terça-feira, dezembro 07, 2010

CUIDADO COM ELA. ELA É DESTRUTIVA 2

“... MAS, SE TENDES AMARGA INVEJA... “ ( Tiago 3.14)

A inveja traz consigo o sentimento faccioso que provoca algumas coisas bastante desagradáveis no meio do povo que se chama pelo nome do Senhor, a saber:
Rivalidade entre os líderes, o que por sua vez provoca
Rivalidade na igreja local, e por conta disso a comunhão do Corpo é quebrada, os crentes deixam de andar na luz. Uma vez que o crente não anda na luz nem tem comunhão com os irmãos, o sangue de Jesus não o purifica ( 1 João 1.7). É sério, amados!
Esse sentimento nada tem a ver com a sabedoria que vem do alto, mas com a sabedoria terrena, que, como está escrito, é animal e diabólica, misericórdia!
A Bíblia diz que não devemos andar em invejas (Romanos 13.13).
Paulo escrevendo aos gálatas diz para não sermos invejosos ( Gálatas 5.26)
Mesmo uma igreja como a de Corinto onde os dons espirituais estavam em evidência, estavam lá os crentes invejosos, carnais ( 1 Coríntios 3.3; 2 Coríntios 12.20).
Agora, responda lá: será que existe alguma igreja local onde não haja invejosos? Será que existe alguma pessoa que nunca tenha caído na tentação do maligno quanto à inveja?Podemos até sentir tal coisa, porém, o perigo maior é se deixar dominar por ela.
Senhor guarda-nos de sermos invejosos como Caim que acabou matando o seu irmão, porque Deus se agradou do sacrifício dele (quantos estão sendo mortos nas igrejas locais pela mesma causa!);
Senhor guarda-nos de chorarmos de inveja como Raquel, porque sua irmã era fértil e ela não (quantos derramam lágrimas a corroerem-se com este sentimento maligno, o semblante fica abatido...)
Senhor, não nos deixe agir como os irmãos de José, que por inveja o venderam como escravo (quantos estão sendo vendidos traiçoeiramente!)
Senhor guarda-nos de agirmos como Coré e seu grupo que por invejarem a posição de Moisés e Arão tiveram uma morte horrível, e além do mais perderam todos os seus bens (quantos estão vivendo sérios problemas de perdas financeiras como conseqüências da inveja!).
Oh, Pai, livra-nos de imitarmos a Saul, que embora ungido, foi dominado pelo sentimento de inveja a ponto de desejar ardentemente acabar com a vida de alguém segundo o coração de Deus ( como acontece isso em nossos dias, infelizmente; quantos estão fugindo para cá e para lá, tentando escapar da fúria do invejoso (a)). Entretanto, o que alegra o coração é que o Deus que promete um trono não se deixa levar pela inveja de ninguém e o lugar de honra que lhe está prometido está vazio, ninguém o ocupará somente você no dia e hora já determinados por Ele, aleluia!
Oh, Pai! Em nome de Jesus não permitas que sejamos tomados de inveja como os príncipes colegas de trabalho de Daniel, para que depois não venhamos a ser esmigalhados pelo leão, e como se não bastasse os invejosos serem destruídos, suas famílias também o foram (quantas esposas e filhos estão pagando a fatura por causa de um líder familiar movido pela inveja!).
Meu Pai, o Teu próprio filho – Jesus, não escapou da inveja dos homens e que homens? Os líderes religiosos! Tais líderes não tinham autoridade espiritual, a palavra deles era sem vida, vazia, e por isso não admitia que o Senhor Jesus que, segundo eles, não era preparado como rabino, fosse capaz de atrair multidões, fazer milagres, ter uma palavra de autoridade. E como está escrito, Pilatos sabia que por inveja eles o haviam entregado.
Agora observem meus amados: se o Filho de Deus não foi poupado nós o seremos? Mas Aquele que conseguiu ser vitorioso e vencedor nos ajudará a não sermos destruídos por essa obra da carne; certamente Ele nos dará o escape na hora necessária e o Amigo nos ensinará como agir em relação àqueles que usam de inveja contra nós.
Paulo também não foi poupado! Atos 13.45; 17.5.
O cuidado que devemos ter é para não nos deixarmos dominar pela inveja e quando formos vítimas dela exercitar perdão e orar por quem nos inveja e tenta nos prejudicar através dela.
Procuremos cada dia fazer o que está escrito, guardando nosso coração de todo e qualquer sentimento nocivo, especialmente a inveja.
Em todo o meu tempo na caminhada com Cristo nunca vi, ou mesmo tomei conhecimento de que algum crente fora excluído do rol de membros de uma igreja local por ser invejoso. Todavia, é bom relembrar que nenhum invejoso há de herdar o reino de Deus ( Gálatas 5.20.21).
“SOBRETUDO O QUE SE DEVE GUARDAR, GUARDA O TEU CORAÇÃO, PORQUE DELE PROCEDEM AS SAÍDAS DA VIDA.” ( Provérbios 4.23).
Maranata!


Nenhum comentário: