quinta-feira, fevereiro 25, 2010

ENGRANDECENDO A CRISTO NO CORPO

“ ... SERÁ CRISTO ENGRANDECIDO NO MEU CORPO...” ( Filipenses 2.20).

Ao ler este texto fiquei a meditar que o mesmo homem que o escreveu também assim se expressou:
“... EM NADA CONSIDERO A VIDA PRECIOSA PARA MIM MESMO...” (Atos 20.24).
Esse homem, o apóstolo Paulo, viveu de maneira tal a deixar um exemplo digno de ser seguido, como ele mesmo escreveu:
“SEDE MEUS IMITADORES COMO TAMBÉM EU SOU DE CRISTO.” ( 1 Corintios 11.1).
De que maneira Cristo será engrandecido no meu corpo?
O contexto no qual está inserida a expressão fala de um momento em que Paulo se encontrava preso, sofrendo, todavia a situação não gerou nele sentimentos de revolta, de raiva de Deus ou coisa semelhante.
Além do sofrimento do seu corpo ele também sofria por conta dos falsos pregadores do evangelho de Cristo que o proclamavam por inveja, porfia, por discórdia, insinceramente.
O apóstolo, contudo, tinha a certeza de que em nada seria envergonhado! E a sua proposta era que Cristo seria engrandecido no seu corpo, quer pela vida, quer pela morte, aleluia!
Esta deve ser a nossa proposta também meus amados.
Cristo ser glorificado em nosso corpo de todas as maneiras, não somente no que diz respeito ao que vestimos, usamos, mas também com tudo quanto ingerimos, pois como o Amigo Espírito Santo habita na casa, devemos consultar o dono acerca do que devermos deixar entrar.
Infelizmente há muitos evangélicos que por causa dos excessos na alimentação encontra-se em situações de enfermidades provocadas pela glutonaria.
Entendemos que há certas patologias que são de origem genética, outras decorrentes do próprio metabolismo, mas há muitos casos que os excessos e a falta de cuidado com a “casa” do Amigo tem provocado problemas.
Cristo precisa ser engrandecido no meu corpo com relação a minha postura, minha maneira de apresentar o tabernáculo que é santuário do Deus vivente.
É lamentável observar dentro das igrejas locais mulheres expostas de maneira sensual, provocativas, chamando a atenção dos homens para o seu corpo, (as vezes não somente jovens mas casadas e até avós). Desta maneira Cristo está sendo glorificado ? Podemos dizer como o salmista:
“... TUDO O QUE HÁ EM MIM BENDIGA O SEU SANTO NOME.” ( Salmo 103.1) ???
Um corpo mal lavado, mal cheiroso pode glorificar a Cristo? Quem gostaria de morar em uma casa assim?
Tanto na vida quanto na morte devemos engrandecer ao Senhor no nosso corpo.
Estou com uma amiga idosa sofrendo com um carcinoma baso-celular a destruir-lhe todo o rosto. Aquele rosto delicado e bonito deu lugar a um rosto deformado, completamente mutilado, sendo difícil contemplar a situação. Mas, por incrível que pareça, Cristo está sendo engrandecido naquele corpo, aleluia!
Todos quantos a visitam ficam pasmados diante da alegria que invade o seu coração, da firmeza da sua fé, da esperança de estar com Cristo daqui a pouco, ficando público e notório que, como Paulo para ela:
“... O VIVER É CRISTO E O MORRER É LUCRO.” ( Filipenses 2.21).
Nosso corpo é para glorificar a Deus em todas as situações e em todo o tempo, tanto na juventude quanto na velhice, tanto na saúde quanto na doença, tanto enquanto está formoso quanto no momento em que a beleza se esvai.
O vaso (corpo) precisa tão somente refletir o brilho dAquele que está dentro, aleluia!
Existem muitas pessoas tão preocupadas com o visual, com a aparência exterior, quando se cuidarmos com zelo do que está no interior tudo será diferente. Cuidado com o narcisismo! Cuidado com o culto ao corpo!
Sabe o que é maravilhoso? Perguntar sempre ao Amigo se Cristo está sendo glorificado em nosso corpo. Ele responde, com certeza.
E como está escrito:
“PORQUE FOSTES COMPRADOS POR BOM PREÇO, GLORIFICAI POIS A DEUS NO VOSSO CORPO E NO VOSSO ESPÍRITO, OS QUAIS PERTENCEM A DEUS.” ( 1 Corintios 6.20).
Que tal se olhar no espelho de corpo inteiro e fazer a pergunta ao Amigo?
Lembrando sempre de que esse mesmo corpo que temos um dia há de ressuscitar glorioso, mas a semente é a de hoje, como está escrito:
“... SEMEIA-SE O CORPO NA CORRUPÇÃO, RESSUSCITA NA INCORRUPÇÃO. SEMEIA-SE EM FRAQUEZA, RESSUSCITA EM PODER. SEMEIA-SE CORPÓ NATURAL, RESSUSCITA CORPO ESPIRITUAL...” ( 1 Corintios 15.42-44). Aleluia!
Maranata!

Nenhum comentário: