segunda-feira, maio 18, 2009

ONDE ESTÁ A MENSAGEM DA CRUZ NO EVANGELHO DE HOJE?

“CERTAMENTE, A PALAVRA DA CRUZ É LOUCURA PARA OS QUE SE PERDEM, MAS PARA NÓS, QUE SOMOS SALVOS, O PODER DE DEUS.” ( 1 Coríntios 1.18).
Quando os primeiros protestantes chegaram ao Brasil, que vivia sob o domínio da igreja católica, foram eles terrivelmente perseguidos. Some-se também o poder que a mesma igreja tinha junto ao Estado o que dificultava ainda mais a propagação do evangelho.
Percebendo que nada podia fazer para impedir que as pessoas fossem transformadas pela mensagem que aqueles protestantes pregavam, estabeleceu-se umas normas para que o trabalho continuasse, e uma delas é que nos templos evangélicos não podia estar presente a cruz, símbolo da religião católico romana, à época.
Os tempos mudaram. Hoje, não somente igrejas evangélicas expõem em seus templos a cruz, bem como os cristãos evangélicos conduzem a cruz como ornamento em seus corpos. Há até mesmo aqueles que se deixam marcar, através de tatuagem, com uma cruz.
Mas o que realmente me incomoda é que apesar da cruz está disseminada por todos os lados, onde está a mensagem que ela traz para o mundo? Onde andam os pregadores que inflamados pregam sobre tantos assuntos e esqueceram a mensagem primordial do evangelho de Cristo?
Pregam-se muitas coisas hoje em dia. Muitos evangelhos. Evangelho para tudo quanto é gosto e conveniência. Enquanto isso o verdadeiro evangelho de Cristo está escondido, quem sabe porque este evangelho incomoda os ouvintes, porque confronta e expõem os nossos pecados.
Ouvimos o evangelho da prosperidade; o evangelho elitizado; o evangelho da saúde; o evangelho que traz status; o evangelho dos atletas; o evangelho dos artistas e famosos; o evangelho das benesses; o evangelho que projeta pessoas que não conseguiam sucesso na vida; o evangelho do sucesso financeiro; o evangelho que dá poder para manipular vidas; o evangelho da música que ao invés de louvar a Deus é voltado totalmente para o homem; o evangelho humanista onde o homem é que dita e Deus obedece e outros tantos evangelhos que ouvimos ser pregado por aí.
Mas onde está o evangelho da cruz?
Ao lembrar a cruz de Cristo não podemos esquecer que foi nela que o Cordeiro de Deus tirou o pecado do mundo!
Foi na cruz que a cédula que havia contra nós nas ordenanças foi cravada; foi nela que a nossa dívida foi paga!
Foi na cruz que fomos reconciliados com Deus através da morte do Filho de Deus em nosso lugar.
A cruz é a maior expressão de amor demonstrado para com o homem pecador! Nela o Senhor Jesus entregou-se simplesmente por nos amar, e por nos amar deu a sua vida em resgate da nossa vida, aleluia!
A cruz mostra a obediência de Cristo e nos leva a meditar que da mesma maneira como Ele obedeceu temos nós também que ser obedientes em tudo.
O evangelho da cruz me diz que seguir a Cristo implica em renunciar ao meu “eu”, significa morrer para o mundo como está escrito:
“MAS LONGE ESTEJA DE MIM GLORIAR-ME, SENÃO NA CRUZ DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, PELA QUAL O MUNDO ESTÁ CRUCIFICADO PARA MIM, E EU, PARA O MUNDO.” ( Gálatas 6.14).
Para muito evangélico isso não é evangelho. Evangelho que eu tenho que morrer para mim mesmo, que eu tenho que está crucificado para o mundo enquanto o mundo está crucificado para mim? Que é isso?
A cruz do verdadeiro evangelho não é nada menos nada mais do que o lugar onde eu devo estar crucificado com Cristo e não viver mais para mim, mas para Aquele que por mim morreu e ressuscitou.
Onde está o evangelho que ao ser pregado leva as pessoas a se reconhecerem pecadoras, debaixo da maldição da lei, aceitar Aquele se fez maldição por nós com arrependimento sincero e dispostas a mudar de vida?
Jamais o evangelho da cruz é esse evangelho banalizado e vulgarizado dos nossos dias onde as pessoas se dizem evangélicas e vivem escandalizando o Nome do Senhor Jesus, vivendo na prática dos seus antigos pecados, dominadas pela carne e andando segundo o curso deste mundo.
Jesus quando começou o seu ministério sua pregação foi:
“... O TEMPO ESTÁ CUMPRIDO, E O REINO DE DEUS ESTÁ PRÓXIMO; ARREPENDEI-VOS E CREDE NO EVANGELHO.” (Marcos 1.15).
Por onde anda este evangelho que prega arrependimento? Nos nossos dias as pregações precisam ser buriladas com textos onde as línguas originais da bíblia sejam mencionadas, afinal, isso mostra que o pregador tem profundo conhecimento das Sagradas Escrituras. Mas de que adianta conhecer tanto a letra dos evangelhos sem, contudo, conhecer o Cristo dos evangelhos? De que adianta pregação que arranca aplausos, mexe com as emoções das pessoas, entretanto não provoca mudança nas vidas? Para que serve sermões trabalhado em homilética, hermenêutica, exegese bíblica (tudo isso é importante também), porém sem a essência da mensagem de Cristo, sem a demonstração de Espírito e de poder?
Continuaremos com a ajuda do Amigo...
“TOME CADA DIA SUA CRUZ, E SIGA-ME”, disse o meu Senhor.

7 comentários:

Unknown disse...

Olá Lidia!

Adorei ter ti conhecido,como vc falou nada é por acaso.

abraços,
Rafãnia soares

Silene disse...

Mamãe, estou morrendo de saudade da senhora. Estou carente de mãe e queria muito que a senhora estivesse aqui perto de mim. Ore por mim para que o Senhor Jesus seja tudo em minha vida.
Amo você!!!
Bjs.

Anônimo disse...

Lidia,

Eu nãi sei onde está a mensagem da cruz e nem o poder que nela está...Porque o que vejo são pessoas em busca incessante por sua cura na alma, no corpo na vida sei lá em alguma aréa, já ouvi, já vi já vivi a busca incessante pela verdade...Mas o que está acontecendo sermões emotivo, sem verdades somente pesuasivos, para atrair mais pessoas, eu leio a palavra é totalmente diferente...uns querendo ser mais santo do que outros, outros se desesperam por ver tanta porcaria que se retiram e voltam para sua vida normal ou anormal..., não sei onde vamos parar...Mas os evangélicos que se cuidem..." Cristo está Voltando"
e a surpresa vai ser grande...
"Não sei o que foi pior ver oque vi no mundo ou nas igreja evangélicas"

Noelia Alves

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Lidia Fernandes Da Silva disse...

Querida Rafânia Deus te abençoe
Foi muito bom lhe conhecer, e passarmos aqueles momentos juntas. Creio que Deus nos porporcionou isso.
Sigo a orar por si e por sua familia.
Ame Jesus. Siga Jesus. Obedeça Jesus minha querida.
Um abraço

Lidia Fernandes Da Silva disse...

Minha querida filha Silene Deus te abençoe
Saudades é que não faltam em nosso coração. Sabe, nossa passagem em Teresina marcou nossa vida. Aprendemos a amar esse povo tão querido.
Espero algum dia voltar a reve-lo, em Nome do Senhor Jesus.
O Senhor é a nossa bandeira!
Um cheiro com azeite.

Lidia Fernandes Da Silva disse...

Prezada Noelia Deus a abençoe
Na verdade as distorções na mensagem do evangelho são muito grandes, mas tudo isso é para que se cumpram as escrituras.
Como você escreveu o Dia do Senhor se aproxima celeremente e ai dos que ficarem neste mundo. Por isso, temos que cuidar bem da nossa salvação para não sermos envergonhados na vinda de Jesus.
Um abraço com oração