segunda-feira, maio 11, 2009

MENTIRA: O CARRO CHEFE DESTE MUNDO

"... MENTIRA ALGUMA JAMAIS PROCEDE DA VERDADE." ( 1 João 2.21).

O mundo jaz no malígno, afirma a Palavra de Deus.
Partindo da premissa de que o príncipe deste mundo é o pai da mentira, o gen maldito da paternidade está disseminado por todos os homens nascidos do pecado.
Vemos isto naturalmente em uma criança quando começa a ter percepção do bem e do mal, ao cometer alguma coisa errada ela tenta escapar através da mentira. Creio que nenhum pai ou mãe ensina o seu filho a mentir, a não ser pelo exemplo. Mas como está escrito:
"... É MAU O DESIGNIO ÍNTIMO DO HOMEM DESDE A SUA MENINICE... (Gênesis 8.21).
O homem natural recorre á mentira por motivos fúteis, para escapar de situações difíceis, e até a brincadeira é montada na mentira.
E por que não falar do mundo dos negócios? É lamentável observar que o mundo econômico-financeiro é movido pela mentira em sua maioria, (claro que toda regra tem excessões), e há até mesmo quem diga que o fim justifica os meios. Ou seja, para se chegar a um fim desejado pode-se usar até mesmo meios escusos, criar situações mentirosas, manipular documentos e falsifica-los, contanto que se alcance a meta estabelecida.
Mas como o texto em foco afirma que nenhuma mentira procede da verdade, quer dizer que jamais Deus terá andará junto com a mentira sob qualquer aspecto. Deus é a verdade, ponto final.
Ele tem prazer que os seus filhos andem na verdade ( 3 João 4).
Não há diferentes tipos de mentira, ou mentira mais grave, assim, não há mentira que seja justificada por Deus. Deus não precisa de usar de artifício mentiroso para glorificar o Seu Nome. Todo e qualquer procedimento baseado na mentira e apresentado como bênção de Deus é manipulado pelo espírito de engano na mente da pessoa. Por exemplo: Deus jamais irá aprovar que alguém use de meios mentirosos para adquirir o direito de aposentadoria, absolutamente! Tão pouco Deus irá facilitar atos de engano para burlar as leis do país com a finalidade de ser glorificado. Em Deus não há dois pesos nem duas medidas. O "sim" de Deus é "sim"; o "não" de Deus é "não", e o Senhor falou que assim também deve ser o nosso falar, porque o que passa disso é de procedência malígna. Está justificado o porquê de toda mentira proceder do diabo.
Como cidadãos do reino da luz não devemos nem mesmo sequer amar a mentira quanto mais ser movido por ela. A verdade deve ser o principal lema do nascido de Deus, ainda que isto lhe custe danos materiais.
Tive a alegria estes dias de ouvir de uma jovem filha de Deus um posicionamento admirável. Quando no seu trabalho ela foi colocada para trabalhar em um local onde a mentira seria o fundamento principal, ela se mostrou incisiva na seguinte posição:
-- Ainda que seja para perder o meu emprego não vou entrar no sistema da mentira de modo consciente.
Atitude admirável! Ao ouvi-la falar assim lembrei-me imediatamente dos tres jovens da Babilônia que preferiram ser jogados na fornalha ardente a dobrar-se diante da estátua do rei Nabucodonozor. Louvei a Deus pela vida daquela moça e sei que o Deus a quem ela está disposta a ser fiel honrará a sua atitude de lealdade à bandeira do Seu reino - a verdade.
Infelizmente não acontece assim com a maioria dos cristãos, e até mesmo pessoas de liderança evangélica se dispoem, muitas vezes, a aceitar a mentira para serem favorecidos com algum tipo de coisa material. Imagino como sofre o coração de Deus quando o adversário acusa com propriedade e legalidade os que se dizem cidadãos do reino de Deus e andam na prática da mentira. Com os lábios professam uma coisa e na realidade vivem como cidadãos do reino das trevas que são capazes de mentir à primeira oportunidade favorável para proveito proóprio.
Não há mentira santa; não há mentira branca. Mentir para prejudicar alguem como agiram os homens que acusaram Nabote para obedecer a Jezabel e os que testemunharam contra Estevão levando-os à morte por apedrejamento, é a mesma mentira de alguém que se propõe a assinar um contrato fictício para sua conveniência. Para Deus é tudo igual.
Mentiras e mentiras. Mentiras sérias; mentiras engraçadas; mentiras sarcásticas; mentiras de auto-piedade; mentiras espirituais; mentiras emocionais, enfim "nenhuma mentira procede da verdade".
Quando o Senhor do reino da luz que se identificou como "a Verdade" retornar para levar os súditos do reino, somente atrairá a Si os que não vivem na prática da mentira, mas que a despeito de qualquer preço procuram andar e viver na verdade.
Viver na Verdade - Cristo;
Viver na Verdade - o Espírito da Verdade
Viver na Verdade - a Palavra de Deus.
Assim, só subirão a encontrar o Senhor nos ares todos quantos amam a Verdade, andam na verdade, praticam a verdade enquanto que odeiam a mentira em todas as suas facetas (até mesmo naquela que parece inofensiva como assistir a novelas enredadas na mentira).
Ajuda-nos ó Deus a viver na verdade até que venha a Verdade!

2 comentários:

Unknown disse...

obrigada irmã pelas palavras, agradeço ao Nossso Deus e Pai por lhe conhecer e pelo Santo espírito que habita em nós,louvado seja Deus!

Notícias Populares. disse...

Ótimo artigo. Parabéns. Deus é fiel !