quinta-feira, agosto 27, 2009

FALTOU PÃO NA TERRA

“NOS DIAS EM QUE JULGAVAM OS JUÍZES, HOUVE FOME NA TERRA...” (Rute 1.1.).
Conforme está escrito, no tempo em que julgavam os juízes, o povo se desviou da lei de Deus e
“... CADA UM FAZIA O QUE ACHAVA MAIS RETO.” ( Juízes 21.25).
A geração de Josué havia passado. Agora, como está escrito:
“FOI TAMBÉM CONGREGADA A SEUS PAIS TODA AQUELA GERAÇÃO; E OUTRA GERAÇÃO APÓS ELES SE LEVANTOU, QUE NÃO CONHECIA O SENHOR, NEM TAMPOUCO AS OBRAS QUE FIZERA A ISRAEL.” ( Juízes 2.10).
Eu me pergunto: Como pode levantar-se uma geração que não conhecia o Senhor e nem os seus feitos, visto terem sidos conhecidos até mesmo dos povos pagãos que viviam naquela época? Mas a escritura diz que era assim.
Observando bem a nossa realidade de crentes, e, particularmente membros da Assembléia de Deus, vemos que as coisas não andam lá muito diferentes em nossos dias.
As mudanças estão cada dia mais acentuadas, a ponto de chegarmos a pensar em alguns momentos: Será que estamos ainda vivendo como Assembléia de Deus?
Em tempos passados éramos chamados protestantes. Esse título era pronunciado de maneira pejorativa, para ofender mesmo. Hoje, essa denominação foi trocada pelo termo evangélico, alguma coisa mais moderna, mais light. E a pergunta que não quer calar é: onde estão os protestantes que quando eram indagados porque eram protestantes, respondiam com ousadia: porque protestamos contra o pecado!
A geração passada conhecia o Senhor por causa do ensino da Palavra e dos testemunhos que eram dados acerca dos feitos do Senhor em nossas vidas, em nossas famílias, na igreja. Nos cultos de pregação (que eram duas vezes por semana), era facultada a oportunidade para os irmãos testemunharem do que Deus havia feito em suas vidas naquela semana, e as pessoas prontamente se levantavam para contar os feitos do Senhor. Aqueles testemunhos acrescentavam a nossa fé!
Nos nossos dias esse costume foi extinto. Não temos mais necessidade de ouvir sobre o que Deus anda fazendo no meio do Seu povo. Temos pregações rebuscadas, permeadas por expressões nas línguas originais das escrituras, e, como me disse alguém, se o pregador não citar os originais e pensamentos de teólogos renomados no assunto que prega, não é considerado um bom pregador.
E como nos dias dos juízes, nosso povo está fazendo cada um o que lhe parecer mais certo, o que bem lhe parece aos olhos, pois falta pão na casa de pão, à exemplo do que aconteceu em Belém, cujo nome significa “casa de pão.”
E como profetizou Amós:
“EIS QUE VEEM DIAS, DIZ O SENHOR DEUS, EM QUE ENVIAREI FOME SOBRE A TERRA, NÃO DE PÃO, NEM SEDE DE ÁGUA, MAS DE OUVIR AS PALAVRAS DO SENHOR. ANDARÃO DE MAR A MAR E DO NORTE ATÉ AO ORIENTE, CORRERÃO POR TODA PARTE, PROCURANDO A PALAVRA DO SENHOR, E NÃO A ACHARÃO.” ( Amós 8.11.12).
Onde anda a Palavra de Deus em nossos dias? Qual a mensagem que estamos recebendo na casa de pão?
Infelizmente o alimento anda escasso, e, na maioria das vezes, é alguma coisa do tipo fast food, enlatados, que ao invés de nutrir faz engordar; ao invés de trazer fortalecimento deixa os ouvintes subnutridos espiritualmente, e por causa disto temos uma geração de crentes raquíticos espirituais, que podem até crescer muito, porém sem capacidade para agüentar as intempéries da vida, as provas da fé.
Da mesma maneira como as gerações passadas tinham uma melhor alimentação, mais natural, preparadas com cuidado, com trabalho, e eram mais fortes, com uma maior capacidade de enfrentar as doenças,e isto também devido ao ar puro que respiravam, do ponto de vista espiritual é semelhante.
Os crentes da primeira geração em nosso país tinham uma alimentação mais completa, embora sem o conhecimento intelectual dos nossos dias, ,porém os que levavam a palavra desciam ao ribeiro para apanhar grama verde e fresquinha para alimentar o rebanho. Isso significava uma vida de oração e dependência do Amigo sobre o assunto que estariam ensinando ao povo de Deus.
Por sua vez as ovelhas eram também um povo simples, que não questionavam a Palavra, pois o próprio Espírito Santo se encarregava de convencer os ouvintes que aquele assunto fora dado por Ele, e, quando Deus fala nada há que questionar, é tão somente aceitar e obedecer.
Não sou contrária ao conhecimento, absolutamente! O que me traz pesar é que o conhecimento sobre Deus está tomando o lugar do conhecimento de Deus. E por não conhecer a Deus, não há mais necessidade de buscar dEle o pão nosso de cada dia, que, segundo Jesus, é o Pai quem nos dá.
Falta pão na casa de pão! Por isso os crentes estão a correr de igreja para igreja, agora, não à procura de pão (Palavra de Deus), mas em busca de bênçãos materiais, e ganha a igreja que oferece mais prêmios; ganha a igreja que prega um evangelho sem arrependimento; ganha a igreja que ao invés de levar o povo a uma vida de santificação, leva a uma falsa adoração, muitas das vezes; ganha a igreja que ao invés de confrontar o pecado do povo prende o povo através de manifestações sobrenaturais que em alguns casos, não são verdadeiramente do Espírito de Deus, mas de espíritos enganadores.
Louvo a Deus porque ainda há instrumentos de Deus, comprometidos em conhecer o Deus da Palavra, ao invés de buscarem somente conhecer a Palavra de Deus. Louvo a Deus por homens e mulheres que ainda conseguem se dobrar com humildade diante do Todo-Poderoso e buscar do Seu Santo Espírito a mensagem (o pão) para alimentar aqueles que os escutam.
A “Palavra” faz a diferença. Podemos falar muitas palavras, mas precisamos da “Palavra”. Veja o que diz a Palavra:
“FALAVA AINDA PEDRO ESTAS PALAVRAS, QUANDO CAIU O ESPÍRITO SANTO SOBRE TODOS OS QUE OUVIAM A PALAVRA.” Atos 10.44).
E fica um conselho: se na casa de pão faltar pão, cada um de nós deve buscar o pão diretamente da fonte – a Bíblia, ajudado por Aquele que inspirou a Palavra – o Amigo.
Maranata!

3 comentários:

Geraldo Generoso disse...

verdadeiramente é assim!Estava há poucos dias conversando com um amigo sobre esta falta de pão na casa do pão. Parece até um paradoxo, mas o Senhor noos garantiu q seria assim nos fins dos tempos. Q Deus nos ajude a buscar um alimento verdadeiro em sua palavra.Amém

Lidia Fernandes Da Silva disse...

Prezado irmão Geraldo a paz do Senhor pemaneça sobre sua vida e família
Agradeço por tê-lo como leitor daquilo que o Amigo Espírito Santo nos tem dado para compartilhar.
Em tudo e por tudo Deus seja louvado!
a conserva

Flávio/Teresina disse...

Mãe como lhe disse e pedi permissão, tenho apresentado as mensagens que o AMIGO lhe tem dado de presente no programa CONTATO ESPERANÇA. O melhor é q vidas estão sendo alcançadas e curadas pela PALAVRA DO ETERNO DEUS.Glória a JESUS. Se porventura o AMIGO lhe disser q não devo fazer isso por favor me avise. Um grande abraço e um bj de seu filho Flávio/Teresina