terça-feira, novembro 30, 2010

CRENTE VELHO OU VELHO CRENTE?



“... NA MALÍCIA, SIM, SEDE CRIANÇAS; QUANTO AO JUÍZO, SEDE HOMENS AMADURECIDOS.”
( 1 Coríntios 14.20).

Quem está em Cristo é nova criatura, está escrito, independente da idade cronológica que tenha, e como está escrito, deve viver em novidade de vida.
O problema é que o crente quando fica velho na fé é de fato um PROBLEMA!
O crente velho vive uma vida sem prazer;
O velho crente não importa a situração, “O SEU PRAZER ESTÁ NA LEI DO SENHOR...”;
O crente velho tem a visão de reino sem o brilho do sol; suas noites não têm lua, nem tão pouco ele pode enxergar o brilho das estrelas. Sua vida perdeu totalmente o esplendor;
O velho crente por mais escuras que sejam as nuvens a cobrir o sol ele pode ver além delas, um lindo sol a brilhar! Suas noites têm sempre uma bela lua e é pontilhada de estrelas que ao piscarem lhes transmitem uma mensagem de que Deus é fiel e da mesma maneira como as chama pelo nome, também conhece o nome dele para agir em seu favor!
O crente velho vive uma vida espiritual sem firmeza nos braços, isto é, não consegue empreender nenhum trabalho no Reino; as suas pernas já não têm segurança para andar com passos firmes no Caminho; a sua alimentação tem que ser coisas leves, líquidos (mensagens para bebês espirituais); sua visão está totalmente escurecida, não consegue enxergar o que Deus está fazendo na sua vida e na vida dos que estão ao seu redor; ele só vê tudo escuro, só vê coisas negativas em tudo e em todos;
O velho crente, pelo contrário, não perde oportunidade de exercitar os braços na obra de Deus, procurando fazer o que lhe vem às mãos conforme as forças que tem (Eclesiastes 9.10); suas pernas estão firmes, pois afinal, ele faz veredas direitas para os seus pés e assim pode correr com paciência a carreira que lhe está proposta, olhando para Jesus ( Hebreus 12.2); recebe a alimentação espiritual sempre com alegria, não tem fastio e tão pouco faz restrição alimentar, porque tanto se alimenta de coisas leves quanto de coisas sólidas (Hebreus 5.14); ele sabe que o homem vive de toda Palavra ( mas TODA mesmo) que sai da boca de Deus ( Mateus 4.4). sua visão é visão de águia, ver ao longe,enxerga tudo límpido, ver coisas boas em tudo e em todos, pois, afinal, ele compra colírio para ungir os seus olhos e estes nunca escurecem! ( Apocalipse 3.18).
O crente velho não podendo falar em voz alta não perde tempo para murmurar até falando consigo mesmo; seus dias são cheios de amargura e seus lábios só se abrem para destilar absinto, triste!
O velho crente abre a sua boca com alegria para louvar a Deus; seus lábios exprimem o gozo que lhe vai na alma; não há lugar para queixumes e murmurações, afinal ele tem tanto para agradecer que não sobra tempo para proferir palavras que venham entristecer do Dono da sua casa – o Amigo Espírito Santo. Ainda que as circunstâncias lhes sejam adversas Ele tem motivos para louvar a Deus pois a sua fé lhe estimula a isso; ele sabe que o seu Deus nunca o abandonará (Hebreus 13.5.b).
O crente velho quando lhe falta o sono levanta-se e começa a recordar o passado, e, de preferência lembrando as coisas más, enquanto que o velho crente quando fica sem sono aproveita para recordar os feitos do Senhor em sua história de vida e interceder por aqueles que estão dormindo, que privilégio!
O crente velho já não consegue ouvir a voz do Bom Pastor; sua audição espiritual está comprometida, foi avariada com o barulho do mundo e das suas próprias palavras de crítica, acusação, condenação, enfim.
O velho crente tem a sua audição espiritual bem aguçada; ele está sempre pronto para ouvir o que o Espírito diz às igrejas; ele ouve a voz do seu Pastor e a conhece. Não tem perigo de confundir a voz do Mestre amado com a voz do mercenário, aliás, quando o “outro” tenta lhe falar, tentando-o a maldizer ele o repreende em nome de Jesus e começa a exaltar o seu Senhor!
O crente velho vive sempre com medo, não tem segurança em Deus, vive sempre sobressaltado esperando o pior, tudo lhe é demasiadamente pesado já não consegue ajudar outros a levar a carga, pois nem dá conta da sua própria.
O velho crente anda seguro! Não tem porque temer, pois sua vida e a vida dos seus está bem protegida pelo Poderoso de Jacó! Está sempre disposto a ajudar os irmãos a levar as suas cargas e com alegria; ajudar outros não lhe é um fardo, mas uma maneira de servir ao seu Senhor servindo ao Corpo.
E finalmente, o crente velho se apavora em pensar que o dia do encontro com Deus vai chegar; ele pensa em como há de deixar este mundo, como ficarão os seus sem ele...
O velho crente jubila em pensar no dia em que estiver frente a frente com o seu Senhor, Aquele que lhe amou, lhe comprou, lhe sustentou em todo tempo, lhe foi fiel! Não se preocupa com os seus, pois sabe muito bem que o seu Senhor cuidará deles da mesma maneira como o fez consigo e lhe conduziu em segurança até o Seu Reino celestial. Por isso, só há motivo para alegrarem-se quando pensa no dia da colação de grau, aleluia!
Afinal, que crente queremos ser: Crente velho ou velho crente? A escolha é de cada um.
Maranata!

Nenhum comentário: