segunda-feira, abril 19, 2010

CASA DE JÔNATAS

CASA DE JÔNATAS

“ OS PRINCIPES, IRADOS CONTRA JEREMIAS, AÇOITARAM-NO E O METERAM NO CÁRCERE, NA CASA DE JÔNATAS, O ESCRIVÃO, PORQUE A TINHAM TRANSFORMADO EM PRISÃO.” (Jeremias 37.15).
Fiquei a meditar como há casas de Jônatas neste tempo em que vivemos. Somente Deus é capaz de saber quantas pessoas vivem aprisionadas … Suas casas, são verdadeiramente casas e não lares, porque são locais transformados em cárceres! Às vezes já foi mesmo um lar, um lugar onde havia liberdade, alegria, contudo, agora, já se tornou um ambiente frio, escuro, triste…
Tenho certeza que escrevo estas linhas para alguém que está a viver esta situação. Pode ter até uma casa ampla, confortável, onde não existe necessidades materiais, porém, a pessoa ou pessoas que vivem ali sentem-se aprisionadas.
Quantos se acham presos a situações que não encontram uma saída, até mesmo a relacionamento difíceis, onde já não sentem mais a liberdade para um diálogo franco em amor, entretanto não têm como sair. E quando falo de sair não me refiro a uma separação necessariamente, mas a uma mudança de atitude de ambas as partes, afim de que o convívio volte a ser agradável como nos primeiros tempos.
Há outros que estão presos a seus medos. Como isto tem trazido aprisionamento para vidas! Medo de ficar só; medo do futuro; medo de andar pelas ruas; medo de ser assaltado; medo da velhice; medo de ficar doente; medo de ser abandonado; medo de morrer; medo de falar para não ser mal interpretado; medo de perder o emprego; medo de perder o cargo; medo de perder o poder, enfim, medos… Medos… Medos!
Existem muitos que estão aprisionados a lembranças do passado. Tais pessoas não conseguem libertar-se de fatos que lhes aconteceram, de palavras que lhes feriram a alma, enfim. Estas lembranças funcionam como cadeias que não lhes permitem ter uma vida de liberdade plena.
Ainda tem aqueles que estão presos a sentimentos negativos, ruins, que lhes atormentam a alma, lhes turba o coração. Desta maneira, como consequência, acabam por padecer doenças psicossomáticas que fazem aumentar o sofrimento. Em certos casos, tais pessoas terminam mesmo por ir parar em um leito, vivendo uma prisão terrível, com muitas dores tanto físicas quanto emocional.
No caso do profeta Jeremias ele foi levado para a prisão da casa de Jônatas porque era um mensageiro fiel; ele não deixava de falar ao povo tudo quanto Deus lhe mandava falar e por isso estava a pagar um preço tão alto!
De igual modo há crentes metido em cárceres, sem liberdade alguma por terem preferido obedecer à vontade de Deus e fazer o Seu querer, Estão pagando o preço da fidelidade ao Senhor. O maravilhoso é que mesmo estando em prisão, a Palavra do Senhor na sua boca não está presa, pode falar com liberdade a qualquer que o Senhor mandar falar, aleluia!
A boa noticia é que assim como Jeremias foi tirado da prisão, há esperança para quem vive na casa de Jônatas! Deus tem poder para realizar milagres e faze-lo ser feliz gozando de plena liberdade, glória a Deus!
Primeiro do que tudo a pessoa precisa querer ser livre e não continuar aprisionada seja lá pelo que for; a seguir, colocar diante de Deus com sinceridade as causas que o levam a viver em cárcere. Não podemos alimentar as mentiras do maligno que têm escravizado tanta gente, mas entregar tudo ao Senhor Jesus, nos desnudando perante Ele, pois afinal, Ele pode nos libertar e como está escrito:
“SE, POIS, O FILHO DO HOMEM VOS LIBERTAR, VERDADEIRAMENTE SEREIS LIVRES.” ( João 8.36).
Deus é o mesmo que mudou a sorte do rei Joaquim e pode fazer com você o mesmo que o rei da Babilônia fez a ele, como está escrito:
“MUDOU-LHE AS VESTES DA PRISÃO, E JOAQUIM PASSOU A COMER PÃO NA SUA PRESENÇA TODOS OS DIAS DA SUA VIDA.” ( 2 Reis 25.29).
Ou ainda pode acontecer com a sua vida como aconteceu a José: sair da prisão para assumir uma posição de honra e de liderança no lugar do seu aprisionamento. O tempo de Deus vai chegar! A liberdade está raiando para o seu cativeiro! O Deus Todo-Poderoso tem contemplado as noites escuras e como os dias têm sido longos, contudo, a aurora do dia está clareando, aleluia! O sol da liberdade vai brilhar com intenso fulgor e para trás ficará o tempo da casa de Jônatas, em nome de Jesus!
Maranata!

Nenhum comentário: