terça-feira, janeiro 26, 2010

OLHOS... OLHARES...



“SE OS TEUS OLHOS FOREM BONS...” ( Mateus 6.22).

Dia desses, enquanto fazia a minha caminhada matinal, o Amigo começou a conversar comigo sobre os meus olhos e os meus olhares. Interessante!
A propósito: você sabia qual o membro do Corpo de Deus que emite perdão? No final estaremos respondendo.
Sabia que existem oitocentos e quarenta e quatro referências bíblicas sobre “olhos”?
Como andam os meus olhos?Como andam os seus olhos? E os nossos olhares como têm sido? Como os nossos olhos podem ser bons? Que tipo de olhar transmite olhos bons?
A primeira coisa que eu tenho que tomar cuidado é com olhos altivos, ou seja, um coração orgulhoso faz com que a pessoa olhe os outros com superioridade, por cima.
Sara sentiu-se desprezada aos olhos de Hagar por ser estéril ( Genesis 16.4). Será que temos olhado para alguém com desprezo?
E quanto as mulheres que têm olhares impudentes? O dicionário diz que impudente significa: sem pudor, desavergonhado. É assim que Deus classifica as mulheres de Sião em Isaias 3.16. Misericórdia! Esse não é olhar de olhos bons, com toda certeza, mas segundo o texto, olhar de quem tem coração orgulhoso.
A Bíblia fala daqueles que têm o olhar malígno, para que não comamos o seu pão ( Provérbios 23.6). Sabe quem tem o olhar malígno? O invejoso. Misericórdia Senhor!
Olhos bons não olham com:
Olhar de cobiça
Olhar de rejeição
Olhar de vingança
Olhar de ódio
Olhar de crítica
Olhar de acusação
Olhar de desnudamento...
Olhos bons olham como Jesus olha:
Olhar de compaixão
Olhar de misericórdia
Olhar de bondade
Olhar benigno
Olhar amoroso
Olhar que infunde fé
Olhar que transmite confiança
Olhar de alegria
Olhar de perdão, pois afinal está escrito sobre Deus falando a Israel:

“NÃO OBSTANTE, OS MEUS OLHOS LHES PERDOARAM...” (Ezequiel 20.17).
Para que os nosso olhos sejam bons precisamos cada dia comprar colírio como o Senhor Jesus aconselhou à igreja em Laodicéia.

“ACONSELHO-TE, QUE DE MIM COMPRES... COLÍRIO PARA QUE VEJAS.” (Apocalipse 3;18).

O nosso corpo só será luminoso, ou seja, cheio de luz, se os nossos olhos forem bons como disse Jesus ( Mateus 6.22).
O Senhor Jesus voltará para levar para Si mesmo todos quantos são luz no Senhor, por isso é necessário tem muito cuidado com os nossos olhos e fazer um propósito como o salmista de não por coisa má diante dos nossos olhos ( Salmo 101.3 para que não sejamos inclinados a olhar de maneira a não agradar a Deus.
Uma palavra específica para os meus leitores homens:
Que tal fazer uma aliança com os seus olhos como fez o nosso irmão Jó? ( Jó 31.1). Isso com toda certeza irá prevenir desastres espirituais, emocionais e físicos não somente na sua vida, como também na vida da sua família. Cuidado com os seus olhares meu irmão!
Levantemos os nossos olhos (bons), para cima porque a nossa redenção se aproxima! Aleluia!
Maranata!

Um comentário:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.