terça-feira, janeiro 12, 2010

E QUANDO FICAMOS FAMOSOS?

“... E A SUA FAMA CORREU POR TODA A CIRCUNVIZINHANÇA... ELE, PORÉM, SE RETIRAVA PARA LUGARES SOLITÁRIOS E ORAVA.” ( Lucas 4.14; 5.16).

De acordo com o dicionário de língua portuguesa, fama significa reputação, glória, noticia.
Jesus foi um homem famoso! Por mais que Ele tentasse impedir que os seus feitos fossem divulgados, todos quantos eram beneficiados por Ele não conseguiam ficar calada, como também a multidão que via as maravilhas que Ele operava. Desse modo, à medida que os milagres iam se sucedendo o Seu Nome era propagado por todas as terras em Israel.
Em um tempo que o povo de Deus nem mais sabia sobre milagres, onde a manifestação de Deus não acontecia mais, eis que surge um homem, como se referindo a Ele disse um dos discípulos no caminho de Emaús:

“... JESUS, O NAZARENO, QUE ERA VARÃO PROFETA, PODEROSO EM OBRAS E EM PALAVRAS DIANTE DE DEUS E DE TODO O POVO,” (Lucas 24.19).

Jesus era também chamado “O PROFETA DA GALILÉIA”, por causa dos sinais e prodígios que Ele fazia no meio do povo.
E assim a Sua reputação crescia de dia em dia. Todos queriam segui-lo. As suas palavras tinham um poder tão extraordinário que os guardas que foram prende-lo por ordem dos sacerdotes, voltaram e relataram aquilo que presenciaram e ouviram dizendo:

“... JAMAIS ALGUÉM FALOU COMO ESTE HOMEM.” ( João 7.46).

Enquanto a Sua fama se propagava sem que Ele pudesse impedir, a atitude dele era sair do foco das atenções por um tempo e como está escrito “SE RETIRAVA PARA OS LUGARES SOLITÁRIOS E ORAVA.” Que exemplo!

Infelizmente muitos dos que se dizem seguidores do Mestre por excelência ainda não aprenderam com Ele a lição de humildade que nos deixou.
Deus tem se agraciado de muitos neste mundo e tem dispensado uma porção maior de sabedoria e de conhecimento das coisas espirituais, porém, nunca poderemos esquecer que tudo isso vem do alto, vem do Pai das luzes. Se o Amigo Espírito Santo nos capacitar o homem (mulher) com entendimento e discernimento acerca das coisas do Reino de Deus, jamais alguém poderá penetrar nos mistérios do Eterno e trazer para a realidade humana os tesouros escondidos das riquezas espirituais.
Guarde-nos o Senhor de sermos imitadores de Simão, o mágico de Samaria, que quis comprar com dinheiro as coisas do Espírito de Deus. Entretanto, o que vemos com tristeza, é que há uma corrida louca de muitos que se dizem cristãos pelo conhecimento secular sobre Deus. O dinheiro tem servido para que muitos comprem diplomas de cursos sobre as coisas de Deus, sobre conhecimento das escrituras, possam também comprar todo tipo de literatura que de alguma maneira lhes informe sobre como conseguir de Deus os benefícios. Há livros que ensinam como usar formulas para que Deus derrame bênçãos materiais sobre os crentes, como igrejas podem se tornar poderosas econômica e financeiramente, ficando desse jeito famosas, bem como aqueles que as lideram, enfim.
A fama é um caminho perigoso quando não agimos da mesma maneira que o Senhor Jesus agiu. Precisamos reconhecer que tudo vem de Deus como Ele mesmo falou ao Seu povo através do profeta Ezequiel:

“CORREU A TUA FAMA ENTRE AS NAÇÕES... POR CAUSA DA MINHA GLÓRIA QUE EU PUSERA EM TI, DIZ O SENHOR DEUS.” ( Ezequiel 16.14).

O Senhor também disse a Davi:

“... FIZ GRANDE O TEU NOME, COMO SÓ OS GRANDES TÊM NA TERRA.” ( 2 Samuel 7.9).

Amados, se o nosso nome se torna conhecido por causa das coisas que o Senhor tem feito, por Sua graça e misericórdia através dos vasos de barro que somos nós, a excelência é DELE! A exemplo de Jesus nossa atitude é retirar-nos para orar com humildade diante de Deus,tributando a Ele toda a glória, toda a honra, todo louvor e principalmente toda a adoração!
Guarde-nos o Senhor de nos tornarmos impelidos, movidos pela fama e por causa disto não haver tempo para estar a sós com Aquele que é tudo em nós!
Por causa da fama pessoas poderão ser solicitadas e assim passar a viver de reunião em reunião com homens importantes; poderão ser convocadas como imprescindíveis para tratar esse ou aquele assunto; poderão ser convidadas para pregar aqui e ali de tal maneira que a agenda já não tenha mais onde registrar compromissos. E ai? Quanto tempo para orar, se quebrantar, se humilhar na presença do Todo-Poderoso? E aí? Quanto tempo para estar com a família dando atenção às necessidades do cotidiano em casa? E aí? A vida espiritual como estará sendo renovada? Como buscar a Palavra diretamente do Amigo segundo a necessidade do povo no lugar onde somos levados se não nos prostramos com humildade esperando DELE o pão?
O Filho de Deus diante da fama viveu uma vida de oração, e nós?
Maranata!

Nenhum comentário: