sexta-feira, outubro 15, 2010

ATALIA, UMA MULHER PERVERSA

“ ... NÃO A MATEM NA CASA DO SENHOR.” ( 2 Crônicas 23.14).

Ao lermos a história dessa mulher nas sagradas escrituras vemos o quanto ela agiu de maneira contrária aos ensinamentos de Deus para o Seu povo.
Era ela filha de Onri, que foi rei de Israel, tendo reinado doze anos (1 Reis 16.23). Fez ele o que era mau perante o Senhor, pior que todos os que foram antes dele (1 Reis 16.25).
Atalia herdou do seu pai toda a maldade que manifestou durante a sua vida. Ela era tão ímpia que, segundo as escrituras, que aconselhava o filho para o mal ( 2 Crônicas 22.3). Que mãe!
Como se não bastasse toda a sua maldade mandou destruir toda a descendência real da casa de Judá (2 Crônicas 22.10). Ela era uma mulher tremendamente vingativa.
O sacerdote Joiada de acordo com a vontade de Deus, resolveu fazer rei a Joás, neto de Atalia, no que foi bem sucedido. Joás foi proclamado rei com sete anos de idade.
O interessante nesta história é a maneira como Joiada conduziu a situação, no que diz respeito à Atalia. Ela estava dominando o povo e agindo como queria em desobediência a Deus.
Porém, quando a hora chegou para que ela fosse destronada e, por conseqüência morta, a ordem do sacerdote foi:
“... NÃO A MATEM NA CASA DO SENHOR.”
Como é linda a Palavra de Deus!
A casa do Senhor não é lugar para que ninguém seja morto; a casa do Senhor deve ser um lugar onde as pessoas recebam vida, a vida de Deus!
Amados, por pior que seja a situação de uma pessoa, jamais devemos provocar a sua morte na casa de Deus.
Lamentavelmente as pesquisas têm mostrado que muitos dos evangélicos e daqueles que um dia receberam a Jesus como Senhor das suas vidas, se afastaram do Caminho em conseqüência de situações criadas dentro da casa de Deus, ou seja, na igreja local, especialmente jovem.
Precisamos tomar muito cuidado com nossas atitudes em relação ao nossos irmãos.
Sabemos pela palavra de Deus que o mau uso da língua pode chegar a matar alguém e quantas vezes não medimos as palavras, ferindo e chegando mesmo a matar um irmão. E isso pode acontecer mesmo em um culto!
Imagine uma pessoa chegar já fragilizada emocionalmente e ser tratada com desprezo, ouvir uma palavra de crítica ou de acusação. É o suficiente para o nosso inimigo trabalhar e fazer com que esse irmão (ã), saia dali decidido a não mais voltar, com sentimento de revolta no coração.
Cuidado, pois! Por pior que seja alguém que se diz evangélico ou cristão e esteja na casa de Deus, vamos orar por ele, fazer tudo quanto estiver ao nosso alcance para ajudá-lo a mudar de vida, mas nunca o matemos na casa do Senhor.
A casa do Senhor é casa de oração; casa de sacrifício. É o lugar onde os salvos se reúnem com o propósito de adorar a Deus em espírito e em verdade, louva-lO pelo que Ele é, e servi-lO com alegria!
A casa do Senhor é também casa de misericórdia, lugar onde a misericórdia deve ser exercitada; lugar onde a bondade é manifestada, onde o amor é praticado sem hipocrisia.
Não matemos ninguém na casa do Senhor!
Repensamos as nossas atitudes e mantenhamos uma atitude de reverência e temor a Deus na sua casa.
Infelizmente pessoas se confabulam entre si para prejudicar o irmão; criam situações para que determinada pessoa venha a emitir a sua opinião e depois se aproveitam para realizar seus intentos contra ela empurrando-a para fora daquela congregação.
Que Deus tenha de nós misericórdia, meus amados e não matemos ninguém na casa do Senhor!
Guarde-nos o Senhor de que naquele dia da prestação de contas o Senhor profira para nós as mesmas palavras que um dia falou para Caim:
“... A VOZ DO SANGUE DO TEU IRMÃO CLAMA DA TERRA A MIM.” (Gênesis 4.9).
Se o Amigo Espírito Santo nos convence de que precisamos ir até alguém a quem ferimos para pedir perdão antes que ele morra, devemos fazer em nome de Jesus. Por favor, mas, por favor, mesmo, não deixe alguém morrer por sua casa na casa do Senhor. No que depender de nós promovamos a vida abundante que Cristo dá e nunca a morte.
Se está lidando com alguém difícil à maneira de Atalia, deixe com Deus a causa; não tome providências humanas; busque auxílio do Amigo Espírito Santo pois Ele é suficientemente capaz de resolver a situação da melhor maneira possível de modo que as suas mãos não sejam manchadas com o sangue de alguém pelo qual Cristo morreu.
Maranata!

Um comentário:

Denise disse...

Muito interessante a sua análise da palavra de Deus e bem pertinente, pois vemos pessoas serem "mortas" espiritualmente todos os dias nas igrejas. Que Deus continue lhe abençoando e lhe dando sabedoria. Denise