos leva ao aprendizado DELE. ELE, Jesus, tem que ser parte integrante da nossa vida em todos os sentidos, sem exceção alguma. Quem toma o Seu jugo com sinceridade abre mão da sua vontade, do seu querer e até do seu livre arbítrio; agora tudo é Ele, por Ele e para Ele!
Quem está disposto a essa vida mesmo sabendo o preço que terá que pagar por viver piedosamente, isto é, sofrer perseguições?
É bom aprender de Jesus, pois Ele ensina com mansidão e humildade a cada um compreendendo as suas limitações, entendendo as suas fraquezas e considerando o desejo de cada um em aprender DELE.
Há muitas escolas e faculdades teológicas todas com muitos alunos com o objetivo de estudar a Palavra de Deus, de adquirir conhecimentos sobre Deus, de entender as escrituras e interpretá-las, enfim.
Quantos seminários para que se aprenda sobre o que está escrito no Apocalipse, porque a curiosidade de todos é muito grande a respeito das coisas futuras.
Entretanto, hoje, o Amigo nos chama à atenção para a necessidade de aprender a Cristo como está escrito:
“... NÃO APRENDESTES ASSIM A CRISTO.” ( Efésios 4.20).
Aprender de Cristo, aprender a Cristo tem a ver com uma experiência pessoal com Ele, a infusão da sua natureza, viver na comunhão dEle, ter renascido para um novo mundo, ter-se despido das vestes antigas e ter-se vestido das novas. Não quer dizer aprender a Sua doutrina simplesmente; não é aprender o que Ele requer, expresso em sua mensagem ética.
Aprender a Cristo é apropriar-se de quanto Jesus é, para que assim se torne o nosso ser; é um aprendizado experimental, que transcende o que é meramente intelectual.
Assim sendo, amados, busquemos aprender de Jesus, pois somente dessa maneira o Amigo Espírito Santo nos transforma na imagem do Senhor.
Os que aprendem dEle, quando Ele se manifestar, serão semelhantes a Ele e assim como Ele é o verão!
Maranata!

Nenhum comentário: