quarta-feira, março 04, 2009

O QUE LEMBRAR NESTE DIA?


“O QUE ME PODE DAR ESPERANÇA.” ( Lamentações 3.21).
O povo de Israel foi levado ao cativeiro. O profeta só vê tristeza, lamento, dor, pranto e desesperança. Então ele escreve as Lamentações.
No primeiro versículo do capítulo três, ele assim se expressa:
“EU SOU O HOMEM QUE VIU A AFLIÇÃO TRAZIDA PELA VARA DA SUA IRA.” ( Lamentações 3.1.).
Imaginem a dor do coração do profeta ao ver o povo de Deus sendo levado para a Babilônia como cativo, deixando para trás tudo o que de bom havia na terra que mana leite e mel!
No versículo dezenove do mesmo capítulo ele se expressa:
“LEMBRO-ME DA MINHA AFLIÇÃO E DO MEU DELÍRIO, DA MINHA AMARGURA E DO MEU PESAR.”
E como resultado dessas lembranças ele escreve:
“... A MINHA ALMA DESFALECE DENTRO DE MIM.” (Lamentações 3.20).
Creio com certeza que há alguém dentre os nossos leitores que estão vivendo hoje a mesma situação do profeta Jeremias. Está vivendo um momento de aflição, pode até mesmo nem ter conseguido dormir esta noite que passou por causa dos sentimentos ruins que lhe tem assomado: aflição, delírio, amargura e pesar.
Todavia, o melhor a fazer é tomar a mesma atitude que o profeta tomou. Ele decidiu não mais ficar lembrando-se daquelas coisas que lhe faziam sofrer, lhe traziam dor e pesar, mas trazer a sua memória coisas que mudasse o quadro do estado da sua alma.
Jeremias agora quer lembrar-se “daquilo que pode lhe dar esperança.” Aleluia!
É bom lembrar de que Jeremias não teve o mesmo privilégio que nós neste tempo da graça manifestada aos homens. Nós somos mais bem-aventurados, sim, e como!
Jeremias sofria só. Ele não tinha Jesus como seu Sumo Sacerdote para interceder por ele; ele não tinha o Amigo Espírito Santo para ajudar nas suas fraquezas; ele não tinha a palavra de Deus como a temos hoje; ele não tinha uma Igreja que intercedesse por ele; ele nem mesmo tinha uma família, visto que o Senhor Deus o tinha impedido de casar-se e constituir família!
Mesmo assim ele decide mudar as suas lembranças!
Em nome do Senhor Jesus deixemos para trás tudo o que nos tem trazido dor e sofrimento.
Esqueçamos as mágoas; as amarguras;as aflições; os pesares;as calúnia; as humilhações;os desprezos; as ingratidões;os abusos; as infidelidades; as palavras que nos feriram;
Esqueçamos tudo quanto tem nos afetado emocionalmente.
Esqueçamos... Esqueçamos... Esqueçamos meus amados! Em nome do Senhor Jesus.
Tragamos à memória, lembremo-nos sim, de tudo o que nos pode dar esperança.
A esperança é uma virtude principal para a nossa vida. Ela não traz confusão (Romanos 5.5.); ela é âncora da nossa alma, segura e firme (Hebreus 6.19). O Senhor é a nossa esperança (Jeremias 17.7).
Vamos recordar os feitos do Senhor nas nossas vidas.
Olhe para trás, para a sua história e veja quantas vezes Deus tem demonstrado o Seu amor para consigo; sua bondade e misericórdia lhe têm seguido todos os dias da sua vida até hoje. Lembre-se de tudo quanto está escrito no livro santo, de todas as intervenções do Deus Todo Poderoso em favor dos seus escolhidos. Lembre-se da Sua fidelidade apesar de todas as nossas imperfeições.
Tragamos à memória a razão da nossa alegria maior: a esperança viva de que a qualquer momento seremos arrebatados a encontrar o Senhor nos ares, juntamente com todos os santos que já dormem no Senhor. O dia da colação de grau! Maravilha! Maranata!
Lembre-se de que temos um Deus que está vivo e bem vivo, vivo para sempre, assentado no trono e que não dá o seu lugar nem a sua glória a ninguém, que não conhece outro deus, que ninguém pode questioná-lO, mas que faz tudo quanto lhe apraz.
Ele, o nosso Deus é suficientemente capaz de hoje, ainda hoje, mudar o quadro da sua vida, transformando situações de lamento em ode de alegria!
Pegue um papel e uma caneta e comece a escrever tudo quanto lhe pode dar esperança, a começar pelas coisas espirituais, é claro. Deixe que estas coisas permeiem sua mente neste dia e viva o amanhã com alegria e gozo na presença do Senhor!
E na esperança de que um dia seremos semelhantes a Jesus vamos fazer o que está escrito:
“ TODO AQUELE QUE NELE TEM ESTA ESPERANÇA PURIFICAR-SE A SI MESMO, ASSIM COMO ELE É PURO.” ( 1 João 3.3).


2 comentários:

Anônimo disse...

Que Deus te abençoe grandemente em nome de Jesus
Um abração

Lidia Fernandes Da Silva disse...

Querida Camila
Oro para que a graça do Senhor Jesus Cristo seja abundante sobre a sua vida.
Deus te abençoe
Em tudo Deus seja louvado!
um abraço da conserva
lidia