quarta-feira, julho 01, 2009

MORDOMIA DO TEMPO


“... HÁ TEMPO PARA TODO PROPÓSITO DEBAIXO DO CÉU.” ( Eclesiastes 3.1).
Como anda a administração do nosso tempo?
Se fizermos um levantamento em termos percentuais, qual será a porcentagem(dentro de um dia – 24 hs), que teremos para destaques como estes abaixo relacionados?
1. Tempo para Deus – inclui nosso tempo devocional (leitura da Palavra e oração e também o tempo que passamos em silêncio desfrutando da Sua gloriosa presença; tempo de comunhão com os irmãos quando nos reunimos no templo ou nas casas, sempre em nome de Jesus, para adorar, louvar e servir a Deus; tempo dedicado à propagação do evangelho de Cristo, de fazer discípulos, de visitar órfãos e viúvas nas suas necessidades e enfermos; tempo de exercitar bondade com todos, principalmente com os da família de Deus. Enfim, todo tempo gasto com o reino de Deus seja em que atividade for, exceto o tempo usado por ativismo religioso, sem amor, apenas para engrandecimento do “eu” (vírus luciferiano).
2. Tempo para a família – depois de Deus, a família é o bem mais precioso nesta terra. Quanto tempo temos dedicado de verdade para os nossos, especialmente aqueles que estão mais próximos de nós? Tempo para comunicar e trocar idéias; tempo para rir juntos; tempo para descontração através de uma viagem ou mesmo de pequenas saídas para quebrar a rotina; tempo exclusivo para um filho, uma filha, o marido, a esposa, os netos, enfim...
3. Tempo para o trabalho – estamos cumprindo a nossa tarefa normalmente ou acrescentando mais e mais tarefas prejudicando outras partes do nosso tempo? Há muitos cujas vidas se resumem em atividades de vida diária, tais como: comer, beber, dormir, higiene e trabalho. Não sobra tempo para mais nada. E o mais sério é que há muitos cujo trabalho é na organização eclesiástica, o qual absorve todo o tempo tomando o tempo que deveria ser dado para o Senhor da seara e a família.
Precisamos de tempo para pensar, sim; tempo para ler; tempo para ouvir quem precisa ser ouvido; tempo para abraçar; tempo para falar palavras encorajadoras, semear bondade, sorrisos... Há tanto para ser feito com o amor de Deus que está derramado em nosso coração!
Administremos nosso tempo para olhar os lírios do campo (flores em jardins); observar crianças brincando esparramando alegria e felicidade!
Administremos também nosso tempo para chorar com os que choram; estender a mão ao idoso, acariciando o rosto daquela velhinha que há muito não recebe um toque de carinho. Será que paramos para observar o semblante triste daquela mãe que sofre com a situação dos filhos, dirigindo a ela uma palavra de ânimo e de fé no Deus Todo-Poderoso?
Precisamos investir do nosso tempo em amar e ser amado! Como isso é importante! Quantos estão morrendo com doenças psicossomáticas graves por não saberem amar e, por conseguinte, não se sentem amados. Arranjemos tempo para olhar nos olhos daqueles que o Senhor colocou junto de nós, em nossa família, no nosso lar e expressemos o quanto eles são importantes para nós, o quanto os amamos. Demonstremos esse amor não apenas por palavras, mas em ações, mesmo que isso implique em renunciar a nós mesmos.
Infelizmente há muitas pessoas que ao final da vida percebem quanto tempo foi desperdiçado em coisas ou com coisas, enquanto que teria sido muito mais proveitoso se tivesse sido investido em vidas.
Quantos pais na velhice não se sentem amados pelos filhos pelos quais ele nunca demonstrou o amor dedicando-lhes tempo. Não há dinheiro neste mundo que compre o tempo que pais devem oferecer aos filhos, especialmente àqueles que vivem a primeira infância. A Bíblia diz:
“E VÓS PAIS, NÃO PROVOQUEIS Á IRA OS VOSSOS FILHOS, MAS CRIAI-OS NA DISCIPLINA E ADMOESTAÇÃO DO SENHOR.” ( Efésios 6.4).
Este verbo “criai-vos” quer dizer estar junto, ser participante da vida do filho, estar presente sempre que necessário nas dificuldades dele. Não significa trabalhar dia e noite a fim de dar presentes, roupas caras, e outras coisas materiais, como pensam muitos.
Maridos, tenham tempo com as suas esposas e para elas; esposas, dediquem tempo ao seu marido, não dê ocasião ao tentador; pais dediquem tempo aos filhos ainda que isto lhe custe atrasar alguma atividade secular, ou mesmo cancelar um compromisso qualquer; filhos dediquem tempo aos pais, especialmente se eles já estiverem idosos, (fase da vida onde a carência é uma constante). Enfim, sejamos solícitos em aproveitar bem o tempo que Deus nos deu debaixo do céu, e como está escrito:
“REMINDO O TEMPO, PORQUANTO OS DIAS SÃO MAUS.” ( Efésios 5.16).
Que tal aproveitar diferente o seu tempo hoje?
Maranata!

Nenhum comentário: