sexta-feira, novembro 05, 2010

QUANDO DEUS NOS ENSINA

“... FEZ O SENHOR NASCER UMA PLANTA... ENVIOU UM VERME... EM NASCENDO O SOL, DEUS MANDOU UM VENTO CALMOSO ORIENTAL...” (Jonas 4.6-8).

É maravilhoso observar as lições que Deus nos dá; Ele sempre está querendo nos ensinar alguma coisa para o nosso crescimento e aprendermos obediência.
Jonas, o profeta fujão, como é chamado, a duras penas finalmente chega à cidade de Nínive e entrega a mensagem de Deus para aquele povo.
Embora não tendo percorrido toda a cidade, retira-se e fica à espera do que irá acontecer. O seu coração não mostra a mínima misericórdia para com aquele povo que não conhece a Deus; pelo contrário, ele espera mesmo a destruição total de todos ali.
Deus, entretanto, age de modo diferente do que pensamos ou até mesmo queremos que Ele aja, Deus é Deus, aleluia, e não é levado por sentimentos dos homens, glória a Deus.
E Deus ensina a Jonas a lição da misericórdia: faz nascer uma planta que traz para o profeta um bem estar; envia um verme que faz a planta morrer imediatamente e depois, manda um vento que não traz refrigério para o profeta, cuja cabeça está sendo aquecida pelo sol. Isto provoca a revolta do profeta ao ponto de fazê-lo desejar a morte, imagine!
Deus lhe ensina sobre compaixão e misericórdia.
Quando o Amigo me trouxe ao coração esta meditação me orientando para escrever , sei que há alguém que me lerá que está passando por uma situação semelhante a que viveu Jonas:
Deus lhe abriu uma porta que lhe tem trazido bem estar e conforto; isso lhe trouxe muita alegria, celebração, agradecimento, enfim...
Contudo, o mesmo Deus fez com que acontecesse alguma coisa para lhe tirar da zona de conforto e isso lhe tem trazido questionamentos sérios. Deus faz como quer quando nos lhe apraz nos ensinar uma lição. A situação mudou; o conforto já não é tanto; houve uma reviravolta para tirá-lo de certa comodidade, mas saiba que é Deus agindo e para o seu bem.
Não se preocupe quando o sol começar a arder na sua cabeça e quando o vento lhe tocar mas não lhe trouxer alívio, experimente louvar a Deus, agradeça, pois como está escrito:
“EM TUDO DAÍ GRAÇAS...” ( 1 Tessalonicenses 5.18) e ainda:
“DANDO SEMPRE GRAÇAS POR TUDO...” ( Efésios 5.20).
Em todas as circunstâncias devemos falar com o Amigo Espírito Santo e Ele nos trará, de alguma maneira, uma resposta acerca do propósito daquela situação.
Deus nos faz passar por momentos difíceis para que possamos ter compaixão e misericórdia de outros que estão ao nosso redor e vivem situações às vezes, até desesperadoras. Somente entenderemos o processo que alguém está vivendo quando lembramos de que passamos por outro igual; aí somos inclinados a agir com bondade no exercício do verdadeiro amor para com o nosso próximo.
O melhor, todavia, é exercitarmos bondade, misericórdia e compaixão sem que precisemos viver momentos como viveu o profeta Jonas, e, de modo nenhum imitemos o seu proceder ou sua fala numa atitude de revolta contra o modo de Deus agir em favor de outros.
Deus sabe muito bem quando precisamos aprender uma lição, mas conhece também a nossa estrutura, e lembra que somos pó. Ele não vai deixar que o sol causticante lhe consuma os dias; Ele mesmo lhe envolverá com a Sua sombra e debaixo das Suas asas estarás seguro...
A nuvem da misericórdia chegará ao seu dia de deserto; há um oásis bem a sua frente e do outro lado um novo tempo espera alguém que poderá ser misericordioso e compassivo para com aqueles que lhe procurarem buscando uma palavra de refrigério e encorajamento.
Não desista! Viva com alegria o momento de sol escaldante. Esse momento é breve, passará mais depressa do que se possa imaginar. Deus é bom!
Maranata

3 comentários:

Andeson Lisboa disse...

Bom dia e a paz d Senhor irmã Lidia. Louvo a Deus por sua vida, mesmo sem conhecer a senhora pessoalmente, ja tive poucas oportunidades de ve-la pregando, mas tenho sido abençoado por sua vida, a senhora com sua vida me motiva a sempre procurar uma intimidade maior com o amigo, Gloria a Deus!João 14:26 afirma que Ele nos ensina...que coisa maravilhosa é ser aluno do Espirito Santo.Espero conhece-la um dia que a senhora vier aqui na Paraíba, sempre acompanho o blog.para sua meditação, Josue 14:10 e 11.

Lidia Fernandes Da Silva disse...

Prezado irmão Anderson
A paz do Senhor
Deus seja louvado em nossas vidas cada dia; que o Senhor Jesus cresça e nós diminuamos mais e mais.
Se puder escreva-me um email:
lidiaamigadoamigo@hotmail.com
Um abraço com gratidão em nome de Jesus
a conserva
lidia

Glaucia disse...

Boa Noite, irmã. Esse estudo me mostrou onde estou: no meio de um ensino. Muito difícil, mas tenho que me manter firme no Senhor, esperando Nele, sabendo do Seu cuidado. Ore por mim nesse momento. Obrigada,
Gláucia
gladiniz@yahoo.com.br