sexta-feira, fevereiro 06, 2009

NOTICIA FALSA: ARMA DE DESTRUIÇÃO

“NÃO ESPALHARÁS NOTÍCIAS FALSAS... ( Êxodo 23.1)
“Se havia um mundo feliz, esse era o de Michelle Morton, de Stanford, Inglaterra. Bonita e saudável com três anos de casada, com um filhinho de dois anos e um marido exemplar, que mais necessitava pedir? Os seus céus eram azuis, suas auroras douradas, seus entardeceres serenos e suas noites resplandecentes.
Um dia, porém, chegou um rumor aos seus ouvidos. Uma suposta amiga sussurrou-lhe algo ao ouvido. O seu marido – disse-lhe a amiga – enganava-a com outra. Para Michelle foi como se o mundo viesse abaixo. Foi um golpe cruel para a sua alma de mulher enamorada, e seu coração não resistiu. Morreu de um ataque cardíaco. E era só um boato. Nada tinha de verdade.” (Transcrito da revista Novas de Alegria, PT – Hermano Pablo).
A ciência comprova que uma emoção muito forte é capaz de provocar um ataque cardíaco fulminante. Agora vejam: tudo por causa de uma notícia falsa!
Aquele que espalha notícia falsa é o mexeriqueiro. E como está escrito, Deus não aceitava os tais no meio do seu povo.
“NÃO ANDARÁS COMO MEXERIQUEIRO ENTRE O TEU POVO... “ ( Levítico 19.16).
Nos nossos dias espalhar noticia falsa é denominado também de fofoca.
Seja lá como for, fofoca, mexerico, desde que haja a propagação de uma noticia que não seja verdade é extremamente perigoso.
Daí o cuidado que devemos ter com a “dona língua”.
Até mesmo noticias verdadeira, mas que não sejam para edificação devemos evitar propagar.
Quando Saul e seus filhos foram mortos pelos filisteus Davi fez um lamento e nas palavras que ele expressou está escrito:
“NÃO O NOTICIEIS EM GATO, NEM O PUBLIQUEIS NAS RUAS DE ASQUELOM, PARA QUE NÃO SE ALEGREM AS FILHAS DOS FILISTEUS, NEM SALTEM DE CONTENTAMENTO AS FILHAS DOS INCIRCUNCISOS.” ( 2 Samuel 1.20).
O reino das trevas não precisa tomar conhecimento das coisas negativas que ocorrem no meio da família de Deus. Deus irá cobrar caro daqueles que estão a promover escândalos públicos usando o nome da igreja local, dando assim ocasião aos ímpios de escarnecerem do povo de Deus.
Toda notícia falsa é mentira. E como a mentira é filha do diabo, cuja missão neste mundo, segundo Jesus, “é matar, roubar e destruir,” tudo quanto vem dele é de igual modo destruidor.
Há uma tendência natural no ser humano de ouvir e dizer novidades sejam elas quais forem. É necessário termos o controle do Espírito Santo, afim de que o fruto do Espírito (domínio próprio, autocontrole), se manifeste em nossa vida e possamos controlar o impulso de abrir a boca precipitadamente.
Imagine como deve ter ficado a consciência daquela “amiga” de Michelle... Foi a sua mensagem a causa mortis de uma mãe em pleno fulgor da vida.
Deus tenha misericórdia de nós!
Às vezes, a morte não acontece fisicamente no momento, porém, a partir de uma noticia falsa, de uma calunia, se instala um processo de morte na vida de uma pessoa.
Quantos têm usado a sua língua para provocar a morte espiritual do seu irmão, a morte moral, a morte do relacionamento conjugal, enfim.
Um boato pode acabar para sempre com uma amizade, pode estragar definitivamente um relacionamento familiar ou fraternal.
Precisamos ter muito cuidado, meus amados, pois como está escrito:
“DIGO-VOS QUE DE TODA PALAVRA FRÍVOLA QUE PROFERIREM OS HOMENS , DELA DARÃO CONTA NO DIA DO JUÍZO.” ( Mateus 12.36).
Em Nome de Jesus oremos como orou o salmista:
“PÕE GUARDA, SENHOR, Á MINHA BOCA; VIGIA A PORTA DOS MEUS LÁBIOS.” ( Salmo 141.3). E ainda:
“AS PALAVRAS DOS MEUS LÁBIOS E O MEDITAR DO MEU CORAÇÃO SEJAM AGRADÁVEIS NA TUA PRESENÇA, SENHOR, ROCHA MINHA E REDENTOR MEU!” ( Salmo 19.14).

Nenhum comentário: