quarta-feira, agosto 25, 2010

ÁRVORE E ÁRVORE – II



“... TODA AQUELA QUE DÁ FRUTO LIMPA, PARA QUE PRODUZA MAIS FRUTO AINDA.” ( João 15.2).

Segundo palavras do Senhor Jesus é necessário que a árvore ou o ramo seja limpo para que possa produzir mais fruto.
Todo aquele que trabalha com plantação de árvores sabe que há tipos delas que à medida que cresce, o fruto fica ruim, além do que fica inatingível ninguém o pode alcançar.
Daí a necessidade de ser podada. Toda a folhagem é tirada, como também galhos mais altos, para que dessa maneira, quando o fruto aparecer seja de boa qualidade.
Se ainda assim a árvore não produzir fruto bom, o lenhador toma a iniciativa de trabalhar na raiz da mesma, escavando até deixá-la totalmente exposta, sem, contudo não prejudicar a sua relação com o solo onde está plantada. Há casos em que é colocado sal para tratar aquela raiz.
Há tipos de árvores que com todo esse tratamento continua a produzir mau fruto. Então, o lenhador tomando um machado, começa a fazer cortes profundos no caule da árvore de tal maneira que a seiva começa a escorrer. Até que saia toda a seiva velha e passe a produzir nova seiva é necessário o caule ser cortado.
Todos os meios são usados para que a árvore produza bom fruto.
Conosco não é diferente meus amados.
Jesus disse que o Pai é o Lenhador. Aquele que cuida da árvore (nós). Ele também usa de todos os meios a fim de que possamos produzir bom fruto.
Quantas vezes somos podados! Sofremos perdas e perdas e perdas...
Agora, quem olha para nós não tem coragem de aproximar-se, não há nada que atraia e como diz um provérbio popular, ninguém se encosta em árvore que não dá sombra, pelo menos.
Deus permite que passemos por situações de perdas, como por exemplo, no aspecto financeiro. Então, muitos amigos que viviam sempre conosco tendem a se afastar, visto que nada mais temos que oferecer. E mesmo assim nosso fruto não se modifica. Não mudamos de atitudes. Não nos humilhamos diante do Pai reconhecendo a dependência dEle e buscando a Sua misericórdia.
Quantas vezes somos colocados em exposição pública, humilhados (raiz sendo trabalhada). Tratamento forte para que de alguma maneira possamos dar bom fruto...
Existe também aquela situação que precisamos sofrer na pele, no corpo (enfermidades), para que nosso fruto seja apreciado e nos tornemos árvores aprovadas pelo Lenhador.
Minha oração neste dia é que o Pai celestial trate conosco da maneira que melhor lhe aprouver, contanto que o nosso fruto seja bom e possamos ser aprovados para toda boa obra no Seu Reino.
A lição que aprendemos é que passando por qualquer uma das fases de tratamento para frutificação devemos nos humilhar debaixo da potente mão de Deus, buscando cada dia a Sua maravilhosa graça, a sua misericórdia. Reconhecendo as nossas falhas, nos despojando de todo e qualquer tipo de vírus luciferiano (orgulho), e nos revestindo de humildade ( Colossenses 3.12) naquele dia estaremos preparados para participar das bodas do Cordeiro em nome do Senhor Jesus e com Ele estaremos para sempre, aleluia!
Maranata!

4 comentários:

Alberto Couto Filho disse...

Amada irmã Lidia,
A paz
Suas mensagens são imensamente edificantes. Tocam corações, independentemente dos dias vividos.
Aqui está um seguidor deste seu blog encantador, uma velha árvore que ainda dá bons frutos.
Realizo palestras, enquanto ensino sobre liderança, com respaldo integral nas ações do Líder dos líderes. Sobre este assunto, dei redação a uma obra que, possivelmente, será publicada ao início do mês de setembro. Seu título é “VINDE APÓS MIM – JESUS não disse: IDE após seus líderes. Falei à amiga, há alguns meses atrás, sobre o livro, cujo título diz-nos, metaforicamente, que devemos olhar para Cristo ao invés de olharmos para os homens.
Pode transparecer jactância (benigna), mas creio mesmo estar sendo aprovado por Deus, a julgar pelo vigor físico e lucidez que, pela sua graça, me foram concedidos. Meu filho, fruto advindo da minha união com Janete – é o meu “temporão” que, ainda agora, completou a maioridade. Veja que sou um paizão-avô, deliciando-me com os meus 72 anos bem vividos. Por isso, e pelo que você lerá, digo que, unicamente, para a gloria de Deus Pai posso, até, ser jactancioso por asseverar que, por ser filho do Altíssimo, do Deus Todo-Poderoso a quem sirvo com inteireza de coração, sou abençoado abundantemente.

Alberto Couto Filho disse...

Soube de um recente diálogo entre o Pai e o Filho, ali pelos esplendorosos jardins do reino dos céus, a respeito desta sua postagem:
Atento às nossas ações na realização da obra do Senhor, Jesus pergunto ao Pai Eterno, em tom gracioso, denotando imenso amor:
=>Pai, sabes que Te obedeço irrestritamente e que respeito teus arcanos, mas o que pretendes, ainda, daquele nosso servo fiel, já avançado de dias?
O Pai respondeu:
=>Filho, eu capacitei um PRÍNCIPE para escrever um hino que reverenciasse a sua nação e um poema sobre as “VELHAS ÁRVORES”, comparando-as com aquele Meu justo, plantado em minha casa. Todos os seus frutos são louvores da minha justiça – Eu o criei e o compreendo.
=>Da mesma forma, lembra-se? Eu capacitei um REI, que era segundo o Meu coração. Para compor um “hino de gratidão a mim”.
Sobre esse meu amado servo, profetizei, através de Isaias, dizendo que honraria suas cãs, e lhe disse ainda que “o carregaria e lhe salvaria (Is 46:4).

Lidia Fernandes Da Silva disse...

Prezado Pr. Alberto a paz do Senhor
Deus seja louvado por sua vida preciosa neste mundo.
Obg por nos ler naquilo que o Amigo nos tem dado.
Sua experiência de vida é proveitosa para todos quantos podem privar da sua amiazade.
Deus lhe abençoe juntamente com sua família, em nome de Jesus.
a conserva
lidia

Alberto Couto Filho disse...

Amada irmã Lidia
A paz

Infelizmente, não postei a parte final do meu comentário que tem muito a ver com a sua veia poética.
Ei-la:
VELHAS ÁRVORES
Olha estas velhas árvores, mais belas
Do que as árvores novas mais amigas:
Tanto mais belas quanto mais antigas,
Vencedora da idade e das procelas.

O homem, a fera, e o inseto, à sombra delas
Vivem livres de fomes e fadigas;
E em seus galhos abrigam-se as cantigas
E os amores das aves tagarelas.

Não choremos, amigo, a mocidade!
Envelheçamos rindo!Envelheçamos
Como as árvores fortes envelhecem;
Na glória da alegria e da bondade,
Agasalhando os pássaros nos ramos,
Dando sombra e consolo aos que padecem
Autor: OLAVO BILAC – O PRÍNCIPE dos poetas brasileiros

SALMO 92 – HINO DE GRATIDÃO A DEUS
Versículo 12 – “O justo florescerá como a palmeira, crescerá como o cedro no Líbano”
Versículo 13 – “Plantados na casa do Senhor, florescerão nos átrios do nosso Deus
Versículo 14 – “Na velhice darão ainda frutos, serão cheios de seiva e de verdor”
Versículo 15 – “Para anunciar que o Senhor é reto. Ele é a minha rocha, e nEle não há injustiça”
Autor: O REI David

Que Deus te abençoe abundantemente.
Seu conservo nEle,
Alberto Couto Filho