quinta-feira, maio 07, 2009

CONCEITOS DO REINO DA LUZ E CONCEITOS DO REINO DAS TREVAS – ANTAGONISMO


Há tempos atrás tomei conhecimento de uma matéria escrita onde estavam relacionados os conceitos dos reinos que existem no mundo: reino das trevas e reino da luz. O antagonismo é presente entre eles, e resolvi transcrevê-los para meditação neste dia.
REINO DAS TREVAS – MUNDO REINO DA LUZ – IGREJA
"
Salve sua vida Perca sua vida – Mc. 8.35
Ganhar, receber e guardar Dê e lhe será dado – Lc.6.38
Guarde ressentimentos Perdoe como Deus – Ef.4.32; Cl.313
Não se deixe pisar Humilhe-se, peça perdão – 1 Pe. 5.6
Seja sempre o primeiro O último será o primeiro-Mc.10.31
Lidere Sirva – Jô 13.12-17
Mantenha as aparências Confesse as faltas -Tg 5.18
Critique, fofoque, fale mal Linguagem sã – Ef.4.25 -Tg.4.11
Minta. A verdade piora as coisas Fale a verdade - Ef.4.15;Zc.8.16;Cl.3.9
Odeie seu inimigo Ame seu inimigo – Mt.5.44;Pv.16.7
Desforre-se, ajuste contas Não pague mal por mal – Rm 12.17
Gaste tempo com o belo, o rico Convide os pobres... Lc.14.13
Desista das pessoas que lhe decepcionarem Ame. 1 Co.13.7
Poupe, junte dinheiro Ajuntai tesouros no céu – Mt.6.20"
(transcrito)

Quando observamos o princípio que rege os dois reinos eles têm a ver com aquilo que o senhor de cada reino manifesta.
Os conceitos do reino das trevas estão baseados no orgulho característica primeira que se manifestou no senhor do reino – satanás. O coração dele se encheu de soberba e daí levou-a à insubmissão, à desobediência e por fim à rebelião, por cuja causa perdeu a condição de querubim ungido e foi expulso dos lugares celestiais.
Devemos vigiar constantemente para que o nosso coração não se carregue de orgulho em suas diferentes manifestações (quarenta e uma até agora tenho catalogado).
Todo principio de desobediência e insubmissão é conseqüência do orgulho, sendo, portanto, um princípio diabólico. Infelizmente há muitos cristãos descuidados quanto a essa verdade e vivem uma vida de completa insubmissão a tudo e a todos. Aliás, é o mais estamos vendo nos últimos dias.
Insubmissão a Deus e a sua Palavra; insubmissão ás lideranças seculares e eclesiásticas (cada qual que queira ter o seu próprio ministério por não se submeter à liderança no lugar onde o Espírito Santo o colocou); insubmissão das esposas aos maridos (feminismo); filhos não querem se submeter aos pais, e em geral obedecer á Palavra quando diz:
“SUJEITANDO-VOS UNS AOS OUTROS NO TEMOR DO SENHOR.” (Efésios 5.21).
O princípio do reino da luz é pautado totalmente na humildade, uma das características do Senhor Jesus. Ele, e só Ele tem autoridade para dizer:

“... APRENDEI DE MIM QUE SOU MANSO E HUMILDE DE CORAÇÃO...”(Mateus 11.29).

Ele humilhou-se tomando a forma de servo como escreveu Paulo aos Filipenses. Ele deixou um grande exemplo de humildade quando, tomando a toalha, cingiu-se, abaixou-se e lavou os pés dos discípulos ( João 13).
Todo cidadão do reino da luz precisa fazer o que manda a Palavra:

“...REVESTI-VOS... DE HUMILDADE...” ( Colossenses 3.12).

Somente os humildes recebem graça especial de Deus; somente para os humildes Deus atenta, porque como está escrito:

“... OS SOBERBOS, ELE OS CONHECE DE LONGE.” ( Salmo 138.6).

O primeiro artigo da Magna Constituição do Reino de Deus passa pela humildade ( Mateus 5.3). O reino dos céus é dos humildes e nunca dos soberbos, arrogantes...
É muito séria a escritura que diz:

“ABOMINÁVEL É AO SENHOR TODO ARROGANTE DE CORAÇÃO... “ ( Provérbios 16.5).

Veja bem que sempre afirmamos que “Deus ama o pecador, embora que aborreça, abomine o pecado”. No caso do orgulhoso a escritura afirma que Deus abomina não o pecado, mas a pessoa que é orgulhosa! Os demais pecadores não são tidos como abomináveis ao Senhor, porém o soberbo, sim.
Que Deus tenha de nós misericórdia meus amados!
Busquemos a face do Senhor com sinceridade, sem hipocrisia, abertos para que o Espírito Santo, o Amigo, nos mostre as áreas da nossa vida onde precisamos ser libertos do orgulho seja ele em que aspecto for (familiar, social, cultural, intelectual, econômico-financeiro, e espiritual). Todo e qualquer aspecto do orgulho vem da mesma raiz: satanás.
A humildade deve ser nossa busca constante. Tudo no reino de Deus passa pela humildade de coração. Santidade sem humildade é farisaísmo; serviço sem humildade é autopromoção; adoração sem humildade é hipocrisia; louvor sem humildade é culto ao ego. Tudo o que fazemos que não glorifica a Deus traz para nós a glória e isso é idolatria, na verdade, egolatria (adoração para si mesmo – manifestação de orgulho).
Nossa oração neste dia: Senhor, eu quero aprender ser humilde contigo. Ajuda-me a esvaziar-me de toda espécie de orgulho, de tudo quanto atraia para mim os louvores dos homens. Quero viver para o Teu louvor e para a Tua glória hoje. Amém.

Nenhum comentário: